COMO USAR AS MARGENS NA ANÁLISE DAS EMPRESAS

analise-das-empresas-capa

Como usar as Margens na análise das empresas

 

Hoje, eu resolvi fazer um artigo um pouco mais técnico. Sei que muitos não gostam, mas fico chateado quando vejo as pessoas olharem puramente o resultado do lucro líquido da empresa, e dizem assim: “Olha o Lucro subiu 30%, hoje a ação vai disparar!”, ou ainda “Ih, o lucro caiu 50%, a ação vai despencar!”. Aí quando o cenário esperado não ocorre, esta mesma pessoa fala que os analistas já esperavam um resultado forte / fraco.

Realmente, a previsão e estimativa dos analistas precisa ser considerada, mas não é a única coisa que importa e vamos olhar hoje nesse artigo essa questão. Veja abaixo a matéria que saiu na mídia sobre o resultado de Duratex (Dtex3), uma das ações que compõem o portfólio de Itausa. (E que é verdade, ok!)

 

analise-das-empresas-01

Link para o Artigo da Imagem

 

Conversei com alguns analistas e quase todos, dizem que não esperavam um número tão expressivo de lucro para Dtex3, neste trimestre. Mas, então porque a ação que fechou no dia 02/08/2017 (dia da divulgação de resultados) a R$ 8,15, encerrou o pregão de sexta feira 04/08/2017 em R$ 7,70, uma queda superior a 5% em dois dias?

Isso demonstra que apenas analisar o número do lucro não é suficiente.

Vamos dissecar os resultados, apenas a DRE (Demonstração de Resultados de Duratex, para entender isso, a partir de 3 indicadores. A Margem Bruta, Margem Operacional e Margem Líquida. Alguns ainda usam a margem Ebitda também, mas não falarei sobre ela neste artigo. Inclusive tem um vídeo meu falando sobre todas essas margens. Clique aqui . Foi um dos primeiros vídeos do canal.

Na foto abaixo, podemos ver a DRE da empresa deste 2T2017 retirada diretamente do site de RI da empresa.

 

analise-das-empresas-02

Retirado do site de RI da empresa 

   MARGEM BRUTA

A margem Buta é calculada dividindo-se o Lucro Bruto da Receita Líquida operacional. Ela existe para sabermos quanto sobra para a empresa depois de retirados os custos de produção, que podem incluir custo de insumos, e custos da fábrica exclusivamente ligados à produção.

 

Margem Bruta = Lucro Bruto / Receita Líquida

 

          MARGEM OPERACIONAL

No cálculo desta margem, além dos custos relacionados ao produto vendido ou ao serviço prestado, retiramos também despesas administrativas, gerais, de vendas, honorários da administração ou outras despesas/ receitas operacionais. Enfim, se a empresa se financiasse unicamente com capital próprio e não tivesse resultado financeiro, a diferença do lucro operacional e do lucro líquido seria apenas o Imposto de Renda e a CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido).

 

Margem Operacional = Lucro Operacional / Receita Líquida

 

          MARGEM LÍQUIDA

A Margem Líquida talvez seja o resultado mais intuitivo de se calcular, porque ela é calculada dividindo-se o lucro / prejuízo líquido pela receita líquida. Daqui retiram-se todos os custos e despesas, além de impostos e juros pagos de empréstimos ou variações cambiais. Ela significa exatamente, qual o percentual da Receita que sobrou como lucro aos acionistas.

 

Margem Líquida = Lucro Líquido / Receita Líquida

 

Vamos calcular agora todos esses resultados de Duratex, para os dois relacionados na foto anterior. O 2T2016 e o 2T2017, e vamos ver se os resultados melhoraram mesmo, como supõe o lucro líquido da empresa.

 

analise-das-empresas-03

Elaborada pelo autor

 

A partir da tabela acima, vemos que a empresa piorou a margem bruta que pode ser decorrente de um aumento de custos de produção ou de uma redução nos preços de venda (menos provável, porque a receita caiu). A margem operacional subiu e a margem líquida também. Então vamos recalcular essa tabela retirando o item outros resultados operacionais líquidos, em que vemos que grande parte é crédito de IPI de acordo com a foto abaixo.

 

analise-das-empresas-04Elaborado pelo autor

analise-das-empresas-05

 

Obs: O valor da Margem Líquida deveria ser abatido do impacto que a redução/aumento dos outros resultados operacionais líquidos geraria no valor de IRPJ e CSLL. Mas neste artigo não temos esse objetivo.

 

Olhando essa tabela que retira esse crédito de IPI, que é um não recorrente, e que não acontecerá pra sempre, vemos que o resultado piorou. O Lucro subiu, a matéria do Valor estava correta, mas é um lucro enganoso. Baseado em uma melhora que não é constante. Foi apenas uma melhora pontual.

Portanto, a dica que eu lhes dou pra hoje é:

Não olhe apenas o lucro líquido se aumentou ou caiu, Veja os motivos do aumento/ redução. Isso diz muito mais sobre se a empresa melhorou / piorou que o próprio numero em si.

 

Agora para terminar, como eu normalmente faço, eu tive acesso a dois cursos sobre análise de empresas que não são meus, mas que acho que vale a pena. O primeiro é Começando na Bolsa de Valores, e o outro é o novo curso GIWay do Guiainvest, que começa desde o básico de como colocar uma ordem no home broker até a inclusão de alguns itens do Fluxo de Caixa que faltava no curso antigo clique aqui.

Aproveito para lembrar a vocês que neste fim de semana as carteiras na área de membros foram modificadas. Se você ainda não viu as novas recomendações clique aqui. e acesse a área de membros gratuitamente . Em Julho a pior carteira rendeu 7%. Seja um membro Gold e tenha as informações em relatórios semanais e vídeo análises completas de uma empresa por semana. Clique aqui e vire Gold.

 

Abraços e Bons investimentos

  Daniel Nigri  analista CNPI

  Estou nos seguintes canais:

Email – [email protected]

Site: www.dicadehoje7.com

Curso de opções – www.dicadehoje7.com/cursos

Área de Membros Gold – https://areademembros.dicadehoje7.com/

Facebook – https://www.facebook.com/dicadehoje7/

Youtube – https://www.youtube.com/dicadehoje7

Instagram e twitter – @dicadehoje7

 

Qualquer outro não sou eu!!!!

 

 

 

 

 

 

  • misael da silva

    Mas um artigo para os iniciantes na bolsa de valores, a analisar uma DRE.
    sabendo que tem mas índices a ser analisado.
    Agradeço pois cada dia aprendo mais e mais.