A CARTEIRA Z TE LEVA À COPA DO MUNDO NO QATAR

0
57
copa do mundo no qatar

A CARTEIRA Z TE LEVA À COPA DO MUNDO NO QATAR

Antes que você pense que nós vamos pagar a sua passagem, estadia e ingressos para a Copa do Mundo no Qatar, saiba que essa não é uma promoção imperdível. Meu sobrenome é Zattar, de origem árabe, e o Qatar, como vocês sabem(ou não), faz parte da Costa Nordeste da Península arábica. Mas o que isso quer dizer?

Nada!

Vamos ver como o seu próprio esforço e um planejamento inteligente poderá te levar à próxima Copa.

Essa semana um membro gold, se você ainda não é membro gold clique aqui para se tornar um, e também amigo, chamado Everton, fez-me o seguinte questionamento:

“Zattar, tenho interesse em ir para a Copa do Mundo em 2022 com a minha esposa e filha. Disponho de 25 mil reais atualmente, para esse fim, e gostaria de alocar em fundos. Qual seria uma alocação interessante no meu caso, visto que preciso de previsibilidade?”

 

Bom, na realidade, algumas pessoas já fizeram questionamentos similares com esse mesmo objetivo. Então, vamos fazer algumas breves simulações com o intuito de ajudar o nosso amigo Everton.

 

Como você deve saber, as Carteiras Z são compostas com as seguintes alocações:

  • Carteira Z LIGHT- Uma carteira com 3 fundos para quem valoriza a subida crescente e constante e não quer se expor a oscilações significativas. A média de retorno esse ano chega próximo a 130% do CDI e a volatilidade em torno de 0,26%.
  • Carteira Z PLUS- Aqui o investidor aceita um pouco de volatilidade para alcançar retornos um pouco maiores. A média de retorno em 2018 está próxima a 140% do CDI com volatilidade média de 2.50%. A carteira possui 5 fundos.
  • Carteira Z MEDIUM- A exposição nesta Carteira já é considerável. Precisamos de algumas proteções, pois alguns fundos investem parte em renda variável. A carteira busca um retorno aproximado de 150% do CDI, e a volatilidade média é de 7,50%.
  • Carteira Z HARD- Visa o longo prazo (acima de 5 anos) e é indicada ao investidor que tem boa tolerância a risco. A volatilidade é levemente inferior ao do Ibovespa, por conter proteções com fundos descorrelacionados ao nosso índice. Em 2018 a rentabilidade, até o dia 30 de julho, é de aproximadamente 15%, contra cerca de 5% do IBOVESPA.

 

Quer ter acesso a nossas carteiras de Ações?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente e conheça as carteiras da Área de Membros!

 

As Carteiras que foram montadas são apenas ilustrações visando auxiliar o investidor a escolher fundos com boas gestões e montar sua própria carteira. É sempre bom lembrar que resultados passados não são garantia de rentabilidades futuras.

Acreditamos estar dentro do princípio da razoabilidade uma volatilidade de baixa a moderada para um horizonte de 4 anos ou menos, pois imagine o seguinte cenário:

Você decidiu em 2014 ir à Copa da Rússia, em 2018, e com isso apostou em fundos de ações para alcançar o seu objetivo.

 

Vamos separar os 4 anos em dois períodos de 2 anos:

copa do mundo do qatar

copa do mundo qatar

 

Veja que de 2014 a 2016, apesar de os fundos analisados terem vencido o Ibovespa, a média entre eles foi baixa, e apenas o Dynamo, (fundo mais defensivo – na cor vermelha) rendeu de forma mais satisfatória (132% do CDI).

Como estaria o psicológico do Everton e de sua família se tivessem amargado esses resultados nos primeiros anos de planejamento de sua tão sonhada viagem?

copa do mundo qatar

copa do mundo qatar

 

Nos dois anos seguintes: 2016 a 2018, tivemos uma forte alta da bolsa. O fundo Dynamo, no período, perdeu para o índice por ser mais defensivo, mas o ARX e o Alaska ganharam com uma folga incrível.

A família de Everton ficaria extremamente feliz com essa reviravolta, mas será que valeu a pena?

O que você prefere? Um voo que chegue mais rápido a seu destino com turbulências ou um voo tranquilo que possa levar mais tempo?

Cada pessoa terá uma resposta, mas é certo que, quando há um prazo determinado, o mais prudente seja utilizar os recursos destinados a tal fim com parcimônia.

Levando em consideração a média entre as Carteiras Z menos agressivas, o retorno aproximado seria de 140% do CDI e, tendo como base a média dos próximos 4 anos, imaginando a SELIC a CDI a 8%, chegaríamos à média de 11,20% a.a. e, descontando o i.r. de 15%, 0,75% a.m, e  chegaríamos ao seguinte valor:

copa do mundo qatar

Veja que em 4 anos, investindo 25 mil, Everton conseguiria quase 11 mil de rentabilidade líquida e, deveria se planejar para ir à Copa com esse valor de pouco menos de 36 mil reais, ou então fazer aportes adicionais, caso necessite de um valor maior.

Para um investidor de perfil agressivo, e que entenda os riscos que está correndo, não é errado procurar fundos mais agressivos, como fundos de ações, porém, deve-se ponderar se realmente vale a pena correr os riscos inerentes a tal escolha.

Se quiser saber mais detalhes sobre a nossa alocação de fundos e para ter acesso a todo o material disponível, você pode se tornar um Membro Gold, através do link.

Para ter Acesso à Carteira Z com todas as carteiras e Recomendações acesse:https://www.carteiraz.com/planos

Abraços e bons investimentos,

Rafael Zattar