A Cigarra e a Formiga para investidores

0
483
investidores

A Cigarra e a Formiga para investidores

Recentemente aconteceram 3 eventos interessantes que ocorreram comigo que culminaram no meu pensamento deste artigo.

Evento número 1

Vim para São Paulo para fazer uma apresentação no evento MasterMinds Analistas. E é incrível o quanto, até mesmo nós analistas aprendemos com tantos feras palestrando ao mesmo tempo.

Evento número 2

Aproveitei e trouxe a família que tem 3 crianças pequenas e com isso acabei mergulhando mais ainda no universo infantil por 3 dias. Seja contando histórias ou passeando em parques de diversão e etc…

Evento número 3

Fiz um vídeo recentemente no youtube em que comprovamos o Sell in May and Go Away. O vídeo mostra que grande parte dos retornos obtidos em Bolsa de Valores de um investidor de longo prazo (mais de 2600% desde o inicio de 1995), vêm dos rendimentos de Novembro a Abril, enquanto o período de Maio a Outubro corresponde a pouco mais de 10% do retorno total do período, muitas vezes perdendo para a Renda Fixa. Testei os resultados com as ações de Itausa (retorno superior a 4000%) e tivemos o mesmo resultado, clique aqui.

 

O pensamento mais raso e inicial de qualquer investidor seria o seguinte:

Daniel, então vale a pena vendermos todas as nossas ações no dia 02 de Maio (Dia primeiro é feriado) de cada ano e recomprar no dia 01 de Novembro?

A resposta é não. Inclusive se você ver o vídeo acima verá que no período de Maio a Outubro dos últimos 3 anos a bolsa teve variações positivas.

Então como eu penso a melhor estratégia para se aproveitar do Sell in May and Go Away?

A estratégia é parecida com a do Conto Infantil da Cigarra e da Formiga. Para quem não conhece, estamos falando daquela história em que as formigas trabalham duro durante todo o verão em que existem muitas plantações e alimentos para fazer um estoque de comida para o inverno, enquanto isso uma cigarra, aproveita de toda aquela abundância que a natureza lhe proporciona para esbanjar e cantar, acreditando que aquilo iria durar para sempre. No fim da história o inverno chega, os alimentos cessam e a neve cobre todas as plantações, a cigarra fica faminta, no conto original inclusive ela morre, enquanto as formigas passam pelo inverno sem problemas. Vamos passar para os investimentos agora.

Oportunidades na Bolsa

De maio a outubro é o período em que a Bolsa nos mostra várias oportunidades, vários ativos em liquidação com boas possibilidades de alta. Assim como a natureza no verão para as formigas. Então nós tínhamos por exemplo: CCR a 7,95, Itausa a 8,51, Petrobras a R$ 14,80, Vale a 43,50, Taesa a 18,00, Sanepar a 41,25, Engie a 33,00, Cemig a 7,00, Banco do Brasil a 25,00, Lojas Renner a 27,00, dentre muitas outras. Não são recomendações. Havia uma abundância de “alimentos” ou oportunidades na bolsa.

Os investidores “cigarra” viam aqueles preços em queda e riam de quem estava montando posições para longo prazo, perguntavam quanto eles já tinham perdido, operavam vendidos, faziam trades que só mostram os de sucesso e etc… Enquanto isso os investidores “formiga” estavam fazendo seu trabalho de acumular bons papéis a preços baixos vagarosamente e em silêncio.

 

Quer ter acesso a nossas carteiras de Ações?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente e conheça as carteiras da Área de Membros!

 

Quando acabou a eleição, inclusive ocorreu até um pouco antes esse ano, no fim de setembro, a bolsa começou a subir desenfreadamente. Este foi o inverno da cigarra. O investidor formiga, já estava bastante comprado e garantindo ótimos retornos semana após semana. Enquanto o investidor “cigarra” estava atônito em grupos de whatsapp, querendo saber se Petrobras a 25 ainda valia a pena. Se Itausa a 10,80 ainda era uma boa compra. Se Vale a 60,00 ainda tinha upside, se era um bom momento de comprar Taesa a 22,50, dentre muitos outros papéis.

Conclusão

Por fim, o investidor que fez aquele pensamento mais raso de vender no dia 02/05 e voltou apenas no dia 01/11, perdeu um grande upside nos 6 meses de mais de 10% (praticamente 15% de alta nos últimos 45 dias), porque dessa vez a alta começou 5 semanas antes. Novamente mostrando como acertar o timing é impossível.

Este pequeno artigo é apenas para ilustrar como é importante ter uma estratégia de longo prazo e segui-la mesmo que passe alguns meses sem dar resultados e por fim perguntar a você leitor.

Você hoje se considera um investidor “formiga” que compra sempre antecipadamente nas promoções, ou um investidor “cigarra” que está sempre atrasado querendo entras após as altas, ou igual aquela pessoa que compra o guarda chuva pelo dobro do preço apenas nos dias de chuva?

Estamos com a nossa promoção de Black Friday que te permite uma oportunidade única. Você faz a sua assinatura da Área de membros Gold mensal e ganha o primeiro mês grátis. Sem fidelidade nem nada. Se você cancelar dentro do primeiro mês, nada será cobrado do seu cartão. É uma oportunidade única de testar a nossa Área de membros Dica de Hoje, nossa nova Carteira de Fiis que começou agora em 11/11, vídeos, hangouts exclusivos comigo, relatórios, 7 carteiras calculadas e a carteira Dica de Hoje que eu faço uma gestão mais ativa.

 

Clique aqui e saiba mais sobre o nosso Black Friday.

 

Abraços e Bons investimentos

 

Daniel Nigri – analista CNPI