O Custo do Aprendizado

0
284
custo-do-aprendizado-capa

O Custo do Aprendizado

 Caros investidores e seguidores do Dica de Hoje, estou tendo uma grande oportunidade de compartilhar o aprendizado que tive nos últimos anos, principalmente depois que conheci e comecei a acompanhar o trabalho desta equipe de perto.

Meu nome é Saimon, sou trabalhador portuário há mais de 15 anos, sempre tive o hábito de poupar boa parte do meu salário, muitas vezes sido chamado de mão de porco, mas não sabia como investir o dinheiro além da poupança.

Logo no final do último ciclo de alta da bolsa de valores, comecei a me interessar pelo mercado financeiro. Comecei pelo pior caminho possível, pois até então, estava sendo o único que não ganhava dinheiro com isso, todos com quem comentava sobre bolsa de valores já estavam ricos, ou pareciam estar.

Tudo papo furado!

Durante o período de 2008 a 2013, em que me recordo, fiquei na ilusão do trade e da especulação, ou de encontrar um macaco invertido nos gráficos dos ativos. Fiz tudo que não se deve fazer no mercado de capitais e derivativos. Foi o preço da ignorância que paguei, tentei de tudo, e quebrei a cara muitas vezes, mas não desisti e fui em busca de como ganhar dinheiro ou sobreviver no meio dos tubarões selvagens.

Descobri então através de muitas leituras que a mudança de mentalidade é mais importante do que a rentabilidade dos investimentos, porém o processo é lento, e o foco então passa a ser no longo prazo.

Acumulando ativos

A acumulação em ativos com bons fundamentos deve prevalecer, e conforme você busca conhecimento as coisas começam a mudar, pois existem infinitas estratégias que você adota e assim começa a moldar seu perfil.

Logo que comecei a assinatura da Dica de Hoje (clique aqui para conhecer os planos), entendi muito bem a lógica da gestão de portfólio, era o que eu tinha acabado de estudar através de livros, pois até então não tinha encontrado cursos sobre gestão ativa de patrimônio.

A primeira turma de análise fundamentalista surgiu, mas não estava com tempo e prioridade para me dedicar e deixei passar essa oportunidade. Logo que terminou este curso, Daniel e a equipe elaboraram um novo, em complemento ao anterior, então saiu o curso “Geração de Renda” e tive o prazer em participar da primeira turma. Foi a confirmação de que o caminho adotado nas minhas estratégias estava certo. Fiz alguns ajustes na estratégia de acordo com o que eu estava aprendendo, e o resultado apareceu.

A disciplina e o foco na hora de fazer os aportes foram cruciais. Entender os períodos de drawdown dos ativos, fazer ajuste de preço médio para abater nos impostos, gerar renda com títulos do tesouro, entender o ciclo dos juros, dobrar rendimento dos proventos tendo a disciplina dos reinvestimentos, além de todo feedback, acompanhamento e disposição da equipe. Foi um curso muito satisfatório, não vi uma pessoa criticando no grupo de alunos que ficou após o final do curso, todos se envolveram e começaram a praticar os métodos aprendidos.

 

Resultado Financeiro, na prática.

custo do aprendizado

 

Um ajuste aqui, outro ali, conforme o tempo passa e o conhecimento adquirindo começa a ser praticado, o resultado foi um crescimento patrimonial de quase 32%. isso só é possível se você focar e ter disciplina. Botar em prática o mais rápido possível esse conhecimento absorvido.

 

Quer ter acesso a nossas carteiras de Ações?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente e conheça as carteiras da Área de Membros!

 

 

A alocação atual do portfólio está configurada desta forma:

30% em títulos do tesouro, 20% Fundos, 20% Fiis, 20% Ações, 10% outros.

custo-do-aprendizado-02

Fonte: O autor

 

RESULTADO NOS FIIs

Como o nome do curso é “Geração de Renda”, vale destacar que aprimorando a estratégia e praticando o ensinado, consegui um retorno bem interessante nos proventos da carteira de Fiis. É possível perceber no gráfico abaixo que o crescimento dos proventos recebidos foi de 45% desde janeiro até dezembro, ou seja, eu devo dobrar o rendimento neste ano se manter a disciplina dos aportes.

 

custo-do-aprendizado-03Fonte: O autor

 

RESULTADO NAS AÇÕES

Na classe de ações, nota-se que não tem muita constância e sequência no crescimento, pois tem ativos em que alguns meses não pagam proventos, mas tem meses que pagam demais. No total do ano eles praticamente são iguais, a margem de diferença fica próxima de 10% de acordo com minhas anotações, vamos ver se para 2019 será parecido.

 

SACADA DE MESTRE

Aprendemos também a estacionar o dinheiro, pois existem períodos em que os ativos sofrem o drawndon, e é aí que o investidor tem que ter a paciência e saber estacionar o capital para poder manter o equilíbrio no portfólio, pois não adianta comprar a todo momento, precisa ser paciente, se na carteira não tiver ativos desequilibrados, você vai aprender a aguardar o momento para ter novas compras de um determinado ativo.

custo-do-aprendizado-04

CONHECIMENTO NUNCA É DEMAIS

Para finalizar, gostaria de deixar bem claro que, com o conhecimento adquirido, você aprende a se comportar de forma completamente oposta do que a manada faz. Você começa a entender o sentimento de mercado e passa a antecipar os fatos.

Não perca a oportunidade de aprender. Separe uma parcela do aporte e invista em conhecimento, pois existem infinitas possibilidades, basta adequar ao perfil de cada um.

Todos pensamos diferente e por isso o mercado é insano e não leva desaforo para casa. Quando o assunto é dinheiro, o desinformado vai sofrer, a volatilidade vai fazer com que o dinheiro troque de mãos, o impaciente vai dar dinheiro para o paciente.

Para quem não me conhecia, sou um investidor independente e articulista do blog 500 pratas. Lá eu compartilho minhas experiências, de anos de investimento, e um pouco do meu conhecimento que, por sinal, devo grande parte aos cursos do Daniel e equipe. Para quem quiser acompanhar meus artigos clique aqui.

E caso você tenha perdido a LIVE que fiz com o Daniel, clique nesse link.

 

“Evitar erros catastróficos é mais importante do que construir o portfólio perfeito”

 

Link de Divulgação

Link Assinatura Membro Gold

Abraços,

Saimon Rijo