ASSIMETRIAS

ASSIMETRIAS_CAPA

ASSIMETRIAS

Muitas vezes eu falo em procurar assimetrias e o conceito parece que não é bem absorvido pelos alunos, investidores que fazem consultoria, leitores ou expectadores do canal. Existem duas formas de assimetria: a primeira que é favorável ao investidor e a outra que é desfavorável ao investidor. Veja a tabela abaixo:

 

 

Assimetria Favorável = Grande chance de ganhos e pequena chance de perdas

Assimetria desfavorável = pequena chance de ganhos e grande chance de perdas

 

Falando assim é bem bonito, mas como identificar uma assimetria. Como identificar um momento como estávamos no início de 2016. E isto serve para qualquer tipo de investimento. Bolsa de Valores, Tesouro Direto, CDB, imóveis físicos, um pequeno empreendimento. Enfim, qualquer coisa.

Vamos dar um exemplo para ficar mais fácil de entender: Se você resolver abrir um negócio de venda de gelo no Polo Norte, provavelmente, você terá uma assimetria desfavorável. Uma grande chance de falir. Tanto porque lá o mercado consumidor seria pequeno como porque o Polo Norte, já possui gelo em abundancia em todos os lugares. Se esse mesmo negócio for aberto em um país de clima tropical, suas chances de sucesso aumentam. Você passa a ter uma assimetria favorável.

 

Vamos ver agora como isso funciona na Bolsa de Valores.

Para começar a mostrar essa questão vou tentar mostrar a vocês como o preço de uma ação no longo prazo se movimenta de acordo com o lucro que a empresa conseguiu com o exemplo de Fleury (FLRY3).

Os gráficos abaixo foram feitos com a ferramenta Guiainvest Pro. Clique aqui  a qual eu recomendo e vocês já devem ter percebido que eu uso em vários artigos. Se quiserem ver minhas postagens lá coloque na busca a #Dicadehoje.

 

ASSIMETRIAS-01

ASSIMETRIAS-02

Elaborado pelo autor com dados do Guiainvest Pro

 

Vejam nos gráficos acima que no período de 2010 a 2014 enquanto o lucro de Fleury caiu, o preço da ação caiu também, depois que o lucro anualizado começou a subir de 2014 até agora os preços das ações acompanharam. E isso acontece com todas as ações. Caso você descubra uma que não ocorreu significa que você achou uma assimetria.

No caso de Cyrela (CYRE3) aconteceu o oposto. O lucro caiu e as ações caíram também. Hoje as ações estão caindo mais de 35% nestes 7 anos.

 

ASSIMETRIAS-03

 

Eu então selecionei umas 30 ações que notadamente são lucrativas há muito tempo, e coloquei em uma planilha. Observe como o crescimento de lucro de 3 anos e de 7 anos acompanham a valorização / desvalorização dos ativos.

Cabe dizer que os dados de valorização compreendem os dias 11/07/2010 a 10/07/2017 ou 11/07/2014 a 10/07/2017.

 

ASSIMETRIAS-04Elaborado pelo autor com dados do Guiainvest Pro

 

Vemos que na tabela acima de certa forma as empresas que mais cresceram seus lucros foram as que mais se valorizaram em 7 anos. Equatorial por exemplo, dentre essas ações selecionadas, cresceu o lucro 307,52% nesse período e se valorizou 511,16%. Maior valorização e terceiro maior aumento de lucro.

O maior aumento de lucros da tabela é de Estacio (Estc3), e nesse período a ação subiu “apenas” 168,73%. Na variação de 3 anos, o lucro subiu 5,33% e a ação caiu 40,17%. Se compararmos com as outras duas educacionais (que não estão na tabela) seer3 se valorizou em 3 anos 5% e Kroton se valorizou 3%. Com crescimentos de lucros próximos. Isso seria um bom indício de assimetria favorável ao investidor. Para nos certificarmos o ideal seria estudar a empresa para ver se ela terá como continuar crescendo o seu lucro, ou se ela ficará com o lucro estagnado como ocorreu nos últimos 3 anos.

 

            Mesmo assim, é importante mencionar que o lucro ficou parado e a empresa perdeu 40% de valor.

 

Outro grande aumento de lucro foi de Fibria (fibr3), em compensação ela é uma das últimas da lista. Como ela é uma empresa cíclica, precisamos ver se ela não está em um daqueles momentos atípicos que geram muito lucro para depois cair, mas em tese ela estaria descontada na relação do crescimento dos lucros x crescimento dos preços. Tanto para 7 anos quanto para 3 anos.

No entanto, ao compararmos com Suzano (outra empresa de papel e celulose), vemos que Suzb5, nos últimos 3 anos conseguiu um crescimento bem mais expressivo do lucro líquido 259,12%, enquanto a alta das ações ficou em apenas 68,94%. Uma assimetria em 3 anos inclusive maior que fibria. É possível que o próprio setor esteja descontado, ou que o mercado não espere uma alta dos lucros para os próximos anos.

Outras duas possibilidades de assimetria na lista.

Em tese, quando o crescimento dos lucros for maior que a valorização da empresa precisamos estudar, pois estaríamos em um caso de assimetria favorável ao investidor. Já o caso de Equatorial, por exemplo, seria uma assimetria desfavorável. O que não quer dizer que ela não possa crescer mais. Mas a tendência natural seria ela crescer agora menos que os lucros.

E para terminar, gostaria de deixar minha última conclusão. Percebam que em 3 anos ou em 7 anos, na hora que separamos 31 empresas lucrativas, 30 delas deram resultados positivos, ou seja, 30 delas se valorizaram. Mostrando como é seguro o investimento em empresas lucrativas.

 

Tenha o Foco em empresas que gerem Lucro Líquido constantemente e dificilmente você perderá dinheiro no longo prazo.

 

Para vocês terem uma ideia o CDI do período ficou em 107% de 11/07/2010 a 10/07/2017. Da tabela acima, 19 das 31 ações tiveram retorno superior ao do CDI. Por isso que eu digo, quem não conhece a bolsa, gira muito e perde do CDI, quem não gira e investe em boas empresas, mesmo na pior crise com taxas altíssimas de Renda Fixa fez dinheiro. É possível que se essa carteira aí acima tivesse sido montada há 7 anos atrás ela tivesse valorizado 170% do CDI.

Algumas pessoas, têm me perguntado sobre material para investimento em imóveis físicos. E eu tive acesso a esse material completo sobreo tema, gostei muito e achei o preço acessível. Quem tiver interesse clique aqui. Não é minha produção, mas não custa ajudar.

Abraços e Bons investimentos

 

Daniel Nigri  analista CNPI

 

*O analista Daniel Isaac Nigri não se responsabiliza por perdas que venham a ser realizadas nestas ações que foram citadas neste artigo. O artigo que lemos agora, cumpre o papel único e exclusivo de fazer com que os investidores pensem no mercado de ações com foco em longo prazo, procurando as melhores empresas e os melhores pontos de entrada.