Série Grandes Investidores: A fórmula mágica de Greenblatt

0
192
A fórmula mágica de Greenblatt

Série Grandes Investidores: A fórmula mágica de Greenblatt

Por: Marcelo Rabinovici

 

Sobre o autor

Joel Greenblatt é graduado pela Escola de Negócios da Universidade da Pensilvânia. Referência no mundo dos negócios, Joel é autor de diversas obras voltadas ao sucesso nos investimentos e com foco no mercado de ações. Ele é professor na Columbia Business School, escritor e investidor americano. Além disso, é ex presidente da ATK e fundador da Gotham Funds.

 

A obra

Joel é bem didático e apresenta as informações de forma simples e divertida.

Ele exemplifica usando uma suposta empresa de vendas de balas(doce).

Ele fala bastante sobre escolher empresas lucrativas e com um preço baixo(barganha). E são simplesmente nesses dois princípios que ele baseia a sua “Fórmula mágica”

The Little Book That Still Beats The Market” (2010), do autor Joel Greenblatt, é um guia norteador da vitória e do sucesso.  Originalmente lançado em 2006, Joel fornece uma versão atualizada do livro com uma nova introdução e técnicas financeiras para vencer o mercado e ampliar suas habilidades de negócio. A obra é considerada um dos maiores bestsellers do New York Times, além de ser aclamado pelo The Wall Street Journal e Financial Times, como “o melhor livro sobre o assunto em anos.”

 

Como Surgiu a formula?

Joel Greenblatt é um reconhecido gestor de investimentos.

Ele esteve à frente da Gothan Partners, um hedge fund que obteve desempenho anualizado sem precedentes na indústria: 50% ao ano ao longo de 10 anos consecutivos.

Tudo isso foi resultado de estudos que o gestor realizou em 2002, período em que ele tentava encontrar maneiras de quantificar a estratégia de investimentos de Warren Buffett.

Estratégia de investimentos de Warren Buffett?

Muitos nem imaginam, mas o megainvestidor compartilha todos os anos detalhes sobre o seu método para investir.

Esses ensinamentos são passados através de cartas que ele envia para os acionistas de sua empresa, a Berkshire Hathaway.

Greenblatt sempre soube que essa estratégia era baseada no assertivo julgamento qualitativo de Warren Buffett.

Ou seja, em uma precisa análise fundamentalista da empresa cuja ação vai ser comprada.

Porém, mesmo assim Greenblatt queria entender o que aconteceria se ele desenvolvesse um modelo automatizado (ou quantitativo) para descobrir quais ações de “empresas maravilhosas” estão sendo negociadas a um “preço justo”.

Foi com base nisso que ele deu início aos estudos para desenvolver a Magic Formula.

E sua descoberta foi tão impressionante que ele decidiu divulgá-la ao mundo, em seu livro.

Fórmula mágica de Greenblatt

A fórmula mágica de Greenblatt é uma maneira simples de identificar empresas de alto valor que estão sendo vendidas a um preço baixo no mercado. Com a fórmula mágica cria-se uma ranking das empresas com alto valor (medido através do retorno sobre o capital) e baixo preço (medido através da relação lucro/valor de mercado).

Empresas boas (retorno sobre o capital)

Primeiro o autor indica que se classifique as empresas boas. Nesse caso o critério é o retorno sobre o capital. Ou seja quanto um investimento retorna sobre o valor investido.

Uma forma ainda mais simples de montar o ranking é utilizar dois índices muito conhecidos no mercado: ROE e P/L.

ROE (do inglês Return over Equity, ou retorno sobre o patrimônio líquido) é obtido através da divisão do lucro líquido da empresa pelo seu patrimônio líquido. Representa quanto a empresa consegue gerar de lucro em relação ao capital investido pelos acionistas.

 

Já o índice P/L é calculado pela divisão do preço de determinada ação pelo lucro líquido (por ação) e representa – grosseiramente falando – o número de anos que o acionista levará para receber de volta o capital que investiu na ação, caso a empresa distribua 100% dos seus lucros em dividendos.

Resumindo: o ROE verifica a saúde financeira da empresa e o P/L indica se o preço está alto ou baixo.

 

Montagem do ranking

Para montar o ranking, você precisa escolher algumas ações, calcular o ROE e P/L de cada uma delas, fazer um ranking para cada índice (ROE é decrescente e P/L é crescente), somar a posição de cada empresa em ambos os ranking e ordernar esse resultado do menor para o maior. Parece complicado, não é? Então vamos simplificar.

Escolher as ações. Para o meu exemplo, escolhi nada menos que as 10 ações de maior participação na carteira do fundo de investimento Tempo Capital FIA. Esse fundo apresentou o melhor desempenho nos últimos 10 anos.

Calcular ROE e P/L. Uma opção é consultar o balanço de cada empresa, coletar os dados e fazer as contas. A outra (minha escolha, por sinal) é acessar o site ComDinheiro.com e informar o código de cada empresa e… pronto. O site já calcula automaticamente o ROE e P/L da empresa.

Ranking para cada índice. Feito os cálculos, monte duas listas. Na primeira, ordene as empresas do maior para o menor ROE. Na segunda, ordene-as do menor para o maior P/L.

Somar as posições e montar ranking final. De posse das duas listas montadas no item anterior, some as posições das empresas em cada ranking e monte o ranking final, em ordem crescente. Ex: se a empresa A ficou em 2o num ranking e 3o no outro, ela obteve 5 pontos. Basta fazer essa simples conta para todas e obter o ranking definitivo.

 

Observações

A Fórmula mágica do Joel se baseia em dados passados.

Como o próprio autor menciona, o resultado é com base na média, portanto várias empresas terão resultado menor que o mercado, mas segundo ele na média o resultado é positivo.

Esse é somente um exemplo, nunca compre ações meramente porque viu num site. Faça suas análises e é importante estudar e contar com ajuda de profissionais sérios e com experiência.

 

Conclusão

Grandes vantagens do método da fórmula mágica de Greenblatt são a simplicidade de compreensão e aplicação, e utilização de dois indicadores muito comuns e reconhecidos pelos bons resultados (ROE e P/L).

 

Quem investe em ações sabe que o segredo do sucesso não é o tipo de análise (técnica ou fundamentalista) ou a estratégia escolhida. A grande sacada é escolher uma estratégia, seguí-la com consistência e disciplina, e avaliá-la constantemente. E nunca deixar de estudar.

Na Área de Membros tem oito carteiras Calculadas e uma delas é a Carteira de Greenblatt.

Observe a imagem abaixo.

Carteira de Greenblatt

Em 2019 a Carteira montada com os indicadores de Greenblatt 73,27%.

Você pode ter acesso as carteiras calculadas, incluindo a de Greemblatt, com um plano anual que custa menos de R$ 100,00 por ano ou R$0,28 por dia  No Dica Beginner.

Plano Dica Beginner

Quer mais carteiras? FIIs, Ações e outras áreas do site?

A semana dos Fundos Imobiliários vem aí! Do dia 14 a 20 de Janeiro. Para ficar por dentro, clique aqui!

Clique e conheça a página dos planos e possibilidades