Compra, vende, repete!

É fato que o imediatismo está cada vez mais forte. A tecnologia acelerou bastante a maioria dos processos do mundo moderno e o efeito colateral foi a drástica redução da paciência das pessoas.

Atualmente, esperar mais de trinta segundos para um computador inicializar já é quase inadmissível, esperar mais de três dias para a entrega de uma compra online já abre brecha para reclamações. Enfim, a paciência está em extinção e a ansiedade em ascensão.

O grande problema é que quando tratamos da bolsa de valores, ser paciente é crucial.

Ações são pedaços de empresas e grandes negócios precisam de tempo para investir em novos projetos, expandir sua operação, lançar novos produtos, dentre outros.

Além disso, no curto prazo, o mercado se movimenta de acordo com uma série de premissas, as quais são difíceis de serem previstas. Logo, o investidor, especialmente iniciante, que entra na bolsa de valores ansioso para ganhar muito dinheiro rápido, normalmente, perde muito dinheiro rápido.

Pois bem, a questão é que sim, o imediatismo também está se alastrando para a bolsa de valores e esse gráfico vai te mostrar:

Perceba o tamanho do declínio do tempo médio que os investidores seguram uma ação. Nos anos 50-60 a média já chegou a atingir 8 anos, atualmente, dificilmente, passa de 1 ano. Isso significa que, na média, os investidores compram uma ação e a mantêm na carteira por 12 meses.

O curioso é que, hoje, temos muito mais acesso à informação. Atualmente, todos conseguimos ouvir grandes investidores comentando sobre suas estratégias e sobre o melhor caminho para ganhar dinheiro na bolsa. Entretanto, ainda assim, a maioria segue a direção contrária.

Charlie Munger, braço direito de Warren Buffett, por exemplo, tem uma famosa frase que diz: “O dinheiro de verdade não está na compra e na venda, mas sim na espera”.

Warren Buffett diz: “Nosso período de espera favorito é para sempre”.

A lição que fica é: seja diferente! Enquanto a maioria dos investidores fica comprando e vendendo ações, invista em boas empresas todos os meses e espere cinco, dez, vinte, trinta anos. Certamente, seus resultados serão muito superiores aos da média.

Grande abraço, João Pedro Mello

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL