Pesquisar

A Guerra Ucrânia x Rússia: Como afeta o sistema produtivo

A escalada nos últimos dias do conflito já vinham redesenhando as expectativas da comunidade internacional, e a leitura de que as ameaças do presidente russo, Vladimir Putin, de um ataque militar à Ucrânia poderiam evoluir para uma guerra se concretizou.

Alguns dias atrás escrevi um artigo descrevendo os risco e consequências de uma eminente ocupação. Vou deixar o link aqui para quem não leu.

Link do artigo

Nesse artigo vamos destacar os principais efeitos desse conflito.

Inflação e Juros no brasil e EUA

O aumento no preço do petróleo impacta diretamente na inflação mundial e, consequentemente, na brasileira, que já vem sofrendo uma alta desde o ano passado. A alta nos preços dos combustíveis no Brasil impacta na inflação e dificulta o trabalho do Banco Central de conduzir os preços para as metas de inflação.

Já vivenciamos há cerca de um ano um movimento forte de inflação global, impulsionado por um grande estímulo monetário do começo do fim da pandemia. Esse movimento se fortalece ainda mais com as incertezas em relação à crise na Ucrânia e crescimento constante dos preços do barril de petróleo

Os últimos acontecimentos já colocam dúvidas, por exemplo, no tamanho da alta que o Federal Reserve (BC dos EUA) pode anunciar em março, quando o mercado espera um anúncio de aperto monetário.

A guerra efetiva deve ter impactos significativos sobre a inflação global, que já está elevada, o que colocará o Fed numa encruzilhada e BC também.

Agronegócio

Enquanto há uma série de sanções contra a Rússia e o país produz muitos grãos, vai ter que comprar em outro lugar. Particularmente para os produtos da Rússia, o mais importante para nós é o milho, usado muito mais como ração animal.

O conflito já tem feito os preços futuros de commodities agrícolas, em especial trigo e milho subir e a tendência é que os produtores acompanhem a alta, seja para vender no mercado externo ou interno.

O agronegócio pode ter perdas dependendo do impacto das sanções do Ocidente contra a Rússia no comércio de fertilizantes. Os fertilizantes são o produto que a gente mais compra da Rússia, com todas as sanções, particularmente no SWIFT, um sistema de pagamento de contratos, essa importação será dificultada. O cenário, portanto, seria de encarecimento de custos de produção, afetando as margens dos produtores.

O Brasil produz soja, mas, antes de o grão ser plantado, o país importa fertilizantes da Rússia (e outros países) para preparar o solo e aumentar a produtividade do plantio.

Dependência de fertilizantes

A balança comercial do Brasil com a Rússia é concentrada em poucos produtos nas duas pontas, e há uma dependência da importação de fertilizantes, insumo fundamental para a produção agrícola brasileira, enquanto o comércio exterior com a Ucrânia é pulverizado e sem riscos estratégicos.

Rússia e Bielorrússia (Belarus) atendem metade da importação brasileira de cloreto de potássio, tipo de fertilizante com poucos fornecedores mundiais. O Brasil importou US$ 5,7 bilhões da Rússia no ano passado, dos quais 62% de fertilizantes (incluindo o potássio).

Problemas com o fornecimento da Bielorrússia já começaram no ano passado, e a expectativa é que uma parte dessa importação possa ser direcionada do Canadá, mas a margem é pequena.

Pela dependência, o impacto na oferta de fertilizantes para o Brasil está sendo monitorado.

Incerteza sobre as safras de trigo e milho

Além do impacto sobre os fertilizantes, o cenário do conflito ainda está muito nebuloso para estimar riscos de produção da próxima safra de trigo e milho na Rússia e Ucrânia.

O estoque de commodities agrícolas já estava baixo no mundo, o que explica os preços elevados, em máximas históricas.

Essa situação, associada à expectativa de uma menor disponibilidade de trigo e milho pelos dois países em conflito, que são grandes produtores, deve ter um impacto positivo no preço destes grãos no mercado internacional e interno.

Além disso, Ucrânia e Rússia são responsáveis por 80% das exportações globais de óleo de girassol, e os temores na oferta devem elevar a demanda por outros óleos vegetais, o que favorece a cadeia da soja no Brasil

Dólar

O primeiro impacto de uma crise como a da Ucrânia seja a alta do dólar, com os investidores fugindo para ativos mais seguros devido ao aumento de incertezas. Entretanto, ela acredita que esse movimento não reverterá a tendência de valorização do real nas últimas semanas.

Temos todo o movimento de commodities e somos um grande exportador, então vai trazer um benefício. É improvável que, por esse motivo, o dólar volte aos patamares do segundo semestre de 2021

Países emergentes, como o Brasil, tendem a sofrer mais em cenários de maior aversão ao risco, com reflexos na taxa de câmbio, na bolsa e em outros ativos. Apesar disso, o que se observa no Brasil atualmente é um movimento grande de fluxo de capitais estrangeiros, isso acontece primeiramente por conta da alta da taxa Selic, impulsionada pelo Banco Central para tentar frear o aumento de preços, que garante maior perspectiva de lucro aos investidores.

Comoodites

A Rússia é atualmente um dos maiores produtores de petróleo do mundo, com capacidade de produção de mais de 10 milhões de barris por dia. O país é ainda o maior fornecedor de gás natural da Europa, responsável por cerca de 40% do abastecimento total do continente. Além da própria possibilidade de um confronto militar, a imposição de sanções contra bancos, empresas e empresários russos poderia paralisar a produção e a exportação de petróleo.

Alta de commodities e pelo fluxo de investidores globais saindo da Rússia e da Ásia e procurando outros mercados emergentes. O mercado brasileiro pode seguir tendo uma performance boa, não necessariamente subindo, mas caindo menos do que outros mercados.

Conclusão

Os preços da indústria brasileira, que já estavam pressionados por causa do dólar muito caro até dezembro e pela persistente escassez mundial de insumos, também devem sofrer novo impacto com a alta da moeda americana.

Instabilidade afeta o crescimento a depender do tamanho da guerra, o impacto sobre a confiança econômica pode ser grande e se estender por pelo menos alguns meses, o que reduziria as perspectivas de crescimento econômico.

Veja as possibilidades de planos

Tenha acesso aos melhores relatórios escritos por nossos experientes analistas

Pagina de Planos

Pesquisar

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL