Desde que gamificaram os investimentos, as pessoas passaram a tratá-los como uma aposta, uma corrida de cavalo ou um jogo de futebol. Cada um tem o seu ativo preferido e acha que ele será o grande vencedor no curto, médio e/ou longo prazo.
Sendo assim, o que aconteceu? Vimos uma boa quantidade de pessoas físicas engajadas nas redes sociais defendendo qual a melhor ação, qual o melhor índice, qual a melhor renda fixa, enfim, criando competições entre as classes de ativo.
O que muitos não levam em consideração é que essa competição já existe. Os agentes econômicos estão, a todo momento, comparando todos os ativos disponíveis e estipulando preços com base no risco x retorno de cada um.
O que quero dizer? De forma resumida, desculpe desiludi-los, mas o mercado não se importa com a sua opinião e nenhum ativo vai se valorizar ou desvalorizar porque você acha que ele deveria.
Investir não é um jogo de futebol em que você torce por um time ou uma corrida de cavalo em que você aposta tudo no favorito. Investir é muito mais sobre lógica e matemática do que sobre achismos.
Você não é gestor de um fundo de investimento que precisa todos os meses, semestres e anos entregar resultados e explicar porque você não comprou aquele ativo X ou Y que subiu e carregou os outros que se desvalorizaram.
Sua tarefa é muito mais simples que isso. Você tem a enorme vantagem de diversificar sua carteira e você deve usá-la a seu favor!
A diversificação não é feita porque fulano ou ciclano acreditam que é a melhor estratégia. Muito pelo contrário, é matematicamente comprovado que diversificar o portfólio dilui o risco e potencializa o retorno.
Além disso, o que você acha mais fácil, prever quais ativos serão os mais rentáveis nos próximos 20 anos ou investir um pouco em cada e, na média, conseguir um retorno acima dos menos rentáveis e abaixo do mais rentável?
Quer um exemplo? Veja a seguir uma comparação feita com os índices, CDI, Ibovespa, IPCA+6% e S&P500 em BRL em janelas longas:
Retorno acum. desde o Plano Real:
- CDI: 8.067,3%
- S&P500 EM BRL: 7.313,14%
- IPCA+6%: 4.527,54%
- IBOV: 3.405,35%
Retorno acum. no últimos 20 anos:
- IPCA+6%: 859,79%
- S&P500 EM BRL: 808,32%
- CDI: 644,12%
- IBOV: 492,41%
Retorno acum. no últimos 10 anos:
- S&P500 EM BRL: 597,01%
- IPCA+6%: 213,73%
- CDI: 142,28%
- IBOV: 134,69%
É natural que você prenda seus olhos nos índices que obtiveram o melhor resultado e ache que isso significa que nos próximos 10, 20 ou 30 anos eles serão, novamente, os vencedores.
Porém, se pensar bem verá que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Concorda? Afinal, não é porque na última semana fez Sol todos os dias que na próxima fará Sol todos os dias também, né?
Para finalizar, pense comigo. Imagine que você seguisse a estratégia de “apostar” na classe de ativos ou no ativo vencedor.
De 4 opções você precisaria acertar 1, ou seja, as probabilidades não estão a seu favor, não acha? Agora, se você diversificasse e investisse nos 4, na média, o seu desempenho ficaria abaixo dos vencedores, mas acima da maioria dos perdedores. Isso tudo com muito menos risco, dores de cabeça e teses mirabolantes de analistas.
Vale mais a pena ou não?
Grande abraço,
João Pedro Mello
Veja as possibilidades de planos
Você pode ter acesso a todas as carteiras de ações e todas as análises, vídeos e etc, Tudo isso nos Planos Combo ou Ações