Pesquisar

Lição aprendida

 Depois de quase 3 anos com a bolsa andando de lado e com todos falando que a bolsa estava barata demais, o Ibovespa finalmente voltou às máximas históricas.

Hoje, é difícil encontrar notícias ou projeções pessimistas de analistas e influencers na internet. Para 2024 a expectativa de alta é quase que unânime, é ou não é?

Bom, nesses momentos, vale a pena consultarmos um passado recente para fixar na memória uma lição importantíssima.

Pouco mais de 1 ano atrás, ocorriam as eleições presidenciais no Brasil. Um período que foi muito turbulento, várias pessoas inflamadas discutindo nas redes sociais e, no mercado financeiro, um grande temor sobre a bolsa de valores.

Era comum encontrar na internet questionamentos como: “o Brasil vai virar uma Venezuela?”, “O Brasil vai se tornar a Argentina?” ou recomendações de compra de dólar, compra de renda fixa e fuga da bolsa. Difícil era achar uma visão racional sobre o assunto.

Puxando um pouco a sardinha para o nosso lado, é inevitável não citar o CEO da Dica de Hoje Research, Daniel Nigri.

Na época, em meio ao tumulto, foi um dos poucos profissionais do mercado a defender que a bolsa brasileira estava muito barata, que o Brasil era atraente aos olhos do investidor estrangeiro e que os juros do país tinham uma probabilidade muito maior de cair do que de subir.

Inclusive, deixo aqui o link do vídeo para quem quiser atestar minhas palavras: https://www.youtube.com/watch?v=OW1T-0FDiKk

Quem ouviu os conselhos do Daniel surfou as duas pernadas de alta do ano. A primeira, de março a junho/julho:

E a segunda, de outubro a dezembro:

Essa é a prova de que ao invés de se preocupar com notícias que, na maioria das vezes, são apenas ruídos, você deve focar nos fatos.

A bolsa brasileira estava muito barata, as ações com um dividend yield elevado, os juros estavam altos e a inflação estava caindo.

Em um cenário como esse, era possível se tornar sócio de belos negócios a preços irrisórios, mas muitos foram seduzidos pela mídia e levados pelas emoções a tomarem decisões irracionais.

Atualmente, ainda temos empresas descontadas, porém não nos patamares de 2022 ou do início do ano. Enquanto isso, quem se posicionou em bolsa, certamente já deve estar com um retorno muito interessante na carteira.

Que a lição seja aprendida: devemos investir com a razão, não com a emoção.

Grande abraço,

João Pedro Mello

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é unnamed-22.jpg

Veja as possibilidades de planos

Você pode ter acesso a todas as carteiras de ações e todas as análises, vídeos e etc, Tudo isso  nos Planos Combo ou Ações

Pagina com os planos de assinatura

Pesquisar

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL