Oportunidades na bolsa? Quais?

Oportunidades na bolsa? Quais?

Crises são oportunidades. Você já ouviu essa frase? Provavelmente sim. No entanto, as vezes parece ser uma realidade distante, mesmo estando diante dos nossos olhos.

É fato que já estamos vivendo no período que futuramente deverá ser conhecido como “crise do coronavírus”, ou algo parecido com isso. Quem não viveu este momento, olhará para trás e enxergará uma oportunidade de ouro. Provavelmente até ficará ressentido por não ter vivido.

Duvida? Aposto que você, se não viveu a crise do subprime em 2008, ou, até mais recentemente no Brasil, a crise do governo Dilma em 2015, olha para trás e vê que baita oportunidade você perdeu por ainda não investir em ações na época.

Digo mais, não só pensando no mercado financeiro, como também na economia real que vemos na rua, grandes ideias são colocadas em prática justamente em momentos assim. As pessoas e empresas precisam se reinventar, e nada é tão eficiente para que isso aconteça quanto o calo apertando.

Mas e quem, como nós, está vivendo a crise neste momento? Bom, pode ser que você estivesse esperando por uma. Já se imaginava aproveitando as promoções da bolsa. No entanto, quando ela de fato chega, você percebe que a realidade não é assim tão colorida.

Os investimentos que você já tinha previamente caíram 20, 40, 60% em um mês. Aquele discurso de ‘se cair eu compro mais’ talvez tenha ido por água abaixo. Talvez você tenha se desesperado e vendido com prejuízo. Talvez você tenha segurado, mas não fez novos aportes, afinal você não sabe onde é o fundo. Talvez você tenha gastado toda a sua reserva nos dois primeiros circuit breakers.

Enfim, as variáveis e as possibilidades são muitas, já que estamos falando do cérebro humano. Por mais lógico que possa parecer o ‘aproveitar a oportunidade’, quando o momento de fato chega, poucos estão emocionalmente preparados para ela.

Em um momento turbulento como o atual, em que tudo parece estar caindo sem nenhuma racionalidade, fica difícil selecionar o que de fato é uma oportunidade e o que continua sendo um mal investimento, mesmo que mais barato. Vou além. Das oportunidades, quais são as melhores, aquelas imperdíveis?

Pensando nisso, eu criei uma forma de poder filtrar alguns indicadores fundamentalistas de diversas ações ao mesmo tempo, saindo de um universo de mais de 300 ações para um com menos de 30 (dependendo do nível de restrição da filtragem). Assim, após essa drástica redução, fica muito mais fácil de analisar uma a uma com mais atenção.

Você sabia, por exemplo, que há diversas empresas que estão sendo negociadas abaixo do seu valor patrimonial? Ou seja, caso a empresa vendesse todo seu patrimônio e distribuísse para os acionistas, estes receberiam mais da empresa do que pagaram por ela. Veja abaixo na coluna P/VPA, preço sobre valor patrimonial por ação.

Temos casos também de empresas sendo negociadas com P/L, preço sobre lucro líquido, próximo de 1. O P/L, ou simplesmente, PL, nos indica quantos anos o valor pago por determinada ação levaria para voltar para a mão do investidor caso a empresa distribuísse 100% do seu lucro. Sendo assim, um PL igual a 2 representa que esse tempo de payback seria de 2 anos.

E outros ainda com DY, dividend yield, maior do que 7,5% ao ano, o que representa uma taxa de distribuição de dividendos duas vezes maior que a taxa Selic atual (3,75% ao ano). Importante notar que o dividendo utilizado aqui foi a soma dos últimos 12 meses, e não a projeção para os próximos 12.

Como você pode ver nestas imagens, é possível ainda fazer muitos outros filtros, inclusive combiná-los para reduzir mais a amostragem. Há também outros dados não mostrados aqui, como EV/EBITDA, volume de negociação diário (em número de ações e em dinheiro), receita, patrimônio e lucro líquidos etc.

Gostaria de frisar, no entanto, que isto não se trata de recomendação, indicação ou sugestão de investimento. Além disso, conforme já foi exposto, os indicadores e filtros presentes podem ser utilizados para reduzir o espaço amostral, facilitando o processo de escolha das empresas que posteriormente deverão ser analisadas com dados mais completos disponíveis na internet e em outros meios.

Apesar de continuarmos com o problema de não sabermos onde é o fundo do poço, pelo menos sabemos quais são as melhores oportunidades. O objetivo agora é ajustar o emocional e partir para as compras.

Acredito estar evidente que estamos de fato em um momento em que os preços dos ativos não representam com racionalidade a qualidade deles. Muitas empresas estão bastante descontadas e, tão logo a crise acabe, devemos ter uma boa recuperação nos preços, multiplicando o patrimônio que você investiu.

E você? Como tem feito para filtrar e selecionar oportunidades? Já começou as compras ou ainda está aguardando? Conte-nos aqui nos comentários.

Se você quer ter acesso a essa planilha gratuita, acesse o site: https://www.lucasmauricio.com.br/planilha_top_picks

Se você tem lido e curtido meus artigos aqui para o Dica de Hoje, gostaria de te convidar a conhecer o meu canal no YouTube. Lá você encontrará diversos vídeos já gravados sobre Finanças, Investimentos e Mindset, além de vídeos novos toda semana! Inscreva-se, curta e compartilhe: https://www.youtube.com/watch?v=3MCF-bLVcCQ

Abraços,

Lucas Mauricio

Você conhece os nossos planos de assinaturas?

Veja todas as possibilidades de planos e escolha de acordo com seu perfil

Clique e conheça a página dos planos e possibilidades

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL