Como começar a investir ?

0
128

Como começar a investir ?

A pergunta acima é a que os iniciantes mais fazem para mim. Todos têm vontade de investir ainda mais em um cenário atual que a renda Fixa tem rendido tão pouco. Aos poucos, com o nosso trabalho e de muitos outros educadores financeiros, esse cenário tem mudado e mais pessoas estão migrando para a Renda Variável. Mas, a verdade é que não adianta começar de qualquer jeito, caso contrário você corre o risco de em alguns meses ou anos estar repetindo aquelas frases que todos sem experiência falam.

 

“Bolsa de Valores é Jogo”

“Eu já investi em Bolsa e é um Cassino”

 

Até por não entender o próprio mercado de ações, o brasileiro, prefere apenas a caderneta de poupança como forma de investimento com segurança mesmo no longo prazo. Recente pesquisa da Anbima comprova isso, com 88% dos brasileiros afirmando o exposto acima.

Ou seja, o que falta no Brasil é Educação Financeira. E hoje eu tive uma idéia. Ao invés de eu Daniel escrever sobre o que é necessário para começar a investir, eu chamei o Willian Wohlers, ex-feirante que começou a investir em 2002, e que hoje pode dizer que é um milionário e que tem uma vida de padrão alto e independente financeiramente graças aos investimentos em ações. O meu objetivo é mostrar que esse mercado é acessível a qualquer um. Não são necessários cálculos complicados nem análises complexas.

 

Vamos então a resposta dele:

 

Will, O que é preciso para começar a investir em ações?

 

É uma pergunta recorrente nos dias de hoje. Na minha humilde opinião, tem algumas etapas primordiais para se começar a investir, mesmo que seja em renda fixa, como o tesouro, ou bolsa de valores ( minha modalidade preferida). 

 

Definitivamente, o autoconhecimento é o primeiro fator e mais importante. Afinal,  sem um plano ou um projeto e uma meta você não sairá do lugar. Tente ser o mais franco com sua vida:  

– O que eu devo?  Quanto custa minha vida? O que me deixaria satisfeito a longo prazo?  

 

Não seja o investidor que não aguenta correr 100 metros. Investir na bolsa de valores tem que ser encarado como uma maratona rumo a liberdade financeira. 

 O segundo fator importante é ter todas as informações sobre sua atual vida financeira na ponta de lápis. Por quê? A sua capacidade de investir vai depender de um orçamento verdadeiro e bem feito sobre sua vida.

 O terceiro fator é conseguir o quanto você quer se dedicar para esse sonho ou a sua qualidade de vida. Por exemplo, eu comecei a perceber que meus sonhos iam se tornando mais reais à medida que eu conseguia me organizar melhor. Principalmente quanto ao ponto de conseguir mais receita de dividendos. Começar a investir todos podem, mas de forma certa, você evita perder tempo e dinheiro. 

 

Volatilidade do Mercado 

 A verdade é que poucos, ou melhor, quase todo mundo pode conseguir. O imediato, a volatilidade do mercado no caso da bolsa de valores, e não ter metas bem definidas podem tirar você desse jogo antes que você se torne parte do mercado .

 Resumindo, o investir é para todos sem dúvida, mas infelizmente não são todos que querem pagar o preço para obter o melhor que o processo de investir tem a oferecer: Invista, mas seja no mínimo honesto consigo mesmo, sempre .”

 Queria agradecer ao Will pela resposta e dizer que não faltam exemplos de pessoas que tinham muito pouco ou quase nada e que investindo em Renda Variável depois de 20 anos ou 30 anos, passaram a ter um grande patrimônio. A característica principal dessas pessoas é a disciplina e o foco, e também, como o próprio Will citou, o autoconhecimento.

Semana que vem de 08/04/2019 a 11/04/2019, eu, Daniel Nigri, analista CNPI, estarei realizando uma série de vídeos gratuitos que trataremos desde a saída das dívidas até o começar a investir propriamente dito, mas só vai conseguir assistir aos vídeos quem estiver inscrito em nossa lista porque os vídeos serão enviados por e-mail. Se você quer assistir aos vídeos gratuitamente, clique aqui e inscreva-se em nossa página.

PRMEIROS-PASSOS_INSIDE_BLOG

 

Vem aí

Um dos vídeos eu adianto para vocês que será uma entrevista ao vivo com o André Santos, um pedreiro que há dois anos começou a guardar dinheiro, mesmo tendo uma renda pequena e está começando a trilhar o mesmo caminho de sucesso do Will. O mercado é para todos! Clica no link acima e inscreva-se

E para ficar mais fácil essa transição para você, eu, Daniel Nigri, William Wohlers e a Patrícia Rossari estamos lançando semana que vem um Curso, chamado Primeiros Passos, voltado desde o público iniciante que ainda não é investidor até o investidor iniciante que ainda não tem uma estratégia definida e está perdendo dinheiro.

O curso começará a ser vendido no dia 09/04 terça feira para o público geral, mas quem estiver no Grupo de Whatsapp exclusivo do curso, receberá mais informações sobre o curso, além de uma oferta com um desconto muito especial e com parcelamento sem juros na segunda feira dia 08/04/2019. Esse desconto de pré-venda é apenas para quem estiver no grupo. Como o whatsapp tem um limite de 250 pessoas não deixe para depois, pode ficar cheio e você precisar comprar pelo preço cheio depois. Clique aqui para entrar no Grupo de whatsapp.

 

Caso você tenha dificuldade para se inscrever tanto na Semana Primeiros Passos ou no link do whatsapp, nos contacte em [email protected]

 

Abraços e Bons Investimentos

 

 

Daniel Nigri e William Wohlers