Será que os Fundos recomendados pela Rico para 2018 são bons?

0
67

SERÁ QUE OS FUNDOS RECOMENDADOS PELA RICO PARA 2018 REALMENTE SÃO BONS?

fundos-recomendados-pela-rico-capa

 Gostaria de começar agradecendo a repercussão do primeiro relatório Carteira Z aberto e gratuito, se não você não leu pode acessar através desse link, no qual elucidei que é possível, com metodologias relativamente simples, alcançar resultados altamente satisfatórios com fundos de investimento e apresentei em primeira mão as Carteiras Z, indicadas para cada perfil de investidor.

Recentemente a corretora Rico, que tem em torno de 200 mil clientes, encaminhou um comunicado por e-mail indicando alguns fundos de investimento descritos abaixo, e iremos, a partir de indicadores, analisar se realmente os produtos são de qualidade:

 

Fundos multimercados indicados pela RICO:

 

ADAM MACRO STRATEGY, MAUÁ MACRO e XP MACRO.

fundos-recomendados-pela-rico

Fonte: verios.com.br

 

O Adam Macro Strategy é um fundo bem recente e preferimos, pelo efeito comparativo e para ter um histórico maior, utilizar como referencial o Adam XP MACRO que tem um posicionamento parecido, mas com posições em renda variável internacional e sem posições de juros no Brasil.

Comparamos um período de 19 meses (em que os referidos fundos existiam), e adicionei um fundo que considero interessante para confronto com os indicados pela RICO.

Queria ressaltar que um fundo Macro define as estratégias de aplicação baseadas na antecipação de movimentos macroeconômicos que determinem os preços futuros dos ativos, seja este de juros, câmbio, moedas, renda fixa. Suas posições são direcionais e de longo prazo. É importante que a gestão tenha experiência para adotar medidas certas para as ocasiões certas.

 

Repare no gráfico acima que as curvas dos fundos macro são similares e retratam os movimentos pertinentes a cada período.

Verifique a caída abrupta em maio de 2017, mês da famosa delação de Joesley Batista. Nenhum deles resistiu, porém uns foram mais amortecidos em virtude das estratégias adotadas, outros menos.

O Canepa Macro conseguiu no período analisado no gráfico a média de 176% do CDI, com uma gestão altamente ativa, tendo como gestor o renomado Alexandre Póvoa, autor do famoso livro VALUATION e COMO PRECIFICAR AÇÕES, entrevistado dia 21 de dezembro de 2017 pela Carteira Z, dissertando sobre o cenário esperado para 2018.

No próximo relatório você poderá conferir a interessantíssima entrevista de Alexandre, em sua área gold, se você não é assinante poderá assinar acessando o link, (PLANO MENSAL), ou (PLANO ANUAL).

Observamos também que o risco menor encontrado é do próprio CANEPA, o que o faz ter um índice sharpe maior (maior retorno com o menor risco).

O gestor consegue com menos esforço atingir melhores resultados do que seus pares.

O fundo CANEPA MACRO já foi mencionado no hangout com Daniel Nigri, no dia 13 de novembro, e encontra-se nas Carteiras Z PLUS E Z MEDIUM.

Não achamos que os fundos recomendados pela RICO são más indicações, as gestões são competentes, porém precisamos peneirar e comparar estratégias similares e alertá-los sobre a qualidade de outros produtos em que confiamos.

Abaixo fiz uma tabela informando a quantidade mínima de aporte inicial de cada fundo e os aportes adicionais, além de indicar onde são oferecidos:

 

FUNDOS MACRO
APORTE

INICIAL

APORTES ADICIONAISLIQUIDEZONDE ENCONTRO?
XP MACRO10000500D+30XP
MAUÁ MACRO FIC FIM*50001000D+30EASYINVEST-ÓRAMA- GENIAL-XP
ADAM MACRO STRATEGY250005000D+31XP
CANEPA MACRO250005000D+16ÓRAMA
  • Na XP o fundo que está aberto é o Mauá Macro XP FIC FIM, que é similar.

 

Pra terminar gostaria de analisar os dois meses mais críticos do ano para verificar a resiliência dos fundos Macro supracitados nesse artigo:

fundos-recomendados-pela-rico-03fundos-recomendados-pela-rico-04

 

Em maio, com a queda sistemática da maioria dos fundos, verificamos que o Canepa foi o que menos sentiu caindo quase 400% menos do que o Mauá, e, em novembro, mês em que todos os fundos macro comparados caíram, ele subiu 0,34%.

Deixamos claro que não se trata de recomendação, porém procuramos analisar os cenários para trazer para os subsídios necessários para uma escolha qualitativa e fundamentada.

Não perca o nosso próximo relatório Carteira Z.

 

Para virar membro GOLD e ter acesso às informações,

clique aqui para o plano mensal

ou aqui para o plano anual com desconto 

 

Você terá o conteúdo completo dos relatórios e vídeos do mercado de ações DICA DE HOJE além dos Relatórios Carteira Z de Fundos de Investimentos.

 

A Carteira Z deseja a todos boas festas e um ano de 2018 repleto de saúde e sucesso, e que possamos cuidar do nosso futuro a partir de agora, que essa promessa se concretize e estaremos aqui trazendo nossa visão e perspectivas para auxiliá-lo em sua caminhada.

 

Vamos juntos!

Abraços.

Rafael Zattar