Eu sou analista de renda-fixa aqui no Dica de Hoje há mais de 1 ano. Nesse período eu já percebi que as pessoas “só olham” para a renda-fixa quando a bolsa está caindo. Se a bolsa estiver subindo, esquece, ninguém quer saber de renda-fixa.
Mas hoje eu quero mostrar pra você que isso é um erro, independente se você possui um perfil mais arrojado ou mais conservador.
E aqui, vou evitar ao máximo complicação, eu quero ir direto ao ponto: historicamente, o melhor ativo do Brasil foi o atrelado ao IPCA, tanto em comparação com outros ativos de renda-fixa, como contra a própria bolsa.
Primeiro, vamos olhar a comparação abaixo, retirada do site da Toro Investimentos, em que mostra que o Ibovespa teve um retorno maior do que a inflação entre 2000 e 2022:
Fonte: Toro Investimentos
Repare que aqui a comparação é apenas do Ibovespa com a inflação, sem envolver qualquer outra remuneração junto com a inflação.
Abaixo essa outra comparação mostra que o CDI, no mesmo período, teve mais que o dobro da remuneração do Ibovespa:
Fonte: Toro Investimentos
De fato, o CDI foi o grande “campeão” do período. Porém, se a gente “criar” agora o título IPCA+6%, que é a taxa da NTN-B 2045 nesse momento, ela no mesmo período teria ganho também do CDI: 1.377% x 1.261%.
Mas por que teríamos que criar esse título?
Em 2000 ainda não eram negociadas as NTN-Bs, que são os títulos do governo atrelados à inflação e, por isso, não conseguimos ver quanto de fato elas seriam negociadas naquele momento.
Entretanto, as NTN-Bs começaram a ser negociadas em 2002 e as taxas, dos prazos longos, eram superiores a IPCA + 9%, portanto, caso de fato esses títulos existissem em 2000, muito provavelmente eles teriam uma remuneração superior até os 6%, o que mostra que eles teriam sido os grandes vencedores nessa comparação.
De toda forma, não sabemos como serão os próximos anos, mas o histórico nos mostra que ter títulos atrelados ao CDI e ao IPCA foram boas escolhas no passado.
É então para você pegar todo o seu dinheiro e comprar renda-fixa?
Também não, renda variável possui riscos maiores e, em várias janelas, vai ter um retorno maior que muitos títulos de renda-fixa.
Porém, renda-fixa no Brasil tem ótimos retornos, além de uma certa estabilidade. Apenas em casos extremos você verá seus ativos de renda-fixa caírem de 30% a 50%, por exemplo, o que acaba acontecendo com mais frequência em renda variável em função de sua volatilidade.
Portanto, o recado final é: eu não sei se você é um investidor conservador, moderado ou até mesmo arrojado, mas eu sei que a renda-fixa cabe na sua carteira.
Para te ajudar nessa missão, estamos com a Black Friday do Dica de Hoje e, apenas nessa semana, você consegue ter acesso às nossas recomendações de renda-fixa com um desconto que nunca tivemos antes. Clique aqui e aproveite!
Abraços e bons investimentos,
Raphael Rocha.
Black November
Essa semana estamos com uma oferta Incrível para assinar Renda Fixa Global
Link https://go.hotmart.com/T55719181B?ap=4506