A crise está aí, é hora de comprar ouro?
Nos últimos dias, muitos investidores, vendo a bolsa e seus fundos de ações sentirem esse cenário de oscilação, têm nos perguntado, de forma recorrente, se é hora de comprar ouro, visto que é tido como o investimento ideal para a hora de grandes crises.
No decorrer do mês de agosto vimos algumas turbulências externas que movimentaram e derrubaram o nosso mercado, como questões políticas na Argentina, guerra comercial EUA X China, PIB fraco na Europa, entre outros.
O que aconteceu nos últimos anos
Se pararmos para pensar, sempre teremos motivos para ter medo:
O que dizer de 2015? Era a certeza de que viraríamos a Venezuela. O PIB deteriorado e a fuga de capital do Brasil destruíram o câmbio, juros e bolsa.
Em 2016, a bolsa fez a mínima em dólar e voltou para níveis de 1997, houve pânico com o Brexit e a eleição do Trump levando o S&P 500 para -5% no overnight.
Em 2017, o famoso Joesley Day que, para muitos, parecia o fim do Brasil.
Em 2018, presenciamos a Greve dos Caminhoneiros, corrida eleitoral conturbada e o medo dos EUA subir demasiadamente os juros.
[epico_capture_sc id=”2764″]
Como o ouro é visto
Ao longo de nossa jornada, na Carteira Z, percebemos que quanto mais um ativo ou produto sobe, seja ele qual for, maior é a sua procura. E qual o problema nisso?
Qual seria o preço de um seguro para o seu carro depois de batido?
Muitas pessoas pagam seguros há anos ou até décadas sem nunca ter usado. A grosso modo foi um dinheiro perdido, mas que trouxe (ou pelo menos deveria ter trazido) certo conforto psicológico, pelo fato de conferir proteção em caso de roubo ou colisão do veículo.
No mercado financeiro, o ouro é visto por muitos como o investimento ideal para suportar grandes crises, ou seja, seria uma espécie de seguro que estaria ali guardado esperando esses momentos atípicos para que faça sentido, é hora de comprar ouro.
Vamos transportar em números, exemplificando pelo Fundo Órama Ouro, que tem uma gestão passiva e somente acompanha a variação do ouro na BM&F (que é a cotação do ouro no mercado internacional e do dólar).
Comportamento do Fundo de Ouro
Veja abaixo como é o comportamento do ouro (através do fundo) ao longo do tempo:
Primeiro Período: 31-07-2008 a 30-12-2018
O Fundo teve criação em 31 de julho de 2008. Nesse mesmo ano, somente nos últimos 5 meses, a bolsa caiu 36.90%, enquanto o Fundo de Ouro subiu 10.28%.
2º Período: 01-01-2019 a 22-08-2019
Neste ano de 2019, até agosto, o fundo já rende mais de 36% contra 13.79% da bolsa.
3º Período: 30-12-2008 a 28-12-2018
Se formos considerar entre 30 de dezembro de 2008 a 28 de dezembro de 2018, vemos que, enquanto a bolsa subiu 134%, o fundo subiu, somente 65% (em 10 anos cheios).
Você tem dúvida que é hora de comprar ouro?
Tiramos algumas conclusões a partir disso:
- O ouro explode em momentos de alta volatilidade, ou seja, nos períodos em que o mercado age, prioritariamente na irracionalidade, mas, na maioria do tempo, o mercado está racional. Resumindo: no campo ilógico o ouro se beneficia;
- Não enxergamos o ouro (ou fundo de ouro) como um bom investimento de longo prazo, pois pode não apresentar um retorno superior aos indicadores de mercado ao longo do tempo;
- Se você se sente incomodado com fortes quedas e mesmo assim não abre mão de ter exposição em renda variável, o fundo de ouro pode ser uma boa opção, pois não há investimento melhor do que o de noites bem dormidas sem sobrecarga emocional, mas, nesse caso, é importante que o “seguro” seja inserido na sua carteira de forma permanente e não após grandes volatilidades, o que faria com que você estivesse desprotegido justamente quando fosse necessário; e
- Se você faz questão de possuir essa proteção, não achamos necessária uma exposição maior do que 5% do total do portfólio exposto a renda variável.
Nós, da Carteira Z e do Dica de Hoje, entendemos que as pessoas são diferentes e tentamos elucidar o cenário de uma forma simples e oferecer alternativas que contemplem os mais distintos perfis.
Por fim, em crises e quando os ativos estão depreciados é a melhor hora para que possamos reforçar nossas posições em renda variável. As gestões que estudamos e monitoramos na Carteira Z costumam aproveitar essas oportunidades de forma primorosa.
A máxima que acreditamos ser inabalável é a seguinte:
Compre ao som dos canhões. (Warren Buffet)
Atrevemo-nos a reforçar:
Compre ao som dos canhões, desde que você durma como um anjo.
Acesse
Se você quiser conhecer nossos relatórios, oferecemos duas opções através do Dica de Hoje:
Plano Mensal: https://app.monetizze.com.br/checkout/DSN37915 e o Plano Anual: http://mon.net.br/bln8a
Se você quiser conhecer e assinar somente a Carteira Z, aos nossos estudos e relatórios quinzenais, acesse: www.carteiraz.com/planos e ganhe também carteiras exclusivas Dica de Hoje.
Instagram: @carteira_z
Twitter: @ZattarRafael
Qualquer dúvida, sugestão ou críticas serão muito bem-vindas.
Abraços e bons investimentos.
RAFAEL ZATTAR