BR Malls (BRML3) recorreu ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) contra a Aliansce Sonae (ALSO3).
Em um fato relevante enviado ao mercado nesta quinta-feira, 31, a BR Malls informou que, diante do que considera “exercício irregular de direitos políticos” e das recentes manifestações públicas da administração da Aliansce Sonae no sentido de que a Aliansce Sonae pretende, por meio do exercício dos direitos políticos de sua participação na BR Malls, tentar interferir na estrutura administrativa, apresentou representação pela instauração de procedimento administrativo (Apac) perante o Cade.
A BR Malls solicitou, dentre outros pedidos, que sejam submetidas à análise do Cade as aquisições de ações de emissão da companhia realizadas pela Aliansce Sonae, pelo Canada Pension Plan Investment Board, acionista controlador da Aliansce Sonae, e pelos demais integrantes do seu grupo econômico (Grupo Aliansce Sonae), as quais não foram objeto de notificação obrigatória ao Cade; e que seja suspenso cautelarmente o exercício de todos os direitos políticos inerentes às participações na BR Malls detidas pelos integrantes do Grupo Aliansce Sonae até que o Cade analise devidamente os efeitos concorrenciais das referidas aquisições de participações.
“A companhia é favorável a transações de mercado de capitais como instrumento legítimo de combinações entre empresas. No entanto, entende que em qualquer transação há que se evitar conflitos de interesses e respeitar limites concorrenciais. A Companhia entende que o exercício de direitos políticos por parte dos integrantes do Grupo Aliansce Sonae ou por parte de qualquer terceiro que esteja agindo em concerto com o Grupo Aliansce Sonae pode caracterizar infração às normas brasileiras concorrenciais”, destacou a BR Malls no fato relevante.
Segundo a companhia, a suspensão cautelar solicitada é essencial para evitar eventuais alterações de concorrência antes da obrigatória análise do Cade e eventuais prejuízos aos acionistas da BR Malls.
A BR Malls esclareceu que o Apac “não tem por objetivo discutir o mérito de uma eventual combinação das companhias e que tal medida não afeta o compromisso da brMalls de avaliar eventual nova proposta que seja enviada pela Aliansce Sonae”.
Fonte: Finance News
Veja as possibilidades de planos