Não me canso de me surpreender com a dificuldade das pessoas em se desprender da vontade de apostar na bolsa.
É impressionante a quantidade de relatos de pessoas físicas nas redes sociais que compartilham que estão comprando ações da Americanas apenas por conta do preço.
Parece contraditório até se manifestar dizendo que não faz o menor sentido colocar dinheiro em uma ação como essa, tendo tantas outras empresas boas e baratas dando sopa.
O cenário é extremamente desfavorável para a recuperação das Lojas Americanas:
– Custo de oportunidade e de carregamento desfavoráveis, empresa com prejuízo consistente em quase todos os anos.
– Setor não perene (varejo).
– Concorrentes com melhor desempenho.
– Dívida alta, sem geração de caixa.
– Patrimônio líquido negativo (em bilhões).
Aportar em Americanas visando trade pode até fazer algum sentido (para quem entende de trade), mas, apesar de torcer pela empresa (afinal, os impactos da falência de um negócio desse tamanho se estendem para outras partes da economia), é preciso se esforçar para ser otimista com uma reviravolta.
O que mais me intriga é o tamanho da irracionalidade em especular na bolsa com uma ação desse tipo. Temos diversas ações descontadas que pagam dividendos e que vêm crescendo seus resultados, mesmo em um cenário adverso. Porém, não vemos tanta comoção em torno desse tipo de negócio, talvez porque pareça óbvio demais e não tenha a emoção que procuram.
Esse tipo de situação nos mostra como se destacar na bolsa não é difícil: basta ser mais racional do que a maioria dos investidores e evitar cair nesse tipo de tentação.
Grande abraço,
João Pedro Mello
Veja as possibilidades de planos
Você pode ter acesso a todas as carteiras de ações e todas as análises, vídeos e etc, Tudo isso nos Planos Combo ou Ações