Pesquisar

A cotação segue o lucro no curto prazo?

Se você investe na bolsa, com certeza, já ouviu falar da relação cotação x lucro. E não tem nada de errado com isso, uma empresa que lucra cada vez mais, realmente, deve ser cada vez mais valiosa.

 

Agora, o ponto é: sempre te falaram que a cotação segue o lucro no longo prazo, mas o curto prazo é imprevisível.

 

Se curto prazo para você é semana que vem, concordo, é imprevisível. Mas, se esticarmos um pouco mais o prazo para 12 ou 24 meses, será que continua sendo imprevisível?

Segundo uma matéria do site InfoMoney, essas foram as 8 small caps que mais subiram em 2023 (até o dia 07/12).

 

Para explicar essas grandes valorizações, poderíamos falar sobre vários fatores, mas o principal deles foi o lucro/redução de prejuízo. Dê uma olhada no canto direito dos gráficos abaixo, eles mostram a evolução do lucro líquido dessas empresas em 2023:

 

CEAB3: desde o 2T22 o lucro líquido vinha caindo e no 4T22 a empresa chega a dar prejuízo. A partir do 1T23 o lucro líquido não só volta a aparecer, como volta a subir.

 

 

PLPL3: Perceba que o lucro líquido vinha caindo desde 2021, mas do final de 2022 até agora, não só voltou a subir como bateu recorde.

VLID3: 2021 foi um ano de prejuízo, mas que chegou a melhorar. No entanto, a melhora durou pouco e no final de 2022 o lucro voltou a cair. Porém, do 4T22 até agora, o lucro volta a subir e alcança o maior patamar em 10 anos.

 

TEND3: Desde o final de 2021 o lucro vinha em trajetória descendente e até a metade de 2022, a situação só piorou. De lá para cá, note que o prejuízo começa a diminuir bastante.

POMO4: Do início de 2022 até o 3º trimestre, lucro em queda. Do 4T22 até o 3T23, lucro em ascensão e atingindo recorde histórico.

 

ECOR3: Do 4T21 até a metade de 2022, lucro líquido em decadência. Da metade de 2022 até o 3T23, o lucro em ascensão.

 

IRBR3: Desde a metade de 2019, o lucro líquido começa a cair e o prejuízo só se amargura. A partir de 2021, a situação começa a melhorar e o prejuízo aos poucos se reduz. No 3T23, a empresa volta a dar lucro.

 

YDUQ3: Desde o início de 2022, lucro líquido em queda e prejuízo se acumulando até o 4T22. A partir de 2023, o lucro líquido retorna.

 

Captou a lógica? Empresas que, normalmente, estão em uma situação delicada ou que passaram por um período de queda de lucro, quando a coisa melhora, tendem a subir bastante.

 

O mesmo acontece com outras, mas as altas mais expressivas costumam vir junto de surpresas positivas. Ou seja, quando a melhora é pouco esperada.

 

Só para fechar com chave de ouro, veja outro exemplo mais conservador.

 

PSSA3: Repare que o lucro da empresa vinha caindo desde o final de 2021, mas do meio de 2022 para cá, o negócio melhorou muito e no 3T23, bateu recorde.

 

Por se tratar de uma empresa que não estava em maus lençóis, somente passou por um período conturbado, a ação subiu, mas não tanto quanto as outras:

Resumo da história: quando você consegue antecipar em cerca de 12 ou 24 meses o aumento do lucro de uma empresa, na maioria das vezes, você consegue surfar uma boa alta.

Grande abraço,

João Pedro Mello

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é unnamed-22.jpg

Veja as possibilidades de planos

Você pode ter acesso a todas as carteiras de ações e todas as análises, vídeos e etc, Tudo isso  nos Planos Combo ou Ações

Pagina com os planos de assinatura

Pesquisar

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL