Pesquisar

Analise de empresas cíclicas

Conceito

Ações cíclicas pertencem a empresas que possuem números de demanda e oferta cíclicos. Em algumas épocas do ano a demanda aumenta, mas a oferta não acompanha esse movimento, fazendo com que o produto ofertado fique mais caro, o que reflete positivamente no preço das ações. Assim, o objetivo do investidor costuma ser comprar os papéis no período de alta do preço do produto e vender quando esse valor recua.

Segundo Peter Lynch

São empresas cujo as vendas e lucros aumentam e diminuem de maneira regular ou completamente previsível. Em um setor em crescimento os negócios continuam em expansão, mas no setor cíclico, eles expandem e se contraem repetidas vezes.

As empresas cíclicas são as mais incompreendidas entre todos os tipos de ações. Ações de empresas cíclicas flutuam abruptamente, à medida que a empresa alternadamente perde bilhões em recessões e ganha bilhões em períodos de prosperidade.

O autor dá exemplos de empresas de automóveis, aéreas, de pneus, de aço e químicas. Ao sair de um período de recessão em direção a uma economia vigorosa, as empresas cíclicas florescem, e os preços de suas ações tendem a subir muito mais rápido que das empresas confiáveis.

Segundo Lynch, isso é compreensível pois as pessoas compram carros novos, fazem mais viagem aéreas, além de haver mais demanda por aço e produtos químicos.

O autor alerta que uma ação confiável (blue chip) pode perder 50% de seu valor de mercado em um período de recessão, uma ação de empresa cíclica pode perder 80%.

Por fim, Lynch alerta que para investir em ações cíclicas você deve ser capaz de detectar os primeiros sinais de que o negócio está perdendo ou ganhando ritmo.

Como Lynch acredita que os melhores analistas das ações são aquelas que trabalham no setor da empresa.

Isso significa que se o investidor trabalha em alguma profissão que está ligada a setores de aço, alumínio, empresas aéreas e automóveis, etc, você possui uma chance de detectar a melhora na empresa de modo a investir em papeis desse tipo de empresa.

Exemplos:

Empresas do setor metalúrgico, como CSN, Usiminas e Gerdau, que exportam grande parte de seus produtos para o exterior e cujo o preço das commodities metálicas influenciam a oferta e demanda

Empresas de mineração, como a Vale, que depende essencialmente do mercado externo e tem seus preços atrelados a commodity minério de ferro.

Empresas de construção civil, como Cyrela, MRV e Eztec, cujo o setor é altamente afetado pelas taxas de juros e nível de consumo das famílias

Os ciclos a que ele se refere são os ciclos de retração, acomodação e expansão da economia e como grande parte das cíclicas atuam na venda de commodities ou bens industriais.

Esses setores são intimamente ligados ao crescimento da economia e tem que ser extremamente, intensivas em capital para se manterem operando, aí está o risco delas.

É da natureza delas e quem gostar e quiser a adicionar essa categoria em sua carteira deve estar bem ciente disso. É só uma forma de se entender melhor as empresas em estudo.

Outro exemplo são os ciclos no setor automobilístico. Fatalmente, haverá 3 ou 4 anos de alta, que serão seguidos por 3 ou 4 anos de baixa. Isso sempre ocorre. Os veículos envelhecem e precisam ser substituídos. As pessoas podem adiar a reposição de veículos por 1 ou 2 anos além do esperado, mas, cedo ou tarde, voltarão às concessionárias. Lynch atenta que, quanto pior for o colapso da indústria automobilística, melhor será sua recuperação.

Se você pensa em adquirir empresas cíclicas:

Concentre-se nas condições do negócio, estoques e preços

Mantenha uma intensa vigilância sobre todos os estoques e o relacionamento entre oferta e demanda.

Esteja atento aos novos concorrentes de mercado, o que geralmente é um evento perigoso.

Antecipe uma relação P/L decrescente ao longo do tempo, à medida que os negócios se recuperam e os investidores miram na direção do fim do ciclo, quando os lucros máximos são atingidos.

Caso conheça a sua empresa cíclica, você tem uma vantagem, ao tentar identificar os ciclos.

As empresas do setor cíclico estão muito ligadas ao aquecimento da economia, tanto do Brasil como do mundo. Na maioria das vezes elas são empresas produtoras de commodities, ou seja, produtos de baixo valor agregado que servem de matéria-prima para outras empresas produzirem.

Quando há uma crise generalizada essas empresas são as primeiras que sofrem, porque como oferecem serviços não essenciais, sofrem bastante redução de seu lucro e podem chegar a ter prejuízo, pois tanto a população como o Governo começa a reduzir seus gastos, fazendo com que a demanda por produtos diminua.

Este setor possui as ações que mais oscilam na Bolsa, por se tratar de empresas que são cíclicas, quando a economia vai bem, as ações tendem a se valorizar bastante, mas quando a uma crise, os preços despencam. Esse tipo de ação não é indicado para investidores iniciantes, pois ainda não se acostumaram as oscilações da Bolsa.

Setores

Setor de Construção Civil

As empresas do setor de construção civil são uma das mais afetadas pelas crises, pois neste período a taxa de desemprego é maior, fazendo com que a procura por apartamentos diminua, ocorrendo a desaceleração do mercado imobiliário. Outro componente que prejudica o setor, é que o Governo também reduz seus gastos, deixando de investir em construção de estradas, casas populares, usinas hidrelétricas, e infraestrutura no geral, o que prejudica e muito o orçamento das empresas de construção civil.

Setor de Mineração e Siderurgia

Este setor está muito ligado a construção civil e a exportação de commodities para o setor industrial, já que seus principais produtos são o minério de ferro e o aço. Além de já estar em um setor cíclico, são empresas muito dependentes da economia mundial, pois a maioria de seus produtos tem como destino a exportação. Com isso ficam muito mais dependentes a variação do preço do dólar e do preço das commodities no mercado internacional.

Setor Petrolífero

O setor petrolífero não só é responsável pela produção de combustíveis, como também fornece grande parte da matéria-prima para diversas empresas químicas. Assim como o setor de mineração e siderurgia, este setor é dependente da boa economia mundial para que tenha aumento de demanda, além das receitas das empresas variarem em função da cotação do dólar e do preço do barril do petróleo no mercado internacional, que muitas vezes é regulado pela OPEP, liga dos maiores produtores de petróleo do mundo. Devido a isso, é muito difícil obter previsibilidade nos resultados futuros das empresas.

Setor de Celulose

A demanda de celulose também é influenciada pela economia mundial, pois as empresas desse setor são focadas principalmente na exportação da matéria-prima, que é a celulose propriamente dita. Que é uma commodities de baixo valor agregado, que será processada pela indústria de transformação. A vantagem deste setor, é que as empresas costumam obter sua receita em dólar, já que possuem vocação natural para exportação, porém normalmente são muito endividadas.

Setor Varejista

Este setor é bastante influenciado pela economia, pois é dependente da compra de produtos pelos clientes. Quando há longos períodos de crise a população começa a cortar gastos e reduz suas despesas no comércio, deixando de comprar produtos supérfluos e focando suas economias nos gastos essenciais. Este setor abrange desde o comércio de roupas até a venda de automóveis de alto valor agregado. Ele é muito dependente da taxa de desemprego do país, pois precisa que seus clientes recebam renda, para possam comprar os produtos que estão em estoque.

Conclusão

É desejável que diversifique entre essas categorias, pelo menos em 3 tipos, além da diversificação em setores diferentes.

A alocação de ativos e diversificação são estratégias essenciais para o acúmulo de riqueza no longo prazo.

Você já deve ter ouvido falar no ditado “nunca coloque todos os ovos na mesma caixa”, certo? Pois é, essa é uma das maiores máximas do mercado acionário. Isso porque, ao diversificar sua carteira, você dilui o risco ao investir em ações de setores e características diferentes e mantém uma boa rentabilidade média.

Você conhece os nossos planos de assinaturas?

Veja todas as possibilidades de planos e escolha de acordo com seu perfil

Clique e conheça a página dos planos e possibilidades

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Videos, informações e novidades vem aí.

Link do grupo

Pesquisar

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL