Diferença entre valor e preço: Investidor, entenda isso de uma vez por todas

0
282
preço-valor-capa

Diferença entre valor e preço: Investidor, entenda de uma vez por todas

 

Apesar dos termos serem parecidos, Preço e Valor são conceitos completamente diferentes, mas que impactam diretamente o mercado. Entender a Diferença de valor e preço é fundamental.

Usados como jargões, mesmo que de modo equivocado, entender mais sobre o assunto é indispensável para bons resultados.

 

O que é Valor para você?

Confunde-se muito, às vezes, o real sentido da palavra “preço” com o sentido da palavra “valor”,Até porque, muitas vezes a palavra valor já é de costume para perguntas de pagamento. Você sabe qual é a diferença?

Preço está relacionado com o pagamento feito por você, pode ser justo, caro ou barato.

A palavra preço está muito relacionada com pagamento, uma transferência de ativos pelo seu preço financeiro.

Valor está relacionado com a riqueza que tal ativo possui. Este ativo pode ser de pouca riqueza agregada ou ser muito rico. Pode também ter um potencial de valorização imensurável.

Ao adquirir um investimento, por exemplo, um lote de ações, observe se ela possui muito potencial de valorização ou não.

Para não pagar caro por um bem de pouco valor. Um bom exemplo para o caso de ações é a comparação do preço com o Valor Patrimonial. Sabe o que significa?

Imagine que uma empresa chamada ABCD vale R$ 1 bilhão de reais, e essa empresa decidiu emitir 25% de seu valor em ações. Então, a empresa irá destinar 250 milhões de reais para essa operação. Para continuarmos nosso raciocínio, imagine que a empresa ABCD decida dividir esses 250 milhões de reais por 25 milhões de títulos em partes iguais (ação da empresa). Realizando a conta descobriremos que cada ação terá um Valor de 10 reais na hora da emissão.

Conta:     250.000.000 de reais = 10 reais / ação

25.000.000 de ações

 

 

Conclusão

Esse seria o Valor da ação, já que seria uma pequena parte da empresa.

Agora se na hora de você comprar essa mesma ação da empresa ABCD, ela estiver por R$ 8 reais, você estará realizando uma barganha.pois o preço dela está subvalorizado em relação ao valor que ela possui de fato, logo, se você comprar por 12 reais, você está pagando um preço mais caro por um ativo que possui um valor menor que o preço pago.

 

Entendeu a diferença de Preço para Valor no mercado de ações?

“O preço é o que você paga, valor é o que você leva. ”-Benjamin Graham

O segredo dos investimentos é descobrir o valor de alguma coisa, e então, pagar muito menos por ela.

Na escolha dos melhores investimentos, conte conosco para te ajudar com nossa assessoria.

Ao adquirir bens de muita valorização ou com grande potencial de valorização com um preço muito baixo, consequentemente, suas chances de multiplicar seu capital são gigantes.

 

Quer ter acesso a nossas carteiras de Ações?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente e conheça as carteiras da Área de Membros!

 

A filosofia de investimento em valor criada por Benjamin Graham

Diferente da especulação, que é a base do investimento feito através da análise técnica, onde o objetivo principal é lucrar com a diferença entre os preços de compra e venda.

Graham acreditava que os preços não eram as melhores estimativas para o valor real de uma ação.

De acordo com sua teoria, os preços, além de refletirem as expectativas dos investidores a respeito de uma empresa, refletem também os seus medos e ansiedades.

Exemplo: imagine que os investidores estão apreensivos quanto ao que às decisões que a presidente do Brasil possa tomar com relação ao mercado financeiro. Dessa forma, notícias que não tenham relação com o mercado financeiro, mas que possam ser interpretadas de forma negativa pelos investidores, podem produzir quedas nos preços de algumas ações.

 

O conceito de “Sr. Mercado” criado por Benjamin Graham

preço valor

 

Essa ideia de Benjamin Graham quer dizer que os preços poderiam sofrer oscilações que não estivessem, necessariamente, ligadas a fatores práticos.

A essas oscilações nos preços das ações Graham deu o nome de “Sr. Mercado”. Na verdade, o que ele queria dizer era de que o mercado financeiro age, muitas vezes, como uma pessoa, que tem seus medos e desejos.

Então, quando os preços das ações aumentam muito ou caem muito, eles refletem muito mais as emoções dos investidores, do que informações e dados concretos a respeito das ações e do mercado financeiro, e não captam completamente o valor real da ação.

 

O valor real (ou justo) de uma ação e a base do investimento em valor

Quando se fala no valor “justo” de uma ação, muita gente imagina que isso seja o valor do Patrimônio Líquido de uma empresa dividido pelo número de ações em circulação no mercado (menos as que estão em tesouraria). Porém, o conceito de valor criado por Benjamin Graham é mais profundo e abrangente.

Diferente da análise técnica, onde os dados passados são utilizados para tentar prever o futuro, a filosofia de investimento em valor criada inverte essa lógica. Para Graham, o preço da ação de uma empresa deve refletir a expectativa que os investidores têm para os lucros futuros que essa empresa irá apresentar (na verdade, representam a expectativa futura para os fluxos de caixa da empresa).

A expectativa de lucros futuros da empresa é fundamental, pois é com base nela que os investidores se planejam para receber seus dividendos. Por isso, está expectativa é muito importante. Ela influencia o preço que o mercado dá para uma ação.

 

O valor da paciência: investir sem pressa pode render um bom dinheiro

Nos últimos dois anos, o número de pessoas físicas na bolsa de valores deu um salto de mais de 20%, e segundo dados da BM&F Bovespa. Desde a euforia da era Lula, quando os CPFs registrados chegaram a saltar mais de 50% em um ano, não se via tanta empolgação de investidores individuais em relação ao mercado de capitais.

Em busca de dinheiro rápido, muitos desses investidores de primeira viagem não ponderam os riscos envolvidos e acabam não suportando as oscilações características da renda variável. Às vezes a pessoa física entra de maneira impulsiva, quando tudo está indo bem e segue recomendações de pessoas – ‘Ah, o fulano me indicou isso!’ – sem ter noção nenhuma de análise.

Existem várias estratégias, mas todas compartilham de uma característica: a paciência.

Em vez de apostas ousadas, preconizam escolhas criteriosas.

Para decidir o que comprar ou vender, não levam em consideração boatos e notícias, e sim análises de balanços das empresas.

As dezenas de operações de compra e venda diárias dão lugar a poucas transações por ano. E, principalmente, em vez do enriquecimento instantâneo, pregam o crescimento gradual do patrimônio, com o reinvestimento do que se ganha ao longo dos anos.

 

Seu investimento tem que desenvolver Valor!

 

Norteado pelo que foi visto até aqui é provável que você já tenha concluído uma coisa bem simples:

Ter valor é algo muito, muito mesmo, importante para um investimento!

Desenvolver e agregar valor para cada investimento significa ter sempre bons resultados em longo prazo.

Uma empresa que consegue entregar valor para o cliente está menos preocupada com a composição de preços, pois podem arriscar margens maiores de lucro.

 

E sabe por que?

Porque o cliente pagará o preço de etiqueta sem questionar! Ele quer ou precisa do produto – ou do serviço.

Atingir esse patamar não é para todos, mas aqueles que decidem investir em agregar valor não se arrependem.

Um investimento inteligente é aquele que lhe traz uma sensação contínua de satisfação e segurança.

E não o assusta nas crises e que não lhe toma muito tempo para que você se atualize sobre ele.

Essas características são encontradas em qualquer mercado, e cabe ao investidor experimentá-las e aprová-las.

Se você quer conhecer mais sobre estratégias inteligentes nas diferentes formas de investimentos disponíveis, torne-se membro Gold Dica de Hoje, acessando um material diferenciado, o Conteúdo é atualizado constantemente para que o usuário esteja sempre por dentro das estratégias oferecidas.

 

Confira o meu artigo, onde falo sobre os Quadrantes da Riqueza.

Confira nossa nova Área Primeiros Passos é um espaço se conhecimento.

 

Lembrando que Membro Gold tem sempre uma condição especial nos cursos do canal e outras vantagens.

Plano Mensal

Plano Anual 

 

Marcelo Rabinovici

Educação Financeira