Que tal ver as coisas por outro ângulo? Talvez você esteja desanimado com a bolsa, afinal, é só gráfico vermelho e notícia negativa que você vê por aí, não é? Vamos dar um Google e ver o que estão falando sobre Ibovespa:
Apesar de parecerem ruins, todas essas manchetes estão nos sinalizando que a bolsa está cheia de oportunidades. Quando o mercado é inundado por pessimismo, pode ter certeza que se você procurar direitinho vai encontrar ótimas barganhas. E a negatividade não tomou só o Ibovespa, nesse último mês, os índices de Small Caps e de Fundos Imobiliários também sofreram:
(Cuidado. Imagens fortes a seguir)
O ponto é: você se concentra no gráfico ou nas empresas?
Se você se concentra nas empresas, eu te pergunto, o que está causando essa queda generalizada tem a ver com o negócio das companhias que você investe ou apenas com a cotação?
Explicando melhor… no artigo da última semana expliquei para vocês o que está acontecendo no mundo (juros americanos x bolsa brasileira). Resumidamente, a conjuntura de juros altos americanos e percepção de risco Brasil fizeram com que o dinheiro migrasse do nosso país para os EUA e, portanto, nosso mercado caiu. O problema é que com os juros americanos permanecendo altos, a bolsa brasileira deve continuar pouco atrativa. No entanto, esse é o contexto perfeito para quem deseja montar posição em bolsa para surfar a virada do ciclo.
Logo, o efeito é muito mais sobre a cotação do que sobre os próprios negócios, concorda? Ciclos de mercado são assim, você compra barato quando os juros estão altos e a economia ruim e depois vende caro quando tudo está maravilhoso de novo.
Quem ganha dinheiro? Quem monta posição nas boas empresas em contextos como o atual e surfa toda a pernada de alta na virada do ciclo. Simples assim.
Grande abraço,
João Pedro Mello
Veja as possibilidades de planos
Você pode ter acesso a todas as carteiras de ações e todas as análises, vídeos e etc, Tudo isso nos Planos Combo ou Ações
Combo Ações + FIIS – Dica de Hoje
Dentro do Combo Renda Total, você tem acesso aos produtos:
- Carteira DicaPrev
- Área de Fundos imobiliários (com 2 carteiras)
- Carteira Dividendos em Dólar