O custo de carrego: alta dos juros x ações

Nesta última semana tivemos aumento de taxas de juros no Brasil, nos Estados Unidos e até na União Europeia.

Se você acompanha o noticiário deve ter ouvido falar da guerra entre Rússia e Ucrânia, da volta dos casos de Covid-19 na China, dentre outros muitos fatores que têm contribuído para o aumento da inflação global.

A escalada global da inflação tem pressionado bastante os Bancos Centrais de diversos países para que subam os juros e os efeitos desses reajustes nas taxas somados à inflação são devastadores para o mercado de ações.

Conhece nossa área de ações? Quer ter mais segurança nas suas escolhas?  Clique aqui

E por que isso acontece?

Bom, ações são ativos de risco. Ativos de risco tendem a ficar menos atraentes à medida que as taxas de juros dos países sobem. Isso acontece devido ao chamado custo de carrego.

O custo de carrego nada mais é do que o preço que você está pagando por estar investindo em um determinado ativo por um determinado período de tempo.

A questão é que à medida que as taxas de juros sobem, o custo de carrego cresce. Afinal, tomando o Brasil como exemplo, hoje você obtém 13,15% ao ano de retorno investindo em qualquer título que renda 100% do CDI.

Portanto, para que o custo de carrego de uma ação seja chamativo, é crucial que ela consiga gerar retorno de alguma maneira que compense o investidor não alocar seus recursos na renda fixa visto que ela está tão atraente.

Tendo em vista o exposto, pense: qual o custo de carregar uma ação do Méliuz (CASH3) pelo próximo 1 ano, por exemplo? Altíssimo!

O raciocínio é simples: você está deixando de ganhar mais de 13% ao ano com um investimento de risco bem menor para carregar a ação de uma empresa sem perspectiva clara do futuro, que não paga dividendos, que tem registrado prejuízo líquido nos últimos trimestres e que pode precisar captar dívidas a juros altos para sobreviver se continuar desta maneira.

Sabendo disso, o que o mercado faz? Joga as ações do Méliuz para baixo, pois se o preço é menor, o upside tende a ser maior e o Valuation pode ser que volte a ficar interessante para os investidores.

Fonte: Google

Por outro lado, qual o custo de carregar uma ação da Taesa (TAEE11) pelos próximos 12 meses? Baixo!

Tudo bem, você está deixando de ganhar 13% na renda fixa com todos aqueles benefícios já apontados, no entanto, o mercado sabe que a Taesa tem potencial de pagar dividendos na faixa de 12% ao ano. Assim, o mercado não joga as ações da Taesa tão para baixo, pois ela compensa o carrego na distribuição de dividendos, observe:

Fonte: Google

Entendeu a diferença?

No cenário que vivemos hoje, o pensamento é justamente esse. Qual o custo de carregar as ações que você pretende comprar? Pense nisso antes de aportar em qualquer empresa que você acredite estar barata.

Se você ficou interessado(a) em entender melhor sobre esse custo de carrego, os fatores que impactam o preço de uma ação e como saber se aquela ação é o melhor investimento para fazer neste momento, você não pode perder a Imersão Análise Fundamentalista.

Daqui alguns dias vamos analisar algumas empresas, ao vivo, na Imersão Análise Fundamentalista, que acontecerá nos próximos dias 20, 21 e 22. Sempre às 20h, no YouTube, mas você deve se inscrever para participar. Ao final da Imersão Análise Fundamentalista, você vai:

  • Entender como analisar os fundamentos das empresas da Bolsa de Valores para investir com estratégia e ter uma carteira mais rentável, sem depender de recomendações.
  • Descobrir o jeito certo para você aplicar na sua jornada de investidor, pontuado em tudo o que eu já vivenciei em todos esses anos de investimentos, e todo o conhecimento que eu adquiri com inúmeras empresas.
  • Obter as informações necessárias para fazer suas escolhas, de forma assertiva e que garantam bons resultados. Sem pautar suas decisões em gurus ou o que especialistas dizem ser o melhor.

Conhece nossa área de ações? Quer ter mais segurança nas suas escolhas?  Clique aqui

Quero apenas pessoas comprometidas a serem investidores de longo prazo. Toque no botão abaixo para realizar sua inscrição GRATUITAMENTE:

Grande abraço e bons investimentos,

João Pedro Mello

Imersão Análise Fundamentalista 

A Imersão ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de Junho às 20h no nosso canal do YouTube. Para se inscrever de forma GRATUITA é só clicar nessa imagem:

Convite 

Daqui alguns dias vamos analisar algumas empresas, ao vivo, na Imersão Análise Fundamentalista, que acontecerá nos próximos dias 20, 21 e 22. Sempre às 20h, no YouTube, mas você deve se inscrever para participar.

 Ao final da Imersão Análise Fundamentalista, você vai:

  • Entender como analisar os fundamentos das empresas da Bolsa de Valores para investir com estratégia e ter uma carteira mais rentável, sem depender de recomendações.
  • Descobrir o jeito certo para você aplicar na sua jornada de investidor, pontuado em tudo o que eu já vivenciei em todos esses anos de investimentos, e todo o conhecimento que eu adquiri com inúmeras empresas.
  • Obter as informações necessárias para fazer suas escolhas, de forma assertiva e que garantam bons resultados. Sem pautar suas decisões em gurus ou o que especialistas dizem ser o melhor.

Quero apenas pessoas comprometidas a serem investidores de longo prazo. Toque no botão abaixo para realizar sua inscrição. 

 

 

 

Grande abraço e bons investimentos,

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL