Não tenho dúvidas de que você já se fez essa pergunta, afinal, quando começamos a investir, o que mais ouvimos é que a diversificação é fundamental para reduzir o risco da carteira e maximizar o retorno. Estou correto?
O problema é que poucos te dizem COMO fazer isso. Mas, não se preocupe, hoje eu vou te ensinar o princípio básico da diversificação e você nunca mais irá esquecer.
Primeiramente, vamos desmentir uma afirmação amplamente disseminada: diversificação não tem a ver com quantidade de ativos na carteira. Quer saber por quê? Veja o exemplo abaixo:
Qual carteira está mais diversificada? A ou B?
Concorda comigo que, apesar de ter metade do número de ativos que a carteira A, a carteira B está mais diversificada? Vamos entender o motivo disso.
Diversificação tem a ver com descorrelação ou correlação negativa entre ativos.
Particularmente, para montar uma carteira diversificada, eu gosto de negócios que em um mesmo cenário, um se beneficia e outro se prejudica (correlação negativa).
Por exemplo, pense nas Lojas Renner (LREN3), uma varejista de vestuário. Um dos principais custos que a Renner possui é o algodão, o qual ela utiliza na fabricação de suas peças.
Sabendo disso, quanto maior o preço do algodão, pior para a Renner, pois seus custos ficaram maiores e comprimirão suas margens. Concorda?
Bom, agora pense na SLC Agrícola, uma produtora de soja, milho e algodão. Para essa empresa, quanto maior o preço dessas três commodities, melhor para ela, afinal, ela poderá vender seus produtos por um preço maior! Isso aumentará sua receita e suas margens, exatamente o contrário do que aconteceu na Renner, certo?
Esse é um exemplo de duas empresas negativamente correlacionadas, pois em um mesmo cenário (alta do preço do algodão), uma se beneficia (SLC) e outra se prejudica (Renner).
Em suma, diversificação não tem a ver com número, mas com a correlação entre os ativos da sua carteira. Para ter uma carteira diversificada, procure por negócios que, em um mesmo cenário, um se beneficia e outro se prejudica.
Fez sentido?
Grande abraço, João Pedro Mello
Participe do Intensivo Geração de Renda e transforme a sua vida com uma estratégia de investimentos comprovada: https://lp.dicadehoje7.com/intensivo-gr/
Veja as possibilidades de planos