Pesquisar

Coeficiente Beta: É um indicador importante?

O Índice Beta é um importante indicador financeiro.

Ele nos permite diferenciar ativos defensivos de ativos agressivos.

Em épocas de crise, por exemplo, é preferível ter ativos mais defensivos em sua carteira de investimentos.

E é através do índice beta que você poderá separar o nível de risco dos ativos.

Como usá-lo?

O beta é utilizado pelo investidor como uma medida de risco, ele vai indicar quanto o seu portfólio ou sua ação está exposta ao mercado. Se o investidor quiser ações ou fundos com menores exposições ao mercado deverá buscar betas mais baixos, se quiser aumentar sua exposição às variações do mercado deverá manter ativos ou portfólios com betas mais altos.

Como o índice beta funciona?

O índice beta funciona com base em uma relação que demonstra a volatilidade do ativo quanto ao indicador de referência. Como risco e retorno são proporcionais, um resultado maior nesse índice pode indicar um potencial ampliado de ganhos.

Quando se trata de ações, a metodologia normalmente envolve o Ibovespa, que é utilizado como o benchmark. Todos os cálculos, portanto, são feitos para entender qual é o comportamento do ativo em relação à movimentação do principal indicador de ações do mercado brasileiro.

Para tanto, o cálculo é dado pela seguinte fórmula:

Índice beta = Covariância do retorno do ativo / Variância do retorno de mercado

Interpretação do resultado

A partir disso, é necessário compreender como fazer a avaliação. O primeiro resultado possível é o beta menor que 1. Nesse caso, dizemos que o investimento é defensivo, ou seja, tem menos risco/volatilidade que o indicador.

Se uma ação tiver índice beta de 0,6, por exemplo, significa que quando o Ibovespa varia 10%, o ativo tem uma flutuação de 6%.

Outra possibilidade é o beta maior que 1. O ativo que apresentar tal resultado é considerado agressivo e tem mais volatilidade que o índice de referência. Se uma ação tiver índice beta de 1,3, significa que ela varia 13% quando o Ibovespa tem uma alteração de 10%, por exemplo.

Já no caso de o índice beta ser igual a 1, ele é considerado neutro. Portanto, a variação do ativo é equivalente à do índice. O último caso é o índice beta negativo. Ele indica uma descorrelação com o indicador. Então, é sinal de que se o Ibovespa subir, o ativo cairá — e vice-versa.

Mas como é Calculado?

A fórmula do Índice Beta é bem simples:

Beta = Covariância entre o Retorno do Ativo e do Mercado / Variância do Retorno do Mercado

Ou desta maneira:

onde:

  • βa = Beta
  • ra = Retorno do Ativo
  • rp = Retorno do Portfólio (Também pode ser usado como rm = Retorno do Mercado)

No Excel a fórmula utilizada é:

=covar(retornos do mercado;retornos do ativo)/var(retornos do mercado)

Nota: Você deve colocar os retornos diários e não os preços dos ativos para calcular o Beta.

Índice de Treynor essencial para o cálculo do Beta

Desenvolvido por Jack Treynor, o Índice de Treynor (também conhecido como “índice de recompensa por volatilidade”) está disponível juntamente com várias outras medidas de retorno ajustado ao risco sob o cabeçalho “MPT Statistics” no item “Ratings and Risk” guia para cada fundo mútuo.

Como as outras métricas de risco/retorno que discutimos até agora, o Treynor tenta medir o quão bem um investimento compensou seus investidores devido ao seu nível de risco. O Índice de Treynor depende do Beta, que mede a sensibilidade de um investimento aos movimentos do mercado, para medir o risco. A premissa subjacente ao Índice de Treynor é que o risco sistemático – o tipo de risco inerente a todo o mercado (representado pelo Beta) – deve ser penalizado porque não pode ser diversificado.

Como lembrete, o Beta tenta avaliar a variação de retorno de um investimento em relação aos movimentos amplos do mercado. Um Beta baixo indicaria duas coisas sobre um investimento – primeiro, que o investimento foi menos volátil que o mercado e, segundo, que o fundo corre menos riscos com menor potencial de retorno. Por outro lado, um Beta alto implicaria que um investimento tem alto risco em relação ao mercado, mas também tem maior potencial de retorno.

Como é Calculado Índice de Treynor

O Índice de Treynor baseia-se em três números: o retorno médio aritmético do fundo em um período específico, o retorno médio aritmético de um investimento sem risco nesse mesmo período e o Beta do fundo durante esse período.

Para calcular os retornos excedentes do fundo, o retorno médio do ativo sem risco é subtraído do retorno médio da carteira. Para chegar ao Índice de Treynor, dividimos esse número pelo Beta do fundo, que é calculado comparando os retornos excedentes do fundo sobre os títulos do Tesouro durante um determinado período com os do benchmark.

E a Usabilidade do Beta

Basicamente, podemos dividir o Beta em 3 categorias:

Beta Alto : Beta > 1

Beta Neutro : Beta = 1

Beta Baixo : Beta < 1

Conclusão

Concluindo todo o raciocino sobre o índice Beta vimos que ele é um indicador muito utilizado pelo mercado financeiro de investimentos.

Além de estar aliado a estratégias de investimentos que fazem com que o investidor alcance o sucesso.

O Índice Beta, assim como qualquer outro Índice não tem a capacidade de prever o futuro.

Portanto, é preciso lembrar que ele mede a sensibilidade histórica (no caso deste estudo 3 anos) entre o retorno de um ativo e o mercado.

Ao longo do tempo vai encontrar o Beta adequado para seu perfil.

A estratégia de montar carteiras defensivas ou agressivas através do Beta para diferentes cenários inclui um fator bem pessoal.

Você pode ter acesso a todas as carteiras de ações e todas as análises, vídeos e etc, Tudo isso nos Planos Combo ou Ações, quer outras possibilidades? Confira nossos planos de assinatura.

Pagina de Planos

Pesquisar

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL