Deixa eu te mostrar uma coisa:
Lembra disso? Agora, veja mais essas:
Onde quero chegar? Muitos investidores viram seus rendimentos da carteira de ações e FIIs caírem consideravelmente em 2020.
Para quem ainda não está na fase de usufruto, isso é apenas uma diminuição pontual e que não fará tanta diferença. No entanto, para aqueles que já não trabalham mais e estão aposentados, essa redução pode gerar problemas significativos.
Imagine você com 80 anos de idade vivendo dos rendimentos das suas ações e fundos imobiliários que acumulou durante toda uma vida quando, de repente, vê seus rendimentos caírem 30%, 50%, ou até 100%.
Os boletos continuam chegando, a fatura do cartão de crédito também, e ambos não vão esperar seus proventos voltarem ao normal ou a crise passar para te cobrarem. O que você faz?
Só existe uma opção: vender ativos.
Eis que surge mais um problema: os ativos desvalorizaram 30%, 40%, 50% por conta da pandemia. E agora? Você se desfaz das suas ações e joga fora boa parte do seu patrimônio?
Lembre-se que você não tem mais renda ativa. Então, como fará para recompor o patrimônio e voltar a ter os rendimentos necessários? Afinal, como você vendeu suas ações e FIIs, agora seus dividendos estão menores.
Entendeu como a situação é complicada?
Agora, você deve estar pensando: ok, não dá para depender só das ações e dos fundos imobiliários, o que faço então?
Diversifique! Nesse mesmo ano, por exemplo, mesmo com a crise, a renda fixa continuou pagando os cupons. Ou seja, se uma parte do seu dinheiro estivesse nela, não só a queda da bolsa te afetaria menos como você teria uma redução muito menor nos rendimentos.
Além disso, você poderia ter ações internacionais também. Em 2020, o dólar disparou (+28,9%) e o S&P500 também teve uma ótima performance (+16,3%). Logo, a queda da bolsa brasileira também teria sido, pelo menos em parte, compensada por essa alta do exterior e o seu patrimônio, menos prejudicado.
Viu como essa ideia de ficar comprando ações e FIIs não funciona para quem quer, um dia, viver de renda passiva? Tenha um pouco de cada coisa que você estará bem preparado para esses imprevistos.
Inclusive, se esse é o seu objetivo, sugiro conhecer o combo Renda Total. Lá você tem carteiras com todos esses ativos geradores de renda para você já montar um portfólio focado em renda passiva diversificada.
Grande abraço,
João Pedro Mello
Veja as possibilidades de planos
Você pode ter acesso a todas as carteiras de ações e todas as análises, vídeos e etc, Tudo isso nos Planos Combo ou Ações