Piores erros em 2019 que você não pode cometer

0
273
piores-erros-em-2019

OS 3 PIORES ERROS EM 2019 QUE VOCÊ NÃO PODE COMETER  – CARTEIRA Z

 

Há 3 dias da virada do ano, saiba os 3 piores erros que você não pode cometer em 2019.

Enfim, chegamos aos últimos dias de 2018. Eventos importantes não faltaram: greve dos caminhoneiros, guerra comercial entre as maiores economias do mundo, eleições no Brasil, alta record no dólar, etc.

Não temos controle sobre eventos externos, mas temos domínio sobre como reagimos a eles.

Comece o ano de 2019 com o pé direito se tornando membro Gold, acesse esse link.

Durante o presente ano, respondemos muitas perguntas e vamos enumerar 3 erros recorrentes que percebemos em muitos investidores:

 

Foco no Curto Prazo

O sobe e desce no curto prazo tem muito mais origens emocionais do mercado, do que de fato os riscos corporativos em seus investimentos.

Recebemos muitos questionamentos desesperados de pessoas que aportaram em ações ou em fundos de ações e obtiveram retornos negativos em 2 ou 3 meses.

Esse curto período não é parâmetro para definir um investimento.

Trata-se de um erro muito comum. Inclusive, há pessoas que possuem alguma experiência no mercado e, mesmo assim, não focam no longo prazo.

Para que um case se consolide, muitas vezes é necessário algum tempo, que pode variar entre semanas, meses ou até anos.

 

 

Quando o mercado está em baixa, os produtos retornam para a posse daqueles que realmente são seus proprietários.

 

Como diz o bilionário Luiz Alves, gestor do Alaska Black:

“In bear markets, stocks return to their rightful owners”. JP MORGAN.

 

As 3 coisas mais importantes para investir são:

 

  • Foco pra não se distrair com bobagens;
  • Curiosidade para aprender tudo sobre tudo; e
  • Paciência Infinita.

 

Se você é do tipo que não tem paciência pra suportar apenas alguns meses de turbulência, repense se a renda variável é para você.

 

Diversificação

piores-erros-em-2019-02

 

 

Esse tópico é muito simples na teoria, mas a ambição faz muitas pessoas olharem retornos passados de um fundo ou ação e investirem uma parte alta do capital, com a ilusão de que isso vá se repetir no futuro. Não se iluda. Manter alta performance infindável é impossível.

É comum alguma Seleção Mundial ganhar a Copa do Mundo por várias vezes consecutivas?

É necessário que se estude sobre as opções que existem, horizonte necessário da aplicação, balanceamento de carteira e, principalmente, investir naquilo que você conhece bem, como diz Peter Lynch.

Um dos maiores erros é investir em um produto olhando somente a rentabilidade passada.

 

Perfil

piores-erros-em-2019-03

 

Investir sem respeitar o seu próprio perfil é algo que pode ser sufocante.

Recebemos recentemente o seguinte questionamento:

“Zattar, me ajude: estou encantada com o Fundo Alaska Black. A rentabilidade está sensacional. Acha que devo investir? Atualmente tenho dois fundos de renda fixa e Tesouro  IPCA 2035 para aposentadoria”.

Veja o perigo: Provavelmente o perfil dessa investidora é conservador, visto que possui somente aplicações do gênero. O que ela não sabe é que quanto mais um produto/fundo/ação sobe, a assimetria começa a se inverter. Ou seja, a chance de cair é maior. Nada sobe indefinidamente, nem cai ininterruptamente. Se a pessoa não respeita o seu perfil, e quer ganhos fazendo uma aposta, será frustrante se ela não se consolidar e se, por acaso, der certo será ainda pior, pois, provavelmente, da próxima vez a aposta será dobrada e o tombo poderá ser maior.

Por isso, não recomendamos uma aposta em um determinado produto, mas é preciso uma montagem de uma carteira de fundos e/ou de ações, que funcionará como uma equipe: com defesa, meio e ataque.

Acredito que todo bom investidor já cometeu ou pensou em cometer alguns desses erros.

E você? Já cometeu algum desses? Espero que esse artigo possa ser útil para que você não cometa os piores erros em 2019.

 

Para se tornar membro Gold e ter acesso a essa análise e muitas outras acesse: plano anual; e plano mensal.

Para conhecer a Carteira Z e ter direito a relatórios quinzenais, além de atualização periódica das Carteiras, acesse: https://www.carteiraz.com/planos.

 

Abraços e bons investimentos.

Rafael Zattar

 

 

Artigo anteriorEternit : Resumo dos Resultados de ETER3 do 3T18
Próximo artigoVocê ganhou ou perdeu nesse ano?
Rafael Zattar, Administrador de Empresas, Pós graduando em Gestão Pública e especialista em fundos de investimento. Ele se encantou pelo mundo dos fundos de investimento pela possibilidade de poder estudar as melhores gestões e selecionar a nata desse universo e, ao mesmo tempo, ajudar as pessoas a focarem em suas atividades profissionais para turbinar os aportes acompanhando as análises da Carteira Z. Apaixonado pela família, a sua avó Zenilda é o amor de sua vida e a inspiração de todos os dias. Tem como companheira de vida e parceira Stella e filho da batalhadora Silvia e sua irmã Carla, analista do Ministério Público, além de sua melhor amiga, é a revisora dos textos da Carteira Z.