As Carteiras Dica de Hoje

0
394

As Carteiras Dica de Hoje

Em 14/07/2017, eu apresentei a Área de Membros Dica de Hoje com até então 6 carteiras. 5 carteiras calculadas a partir de teorias que estão escritas em livros por grandes investidores do passado e do presente, e a Carteira Dica de Hoje em que eu faço a gestão ativa de forma mais conservadora com dinheiro disponível para aproveitar períodos de queda e carteira na qual eu seleciono as ações e o percentual a ser alocado em cada uma delas.

Uma carteira para cada perfil de investidor

A ideia por trás de tudo é que como cada pessoa tem um perfil diferente, não seria justo que eu recomendasse apenas uma carteira. Existem pessoas que têm uma propensão maior ao risco. Elas entendem que no mercado de renda variável é possível ganhar muito correndo um risco um pouco maior, inclusive de ter perdas expressivas no seu capital. E outros investidores que mal conseguem dormir se vêem sua própria carteira cair 10% em alguns dias, como deve ter acontecido recentemente com muitos de vocês.

Algumas pessoas investem em ações já com um patrimônio formado, em busca de gerar renda para usufruir de imediato, outras pessoas ainda estão no começo da sua vida financeira e da formação de patrimônio. Ainda estão no período de acumulação de riquezas e não do resgate dos dividendos.

Enfim, eu poderia citar inúmeros perfis diferentes e certamente, eu não poderia recomendar a mesma carteira para perfis tão distintos assim.

 

As Carteiras em detalhe:

carteira-de-acoes

Nestas 6 carteiras acredito que teremos incluídos grande parte dos investidores pessoas física. Portanto, vamos falar um pouco de cada uma delas. Sabendo desde já que ter lucro é fundamental para a recomendação em todas elas e a diversificação em várias ações, ao menos 10 também é importante para nos livrar de um risco pontual com uma determinada empresa.

Como os preços e os fundamentos das empresas são dinâmicos, acredito que precisamos olhar nossas ações uma vez por mês. Portanto mensalmente em um dia já estipulado eu recalculo as melhores ações de cada uma das carteiras. A carteira atual vai de 30/04/2018 a 25/05/2018. Ou seja, agora no domingo dia 27/05/2018, aparecerão as novas carteiras, que são apenas recalculadas e apresentadas as 10 melhores ações naquele momento.

 

Carteira P/L Abaixo da Média

carteira-de-acoes

 

Carteira P/L abaixo da Média – Cabe ressaltar que para evitar desvios muito grandes, a partir do segundo mês passei a usar a mediana ao invés da média.

O objetivo aqui é comprar ações que estejam sendo negociadas com a maior defasagem frente a sua mediana de Preço sobre Lucro. Normalmente, são empresas que o mercado enxerga com algum problema momentâneo e por isso, fez com que as ações, embora com bons fundamentos e lucrativas, estejam sendo negociados a valores abaixo do histórico. São as ações que chamei recentemente de Patinhos Feio neste vídeo, clique aqui.

 

Alguns exemplos de ações desta carteira atuais, são por exemplo, SLC e Cielo.

 

SLC tem um Preço sobre Lucro inferior ao histórico, porque tem crescido o Lucro de forma mais rápida e consistente que o aumento de preços. Já Cielo tem mantido o lucro constante, mas o medo que o mercado enxerga na concorrência fez com que suas ações tivessem caído muito.

Eu vejo um risco médio nessa carteira, visto que investimos em ações que o mercado pode demorar a reprecificar na média histórica.

 

Carteira TurnArounds/Barganhas

carteira-de-acoes

 

Carteira TurnArounds /Barganhas – Essa é a carteira de maior risco dentre as indicadas, porque ela procura ações que estejam invertendo de prejuízo para lucro em algum dos últimos 3 trimestres, ou no mínimo que a companhia esteja reduzindo gradativamente o prejuízo neste período.

É uma carteira que já teve meses de ganhos superiores a 15%, mas já teve meses com perdas superiores a 8%. Quando pegamos o total não é uma das carteiras que tem rendido mais, mas tem uma parcela grande de risco para investidores com essa propensão.

Gerdau, Usiminas e Light, foram algumas das ações recomendadas, por exemplo, no dia 30/04/2018. Vejam que no período Light caiu mais de 22% contra uma queda de 4% do Ibovespa. Enquanto isso as outras duas, tiveram inclusive altas.

Essas duas carteiras, por enquanto, estão disponíveis para Membros Bronze de forma gratuita. Basta clicar aqui.

 

Quer ter acesso a nossas carteiras de Ações?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente e conheça as carteiras da Área de Membros!

 

Carteira PEG

carteira-de-acoes

 

Carteira PEG – O índice PEG foi criado por Peter Lynch, para associar a métrica do Preço / Lucro com o crescimento da Empresa. Eu vejo três principais problemas ao investir usando essa métrica isoladamente:

  1. Não temos garantia que a empresa continuará crescendo às mesmas taxas no futuro
  2. Empresas de baixo crescimento e baixo P/L podem ser beneficiadas, contrariando a lógica do próprio Peter Lynch
  3. Um crescimento de lucro em um determinado período provocado por um não recorrente pode fazer-nos comprar ações que não mereceriam estar na lista. Para atenuar este problema eu uso a média de crescimento dos últimos 5 anos, e não o crescimento deste ano.

Esta é a carteira que mais rendeu em 2018, com 25,92% até 18/05/2018 x 10,59% do Ibovespa e a segunda de maior rendimento desde o início do projeto. E o risco dela é médio. E está aberta apenas para assinantes Membros Gold, clique aqui.

 

Alguns exemplos de empresas recomendadas na última carteira foram: Unipar, SLC, e Equatorial por exemplo. Lembrando sempre que estas ações serão recalculadas agora no próximo domingo. Provavelmente a alta de 45% de Unipar do período pode fazê-la sair da carteira.

Carteira de Dividendos

carteira-de-acoes

 

Carteira de Dividendos – Esta carteira tem o foco em gerar a maior renda possível para o investidor de imediato, e por isso, ela não foca tanto na rentabilidade dos ativos. Baseia-se no método de Decio Bazin que já chegamos a escrever artigo sobre o livro dele aqui no site, clique aqui.

Desde o início do projeto, essa carteira rendeu 29% contra 20% do Ibovespa. Como ela tem o foco em pagamento dividendos que sejam previsíveis, o risco dela é o menor de todos, pois investimos em empresas que tenham bastante tempo de lucros e de pagamentos de dividendos.

Algumas das ações recomendadas nesta janela atual, têm Yields altos como: Multiplus, Engie e Taesa. Crescimentos baixos com muita renda distribuída.

Carteira de Graham

carteira-de-acoes

 

Carteira de Graham – Esta é a carteira que se baseia no número de Graham, que é calculada todo mês segundo o número da primeira fórmula de Graham que é explicada no livro Investidor Inteligente. Seguindo o livro, existe um filtro de empresas que tenham um grande período de lucratividade (utilizamos 7 anos seguidos de lucros) e depois calculo as que tem maior margem de segurança frente ao valor intrínseco da ação.

Também é uma carteira de Risco Baixo e que surpreendentemente em 2017 teve a maior rentabilidade. Ela ainda tem a maior rentabilidade dentre todas com 81,36% desde 14/07/2017 a 18/05/2018, apenas recalculando e modificando uma vez por mês. No entanto em 2018, ela tem uma alta de 17,03%.

A grande vantagem dessa carteira é que você irá comprar qualidade de resultados sem pagar caro.

Algumas das ações que foram recomendadas nesta carteira foram Ferbasa, Sanepar e Sonae Sierra. As 3 tiveram perdas, (pelo menos até 20/05/2018, quando eu escrevo), o que mostra que provavelmente terão uma margem de segurança maior no próximo mês.

Carteira Dica de Hoje

carteira-de-acoes

 

Carteira Dica de Hoje – Esta carteira é a única de ações que não é calculada e sim eu mesmo escolho os ativos recomendados. Estes podem ser escolhidos por variáveis quantitativas, como crescimento, desconto de preço e outros. Ou ainda por variáveis qualitativas: possibilidade de expansão bem sucedida, gatilhos com possíveis dividendos (vide o caso de Santanense semana passada e que já estava em carteira desde outubro/2017), variáveis macroeconômicas como a alta do dólar que me fez incluir, Vale por exemplo em Março.

Todo final de semana sai um relatório de 15 a 20 páginas em que eu falo um pouco do cenário econômico, da bolsa de valores e das movimentações na carteira com tudo explicado. Proteções com opções são bem vindas.

Este mês de correção fez a carteira Dica de Hoje, subir de último lugar para terceiro lugar no ano de 2018. Até o dia 18/05/2018, ela tem uma alta de 15% x 11% do Ibovespa. Desde o início do período da Área de Membros, ela ainda perde, porque eu antecipei demais essa possível queda.

De acordo com o meu perfil que eu monto essa carteira, então eu sempre penso que primeiramente precisamos pensar em não perder, ou perder o mínimo possível. E depois que se a Bolsa subir 30%, ninguém vai ficar chateado que ganhou 25%. Mas se a bolsa cair 30%, a pessoa iria ficar chateada de perder 25%. Portanto, as opções tiram um pouco da rentabilidade, mas um mês como esse de queda expressiva, estamos com queda de apenas 0,14%.

 

A rentabilidade das carteiras de 14/07/2017 a 18/05/2018 encontra-se na tabela abaixo:

carteira-de-acoes

 

Após alguns meses, percebi que eu precisava, melhorar ainda mais para os meus assinantes a quantidade de informações disponíveis no site. E como eu já não tinha mais tempo para produzir os conteúdos, fiz algumas parcerias.

Carteira Z – 4 carteiras de Fundos de Investimentos em que têm relatórios quinzenais produzidos pelo Rafael Zattar e com foco em quem prefere delegar a gestão financeira para profissionais e gestores de fundos. O Rafael, consegue várias entrevistas com gestores, e busca os melhores fundos sempre mantendo uma alocação com risco pequeno. Os assinantes que investiram nos fundos recomendados que investem em ativos no exterior esse mês estão felizes.

As 4 carteiras também tem como base os diversos perfis de investidor. Desde o investidor que quer apenas Fundos de Renda Fixa, até o investidor que procura fundos agressivos com grande propensão a risco.

Clique aqui para conhecer o site da Carteira Z.

 

Área de Fiis – Projeto em parceria com Egbert Chaves do Palafiita que distribui o radar de Fiis para assinantes Dica de Hoje. Quem entrar no site dele acima, verá o valor do Radar de Fiis separadamente. Este Radar possui diversas informações de cada um dos Fiis, como yield, rentabilidade em cada um dos últimos doze meses, volume negociado, participação no IFIX, valor de mercado x valor patrimonial, área BOMA e muito mais.

E para apimentar ainda mais a Área de Fiis, todo domingo temos um relatório de 5 a 6 páginas explicando um determinado Fundo Imobiliário. Na última semana falamos do IPO do XPLG11.

 

Recado Final

Então pessoal, cada vez mais vamos melhorar a Área de Membros para vocês. Lembrando que as assinaturas possuem garantia de reembolso integral para cancelamentos feitos em até 29 dias. Após esse período o valor é integralmente devido. Clique aqui e seja um assinante também e não perca as futuras oportunidades.

Abraços e bons investimentos,

Daniel Nigri