Ainda que os dados de criação de vagas nos Estados Unidos em setembro tenham sido menores do que em agosto – o payroll divulgado nesta sexta-feira pelo Departamento de Trabalho mostrou a abertura de 263 mil vagas em setembro, ante 315 mil no mês anterior – o mercado de trabalho continua aquecido e isso vai manter o tom mais duro (“hawkish”) nos discursos dos integrantes do comitê de política monetária.
Para os analistas, o cenário mais provável continua a ser uma decisão de nova alta de 75 pontos base nos juros americanos na reunião de novembro, e outra de 0,50% em dezembro.
O banco de investimento JP Morgan diz em relatório que o crescimento ainda sólido do emprego, em combinação com uma queda na taxa de participação, não aponta para um grande relaxamento no mercado de trabalho.
A consequência é que os membros do Fed devem manter o tom ‘hawkish’ em suas comunicações, com pouco espaço para algum tipo de afrouxamento”, comenta Motta. O fruto siso será a continuidade do fortalecimento do dólar frente a outra moedas – pelo diferencial de juros – e quedas para os ativos de risco.
Fonte: Informoney
Veja as possibilidades de planos