Me lembro como se fosse ontem: dezenas de “gurus” de finanças nas redes sociais exaltando o IPCA+6%, chamando-o de o melhor investimento do mundo. Era quase um consenso: algo assim era imperdível, tão raro que você deveria vender sua casa, seu carro, e colocar tudo nele.
E o resultado? Pois é… O que já parecia bom ficou ainda melhor para alguns, mas para o Brasil, a situação só piorou.
Uma das lições mais valiosas do mercado financeiro é que ele não perdoa e ensina rápido. Este ano, por exemplo, os investidores aprenderam da forma mais difícil que, sim, sempre dá para piorar — e que a ideia de “comprar no fundo” é apenas uma ilusão para a maioria.
Vamos ver, então, como uma pessoa que comprou IPCA+6% pode ter perdido até 10% em apenas 3 meses usando o Tesouro IPCA+2045 como exemplo:
De julho a agosto, as taxas do Tesouro IPCA+ começaram a cair, fazendo o preço dos títulos subir. Imagine, então, um investidor que ainda não havia aproveitado o famoso IPCA+6% e resolveu fazer um grande aporte, acreditando em uma marcação a mercado rápida para lucrar.
E o resultado? Uma desvalorização de 10% em apenas 90 dias.
E isso considerando uma taxa de 6%. Quem comprou a 5,5%, por exemplo, está sofrendo ainda mais. E nem estamos contabilizando a volatilidade, que causa grandes dores de cabeça, especialmente para aqueles que concentram demais suas posições.
Em resumo:
- IPCA+6% pode ser ótimo, mas é volátil, e o retorno garantido só acontece no vencimento.
- Nunca compre um título de renda fixa que você não possa segurar até o vencimento.
- Nenhum ativo justifica uma alta concentração (exceto, talvez, o CDI).
- Fazer timing de mercado não funciona; você provavelmente não vai acertar o fundo.
Sempre reforçamos aqui a importância da diversificação e de uma alocação estratégica para obter melhores resultados com menor risco. Ficar correndo atrás da “oportunidade da vez” leva a esse tipo de perda.
Aliás, o Ibovespa, neste momento, acumula uma queda de 3,69% no ano. Ou seja, há muitos investidores que concentraram suas carteiras no Tesouro IPCA+ e, ironicamente, estão perdendo mais do que se tivessem investido na bolsa.
E um recado final: com as taxas subindo novamente, já vemos investidores se empolgando com o IPCA+7%. Não caiam nessa armadilha. Diversifiquem sempre, porque o futuro, ninguém prevê.
Veja as possibilidades de planos
Você pode ter acesso a todas as carteiras de ações e todas as análises, vídeos e etc, Tudo isso nos Planos Combo ou Ações
Pagina com os planos de assinatura
Grande abraço,
João Pedro Mello