Normalmente, falamos sobre mercado financeiro por aqui. Mas, hoje, resolvi trazer um conteúdo diferente, finanças pessoais. Sabemos que para investir é preciso ter dinheiro, logo, é crucial que o indivíduo que planeja começar a investir saiba gerenciar bem o seu dinheiro.
Analisando alguns dados do Raio X do investidor de 2022, um levantamento realizado pela Anbima, encontrei um gráfico muito interessante que mostra de onde veio o dinheiro economizado pelos brasileiros neste ano. Assim, por meio das informações expostas, notei alguns pontos interessantes. Observe:
Fonte: Raio X do investidor 2022
Em primeiro lugar, representando 44% do total, notamos que “diminuir gastos/deixei de sair” foi – de longe – a atitude que melhor permitiu com que os brasileiros poupassem dinheiro. Em seguida, “evitar compras desnecessárias” e, depois, “controlar despesas” foram os mais representativos do gráfico. Juntas, essas três condutas foram responsáveis por 83% do dinheiro economizado pelos brasileiros.
O que podemos aprender com isso?
Ao meu ver, entendo que a maior parte dos brasileiros não economiza dinheiro porque opta por realizar mais desejos de curto prazo do que de longo prazo.
Como os dados apresentados nos mostram, se as pessoas diminuíssem um pouco as saídas e outros gastos, parassem de comprar itens desnecessários e controlassem um pouco melhor suas despesas, certamente, já seriam capazes de economizar muito mais dinheiro.
Todos esses, na maioria das vezes, são desejos imediatistas: Ifood várias vezes na semana, comprar coisas por impulso durante um passeio no shopping, fazer compras parceladas no cartão, contratar serviços que podem ser feitos sozinhos por preguiça, dentre outros.
Claro, não julgo pessoas que têm o capital necessário para ter todas essas atitudes que citei acima, afinal, ela trabalhou para isso e hoje desfruta. O grande problema é ter esse tipo de comportamento e ficar com as contas apertadas no final do mês.
Diante disso, trago um método simples e eficaz para que quem leia este artigo e deseje economizar mais possa utilizá-lo.
Chamo este método de “Método da Garrafa”. Basicamente, ele consiste em dividir seu orçamento mensal em 50%, 30% e 20%, sendo cada um destes um segmento no qual você gastará seu dinheiro. Observe:
Explicando: 50% do seu orçamento mensal deve ser utilizado para cobrir todas as suas despesas (moradia, contas, alimentação, academia, internet, etc). 30% deve ser guardado para seus investimentos/economias e 20% você tem a liberdade de gastar com o que quiser (compras, restaurantes, viagens, festas, etc.).
É uma maneira simples de fazer uma organização inicial e começar a controlar suas finanças. Ao utilizar este método, sem dúvidas, você já estará dando um belo passo no controle das suas despesas.
Agora, envie este artigo para um amigo ou amiga que precisa ler tudo isso e conhecer este método!
Grande abraço, João Pedro Mello
Veja as possibilidades de planos