A EDP (ENBR3), empresa que atua em todas as áreas de negócios do setor elétrico brasileiro, recebeu uma comunicação de sua acionista controladora, EDP – Energias de Portugal, informando que realizou um protocolo perante a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) de pedido de registro de oferta pública para aquisição (OPA) da totalidade das ações ordinárias de emissão da companhia.
A informação consta em um fato relevante enviado ao mercado na madrugada desta quinta-feira, 2.
Segundo o controlador, o objetivo da operação é acelerar e reforçar a posição do Grupo EDP no Brasil uma vez que o referido ativo possui um alto valor agregado e estratégico ao negócio.
O preço atribuído pela EDP para cada ação objeto da OPA será de R$ 24,00 por ação, a ser pago à vista e em moeda corrente nacional, equivalente a um prêmio de 22,26% sobre o preço de fechamento por ação do pregão de 1 de março de 2023, de R$ 19,63.
O preço por ação poderá ser ajustado ainda por dividendos ou juros de capital próprio eventualmente declarados pela companhia; ou em decorrência da aprovação de grupamento ou desdobramento de ações de emissão da companhia, de acordo, inclusive, com os termos que serão previstos no instrumento da OPA.
O Banco BTG Pactual atuará como instituição intermediária da OPA, sendo responsável pela liquidação financeira.
O processo, lançado publicamente nesta quinta, tem um cronograma esperado de pelo menos 7 meses, e deve estar concluído até o final deste ano.
A operação da EDP no Brasil permanecerá sem qualquer alteração, destacou a EDP.
Fonte; Finance News
Veja as possibilidades de planos