Quadrantes da Riqueza! Em qual deles você está?

0
392
quadrantes-da-riqueza-capa

Quadrantes da Riqueza! Em qual deles você está? – Série Primeiros Passos

 

Nesse artigo, falaremos sobre os quadrantes da riqueza e quero provocar em você uma reflexão sobre os caminhos que você escolheu e poderá tomar na sua vida.

Diante de tantas opções, por que você faz o que faz? Você está fazendo o que gosta de fazer? E agora, o que você vai fazer com isso?

 

Os 4 quatro quadrantes da riqueza:

quadrantes-da-riqueza-1

 

No livro “O Negócio do Século XXI”, Robert Kyosaki diz que existem 4 caminhos que você pode seguir: funcionário, autônomo, empresário e investidor.

Ele então divide esses perfis em quadrantes e descreve as características de cada um.

Segurança: A Mentalidade do Empregado

Um emprego estável com bons benefícios. A isso se resume a filosofia do empregado. Ele busca segurança acima de tudo e opta pelos caminhos de menor risco. Trata-se do quadrante com os valores mais familiares para a maioria de nós, já que somos preparados por anos para assumir tal posição.

Se você decide falar com uma pessoa com essa mentalidade sobre novos negócios e investimentos, a primeira coisa a que ela se atenta é à possibilidade de perda. Seu grande objetivo não é o ganho, mas a manutenção do que recebe por seus esforços como trabalhador.

Dessa forma, ele prefere deixar de explorar oportunidades do que “colocar em jogo” os recursos que já possui ao seu dispor. Assim ele mitiga as possibilidades de perdas, mas deixa de explorar o potencial financeiro utilizado pelos donos de empresa e investidores.

 

Independência: A Mentalidade do Autônomo

Geralmente, quando o empregado se cansa da rotina, do trabalho em equipe, onde ele é apenas mais uma parte do time, e do conjunto de regras envolvidos em se trabalhar na empresa de outra pessoa, ele se torna o autônomo. Orienta-se a uma mudança profissional devido à sua vontade de ter independência em suas ações e decisões.

Talvez pareça uma boa ideia a princípio: ele se torna “dono do próprio nariz”.

Um olhar mais cuidadoso, contudo, mostrará que ele continua sujeito a rotinas extenuantes, uma vez que seu fluxo financeiro dependente inteiramente do tempo trabalhado.

Geralmente pessoas desse quadrante não confiam em outros para realizarem trabalhos por eles e se sentem orgulhosos por suas habilidades técnicas.

O problema é que eles não têm desenvolvido o lado da liderança e da gestão de outras pessoas, dificultando o crescimento de seu fluxo financeiro.

 

Construção de Riqueza: A Mentalidade do Dono de Empresa

O terceiro quadrante é aquele que apresenta maior capacidade de envolvimento das pessoas na busca de seus objetivos. Os donos de empresa reconhecem o valor de outros indivíduos para a concretização daquilo que desejam e articulam as habilidades alheias da maneira como lhes convém.

Dessa maneira, ele produz riqueza a partir da soma de capacidades das equipes que constitui. Assim, seus rendimentos não estão atrelados apenas ao tempo que ele passa produzindo, mas ao trabalho de outros indivíduos sob sua liderança. As possibilidades de crescimento se tornam muito mais amplas.

Outro aspecto que chama atenção nesse quadrante é a consciência da importância de trabalhar com pessoas mais inteligentes do que si mesmo. O orgulho do dono de empresa não está em ser o que mais entende sobre um certo assunto, mas em trabalhar capacidades alheias para alcançar os objetivos do negócio.

 

Liberdade: A Mentalidade do Investidor

A mentalidade do último quadrante é bem simples de entender: o dinheiro trabalha a meu favor.

Sua satisfação está ligada aos lucros que recebe a partir dos recursos financeiros que possui. Dessa maneira, ele estrutura suas fontes de riqueza em função dos retornos sobre os investimentos que realiza.

A grande preocupação desse quadrante é alocar seu dinheiro de maneira inteligente, de forma que ele produza resultados positivos. Assim, a liberdade financeira se baseia em deixar que a própria riqueza gere um fluxo retroalimentado de enriquecimento.

Da mesma forma que no caso do dono de empresa, os lucros obtidos não estão diretamente associados ao volume de trabalho realizado. O fator determinante é a capacidade de alocar recursos de maneira eficiente, fazendo com que eles produzam os rendimentos que se deseja.

quadrantes-da-riqueza-2

Quem é Você no Jogo dos Quadrantes? Conseguiu achar seu quadrante

Os quadrantes não são sobre dinheiro. Você pode ficar rico em qualquer um deles, seja funcionário, autônomo, empresário ou investidor.

O que está em jogo é algo muito mais importante do que dinheiro.

Estou falando do seu futuro profissional ou financeiro.

 

Eis as 3 coisas que definem seu futuro:

  1. O quadrante que você está hoje
  2. O quadrante que você gostaria de estar
  3. As escolhas que você fará daqui para frente

 

 

Quer ter acesso a nossas carteiras de Ações?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente e conheça as carteiras da Área de Membros!

 

 

Conseguiu achar seu quadrante:

 

E aí, em qual quadrante você está e para qual quadrante você está indo?

Pare agora e reflita sobre as escolhas profissionais que você tem feito.

Suas respostas às oportunidades que aparecem todos os dias têm te levado para mais perto ou mais longe dos seus objetivos?

O que você pode fazer hoje para mudar essa situação?

Trabalhe para você mesmo e não para o dinheiro.

“Ouço coisas como: … “gosto desse emprego porque ele é seguro” em lugar de perguntas como “o que estou perdendo aqui? ””

Robert Kiyosaki, capítulo 2 de Pai Rico Pai Pobre

Uma lição que o autor dá é referente a treinar nossa mente para vislumbrar oportunidades, que segundo ele são vistas primeiro pela nossa mente e não pelos olhos, para isso nossa mente precisa ser treinada para reconhecer boas oportunidades financeiras.

Confira nossa nova Área Primeiros Passos é um espaço se conhecimento.

 

Se você quer aprender mais sobre Educação Financeira e investimentos ideal em seus objetivos, torne-se membro Gold Dica de Hoje, acessando um material diferenciado, o Conteúdo é atualizado constantemente para que o usuário esteja sempre por dentro das estratégias oferecidas.

Lembrando que Membro Gold tem sempre uma condição especial nos cursos do canal e outras vantagens.

Plano Mensal 

Plano Anual

 

Marcelo Rabinovici

Educação Financeira