CARTEIRA Z: O FUNDO ADAM MACRO STRATEGY VAI FECHAR. E AGORA???
Muitas pessoas têm procurado a Carteira Z para saber detalhes do Fundo Adam Macro Strategy e para saber se vale a pena aportar nele.
Esse fundo é classificado como Multimercado Macro, que busca altos retornos no longo prazo. Ele investe nos mercados de juros externos, câmbio e bolsa global, com base em análise macroeconômica e fundamentalista. As estratégias com posições estruturais prevalecem perante às posições táticas.
Ele não opera o mercado de juros brasileiros.
Apesar da empolgante rentabilidade do Fundo de 204,7% do CDI nos últimos 6 meses, não devemos achar que somente a rentabilidade passada seria um fator preponderante para alocação em um produto. Primeiramente vamos entender o foco principal do fundo:
Selecionar algumas ações específicas globais para compor o portfólio da carteira, podendo assim descorrelacionar a carteira.
Verificamos que pela possibilidade de descorrelacionar a carteira, ele pode funcionar também como proteção, porém quero atentar para um detalhe importante:
A aplicação inicial mínima nele é de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), então se o total do seu capital investido não estiver bem acima disso, talvez não seja o melhor fundo para compor o seu portfólio.
Um cliente Carteira Z fez a seguinte pergunta:
“Tenho em torno de R$ 120.000,00 investidos e meu perfil é conservador/moderado. Devo aplicar no Adam Macro Strategy?”
Percebam que a aplicação inicial mínima do Adam já representa quase 50% do Capital de nosso amigo. Uma exposição tão alta em uma gestão apenas pode ser bem arriscada.
Então o mais prudente seria mitigar entre produtos com aportes iniciais mais baixos e com gestões competentes e, claro, analisando a alocação da carteira, assim como a correta análise de indicadores.
Mas vamos continuar a nossa análise do Fundo da Adam:
Quando pensamos numa equipe de futebol, por exemplo, além dos craques que compõem o time, todos querem saber quem é o técnico, quem está de frente orientando a equipe para o alcance dos resultados.
No fundo precisamos saber quem é o gestor, ou seja, quem é o “cara” que é o técnico do time e se ele é competente para gerir de forma satisfatória.
Neste caso, estamos falando de Márcio Appel: sócio responsável pela Gestão e possui 20 anos de experiência no mercado financeiro, obtendo resultados em diversos cenários e mercados.
A equipe da ADAM é formada por executivos, todos com pelo menos 15 anos de experiência no mercado financeiro em cargos de destaque em grandes instituições financeiras nacionais e estrangeiras.
As decisões de investimento são tomadas por meio de um processo de análise fundamentalista do cenário macro econômico global, com foco no longo prazo. O equilíbrio do portfólio é uma das características das posições, com o objetivo de melhor navegar a volatilidade de curto prazo.
Márcio não esconde que liga pouco para o que o resto do mercado pensa.— O consenso não serve para nada — sustenta.
“Nossa preocupação é ter o portfólio equilibrado para sobreviver a movimentos de curto prazo. A gente só atua em mercados muito líquidos e tudo deriva de uma leitura de longo prazo do cenário macroeconômico global.” Márcio Appel.
RETORNO VS RISCO
Para efeito comparativo, pelo histórico curto do ADAM MACRO STRATEGY, usamos o ADAM XP MACRO, de mesma gestão e conseguimos verificar que para um risco de 8,69% ele entrega uma rentabilidade de 169,20% do CDI.
Para encerrar a análise vamos compará-lo a um fundo similar e verificar o índice sharpe.
ÍNDICE SHARPE
Conseguimos verificar através do gráfico acima que o Mauá Macro assumiu uma volatilidade de 10.82% para alcançar a rentabilidade de 154.47%, enquanto o Adam, como visto no segundo tópico, demonstrou menos risco e mais rentabilidade, traduzindo-se no índice sharpe de 0,88, consideravelmente maior do que seu par.
A Carteira Z tem o objetivo de ensinar o investidor a montar um portfólio inteligente e que produza resultados altamente competentes no longo prazo e com o foco de fazer você economizar o que há de mais precioso na vida: O SEU TEMPO.
Sem a necessidade de abrir o home broker uma única vez a nossa Carteira mais agressiva, já no primeiro mês de 2018, obteve um resultado de 13,17%, uma rentabilidade 18% superior ao índice Ibovespa, que venceu praticamente todas as Carteiras Recomendadas.
Se você quer conhecer todas as Carteiras Z atualizadas e receber os Relatórios Quinzenais, com entrevistas com gestores, análises de indicadores e novidades acesse o link:
[feature_box style=”1″ only_advanced=”There%20are%20no%20title%20options%20for%20the%20choosen%20style” alignment=”center”]
LINK DO PLANO ANUAL CARTEIRA Z (equivalente a 14,99 mensal)
Se você ainda não é membro GOLD, acesse o link: e receba todo o material Dica de Hoje, além do Relatório Carteira Z.
[/feature_box]
Abraços e bons investimentos,
Rafael Zattar