Análise Fundamentalista: Investidor inteligente

0
102
analise-fundamentalista

 

Análise Fundamentalista pode ser definida como a determinação do valor presente de todos os pagamentos que os acionistas receberão por cada ação. Para isso, os analistas devem levar em consideração lucros e dividendos esperados pela empresa, expectativas econômicas e avaliação de risco da mesma.

Para alguns autores, a análise fundamentalista é inerentemente profética, pois o analista faz projeções que objetivam encontrar equações futuras para as curvas de oferta e demanda do mercado. O fundamentalista frequentemente visa obter o dueto: causa efeito de uma variável e seus impactos sobre o mercado, ou seja, preocupa-se em definir o motivo pelo qual os preços se direcionarão no futuro.

As definições podem estar direcionadas a determinado tipo de ativo, como uma análise sob a ótica do mercado de ações. O mercado acionário, exige um estudo aprofundado tanto da empresa quanto da economia, ao contrário dos outros ativos aos quais apenas os fatores direcionam as vezes à análise.

A análise fundamentalista tem em seu alicerce a análise de três fatores:

  • Análise da empresa;
  • Análise do setor da economia em que a empresa está inserida;
  • Análise geral da economia.

É essencial que estes três fatores sejam analisados, não importando a ordem de sua utilização.

 

O que é Análise Fundamentalista?

É o estudo dos fatores que afetam as situações de oferta e demanda de um mercado. Seu maior objetivo é determinar o valor intrínseco de um ativo de uma determinada empresa.

Através dessa análise, o analista está apto a comparar o preço encontrado com o preço do mercado e classificá-lo como sobreavaliado, com sinalização de venda, e subavaliado, com sinalização de compra, ou ainda que seu preço é condizente com o praticado pelo mercado.

Em vista disso, a análise fundamentalista define qual ativo deve ser comprado ou vendido. Ela geralmente está atrelada a grandes movimentos em longo prazo e não prediz o tempo certo para entrar ou sair do mercado.

 

O Valuation dentro da Análise Fundamentalista

Apesar do conceito de trazer um valor futuro a um valor presente ser muito simples, na prática ele pode ser complicado. Tudo isso, tem a ver com a ideia de juros e do valor do dinheiro ao longo do tempo (para saber mais sobre isso, clique aqui).

Mas qual ideia do valuation, afinal? Ideia é que o preço de uma ação reflete o quanto de dinheiro ela vai gerar no futuro para o acionista. E o preço reflete o valor presente dos fluxos de caixa da ação. Ou, falando mais simples, é uma estimativa de valor presente de todo o dinheiro que o acionista deve receber no futuro. E isso se reflete em diversos múltiplos da empresa, principalmente o Preço-Lucro.

Modelo de Dividendos Descontados de Gordon Uma das formas bem simples de se estimar o preço justo de uma ação é utilizar o modelo de desconto de dividendos de Gordon, que é o seguinte:

 

analise-fundamentalista

 

A ideia é trazer a valor presente e os dividendos que a ação produzirá no futuro, descontando eles a uma taxa de retorno adequada pro risco da ação (k), e uma taxa de crescimento dos dividendos adequada ao perfil da ação (g). Pode parecer difícil, mas a fórmula é super fácil. O mais complicado é definir as premissas dos cálculos. Em geral o ideal pra determinar o preço atual é olhar um bom histórico, mínimo de 5 anos, pra tentar estimar o futuro.

 

Características principais da Análise fundamentalista:

  • Tentar medir o valor intrínseco de um ativo, ou seja, determinar um valor adequado que reflita a situação da empresa no presente e as suas expectativas futuras;
  • O valor intrínseco inclui fatores difíceis de quantificar como o posicionamento da empresa no mercado;
  • Estudar as questões relativas à economia e perspectivas do setor a que pertence a empresa;
  • Avaliar como ocorre o gerenciamento da empresa em relação à concorrência e aos resultados financeiros obtidos, que culminarão no lucro/ação.

 

Para que serve a Análise Fundamentalista?

 

analise-fundamentalista

 

Utilizando a análise fundamentalista conseguirá definir um preço justo (margem de segurança) para as ações analisadas. Isso representa uma grande vantagem, uma vez que, os preços das ações muitas vezes são negociados por valores muito diferentes dos fundamentos das empresas, podendo estar:

  • Sobrevalorizando: indica que você deve vender as ações;
  • Subvalorizando: indicando que você deve comprar as ações;

Assim, nem é preciso falar que uma análise fundamentalista bem feita pode render ótimas oportunidades de investimento e fazer seu dinheiro crescer.

Foi assim que grandes investidores atuais, como Warren Buffet e George Soros, construíram suas fortunas e obtiveram tanto sucesso no mercado financeiro.

 

Análise Quantitativa x Análise Qualitativa

 

analise-fundamentalista

 

Para entender de um jeito simples, podemos dizer que a análise quantitativa é tudo aquilo que podemos avaliar numericamente. Já a qualitativa, leva em conta tanto o cenário micro e macroeconômico da empresa.

A avaliação da empresa é baseada em dados quantitativos e qualitativos. Na quantitativa, destacam-se os números sobre pagamento de dividendos, dados das demonstrações financeiras das empresas, margens operacionais, etc.

Já na qualitativa, leva-se em conta a qualidade de gestão e administrativa da empresa, estrutura do conselho administrativo, política de governança, reconhecimento de marca, capacidade de gerar receitas ao longo do tempo, Market Share no setor etc.

Dessa forma, são avaliados os resultados financeiros, como a empresa remunera seus acionistas(quantitativa), mas também quem são aqueles que fazem parte do conselho da organização, qual é a presença de marca (reconhecimento) da empresa (qualitativo).

 

Valor Intrínseco

Um dos principais conceitos da análise fundamentalista é o valor intrínseco. Trata-se de uma projeção do comportamento da ação com o objetivo de chegar no preço real da ação. Ou seja, quanto ela realmente deveria estar valendo no mercado. Esse conceito é também chamado de preço justo.

De uma forma bem simplista, isso significa que uma ação com preço justo de R$30,00 que está cotada a R$25,00, possui potencial de valorização.

 

FCD – Fluxo de Caixa Descontado

O valor justo das ações que comentamos acima, se define pelo valor presente de seus fluxos de caixa futuros.

O cálculo do valor intrínseco de um ativo é feito com base na avaliação dos números da empresa e suas projeções. Possui como principal instrumento o FCD (Fluxo de Caixa Descontado).

O FCD é uma projeção daquilo que a empresa poderá produzir no futuro, com os descontos do tempo que isto levará e dos riscos assumidos.

 

Análise das Demonstrações Financeiras

Toda empresa deve por lei publicar informações operacionais. E para análise fundamentalista os principais dados da demonstração financeira que nos interessa são:

  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstrativo de Resultado do Exercício;
  • Demonstrativo de fluxo de caixa.

Quer ter acesso a nossas carteiras de Ações?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente e conheça as carteiras da Área de Membros!

 

Indicadores da Análise Fundamentalista

Os principais indicadores diretos que influenciam os investidores na decisão de aquisição ou venda de uma ação com a Análise Fundamentalista são:

  • O beta com o índice da bolsa (movimento da ação em relação ao movimento do índice);
  • O preço da ação no mercado;
  • O lucro por ação;
  • O índice preço/lucro;
  • O índice preço/valor patrimonial da ação;
  • O índice dividendo/preço de mercado da ação;
  • O índice dividendo/lucro-pay-out;
  • O índice preço/fluxo de caixa operacional.

 

Conclusão

Análise fundamentalista pode parecer complexa, porém ser criterioso e desenvolvê-la de forma correta aumentam as chances de um retorno maior no futuro sobre o investimento.

Conhecer a empresa a qual está adquirindo a ação é extremamente importante pois a saúde financeira do negócio é quem irá proporcionar uma projeção de ganhos futuros e evitar os prejuízos.

Os indicadores servem como suporte para a tomada de decisão onde o investidor pode minimizar os riscos e tomar as atitudes corretas.

Finalizo com uma sugestão de leitura do livro “ O Investidor Inteligente” de Benjamin Graham, o qual pode ajudar a todos os novos e experientes investidores.

Para finalizar vem a grande novidade da semana, um curso completo de Análise Fundamentalista.

Nosso Analista CNPI e criador do Canal Dica de Hoje Daniel Nigri revela como avaliar Empresas na Bolsa de Valores de forma Profissional, mesmo que você não tenha experiência com Ações.

Aproveite e se inscreva no curso http://mon.net.br/dldfl

 

Marcelo Rabinovici