Ações: Qual indicador rendeu mais em 2019

0
95
ações

 

Hoje tive vontade de fazer uma pesquisa com a ferramenta do GuiainvestPro para ver qual indicador teve maior rentabilidade nestes primeiros 5 meses e 1/3 de ano. A partir do filtro de pesquisa, podemos ver a valorização das ações neste ano e nos últimos 365 dias para os seguintes indicadores:

 

RPL - Rentabilidade sobre Patrimônio Líquido também chamado de ROE

P/L – Preço sobre Lucro

DY – Dividend Yield

 

Vamos utilizar as 10 primeiras ações de cada uma das pesquisas, independente se a ação tenha muita ou pouco liquidez, ou se fechou capital recentemente.

Cabe ressaltar que esses dados ocorreram no passado, não são recomendações de compra ou de venda e mesmo o melhor indicador deste ano pode não ser o mesmo de outros anos.

 

1 – Rentabilidade sobre Patrimônio Líquido

 

ações

Dados do GuiainvestPro

 

Um investidor que alocou 10% em cada uma dessas ações anteriores na abertura do primeiro dia desse ano teve um retorno expressivo médio de 40,32%, contra 12,60% do Ibovespa. Se o mesmo investidor tivesse alocado 10% em cada uma dessas ações há exatos 12 meses atrás em 12/06/2018, a rentabilidade média seria de 75,92%, contra 36,86% do Ibovespa no período.

 

Obs: 10% em cada uma das ações significa que se você tinha R$ 30000,00 você alocou R$ 3000,00 em cada uma independente de comprar no lote padrão ou no fracionário.

Obs2: Detalhe que todas as ações tiveram valorizações.

 

2 – Menor Preço sobre Lucro – P/L também conhecidas como supostamente “mais baratas”

 

ações

Dados do GuiainvestPro

 

O investidor que alocou 10% em cada ação desde o início do ano teve um rendimento médio de 21,36% contra 12,60% do Ibovespa. Nos últimos 12 meses, a rentabilidade média seria de 83,35% contra 36,86% do Ibovespa.

Obs1: Incrível que mesmo após crescimentos de mais de 100% em algumas ações estas continuem com indicador P/L baixos.

Obs2: Apenas uma ação se desvalorizou no ano.

 

3 – Dividend Yield – Maiores pagadoras de dividendos

 

ações

Dados do GuiainvestPro

 

No entanto, o investidor que alocou 10% em cada uma dessas ações olhando apenas o retorno de dividendos teve um rendimento médio de 8,72% já incluindo o reinvestimento dos proventos, contra uma alta de 12,60% do Ibovespa, enquanto nos últimos 12 meses o investidor teria ganho 27,55% contra 36,86% do Ibovespa.

 

Obs1: Cuidado ao analisar apenas a ação que mais paga dividendos. Se ela está pagando muito dividendo e o preço dela não subiu muito é porque deve ter algum problema. Redobre a atenção.

Obs2: Investir em empresas boas pagadoras de dividendos é uma estratégia vencedora, mas não podemos escolher ações de forma aleatória. Precisamos saber analisá-las.

Obs3: Qualquer indicador isoladamente não deve ser considerado como uma boa análise, caso contrário não precisava existir analistas e nem mesmo os outros indicadores.

Obs4: Qualquer indicador representa o que a empresa gerou no passado de resultados. Você precisa aprender a analisar a empresa. Parte qualitativa, estratégia, governança corporativa, impactos futuros nos resultados da companhia, barreira a novos entrantes para conseguir projetar um cenário mais facilmente.

Quer ter acesso a nossas carteiras de Ações?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente e conheça as carteiras da Área de Membros!

 

Riscos e Potenciais das empresas

Por isso, eu trago para vocês duas análises longas e completas que vocês poderão assistir gratuitamente. Uma delas de Suzano (SUZB3) e a outra de Transmissão Paulista (TRPL4). Nestes vídeos vocês conseguirão enxergar os riscos, os potenciais retornos das duas empresas.

 

  • Por que Suzano caiu tanto?
  • Já é hora de comprar Suzano?
  • Porque TRPL4 começou a pagar tantos dividendos?
  • Será que ela ainda pode subir mais?
  • Qual o preço justo de Suzano e de Transmissão Paulista?

 

Todas essas dúvidas você vai responder assistindo aos vídeos gratuitos. Clique aqui e se inscreva para recebê-los no seu email. Um na quinta dia 13/06 e outro na sexta dia 14/06.

 

ações

 

Daniel Nigri