Pesquisar

Por que o preço do barril de petróleo é tão relevante para a inflação?

Desde o início de 2021 estamos vivendo um ciclo de alta das commodities, o qual fez com que a matéria prima necessária para a fabricação de diversos produtos ficasse mais cara e, com isso, o preço final dos produtos, também. No entanto, um dos maiores contribuintes para essa escalada da inflação brasileira foi, de longe, a alta do barril de petróleo.

A questão é, por que o barril de petróleo influencia tanto nos preços dos produtos e, portanto, possui um dos maiores pesos na cesta inflacionária?

Quando tratamos do Brasil, um dos pontos mais interessantes a serem observados é a distribuição do sistema logístico brasileiro. Por meio dele, podemos compreender melhor o motivo pelo qual o barril de petróleo e seus derivados são tão importantes no preço dos produtos e na inflação. Observe:

Fonte: Agência Brasil

Tendo em vista os dados expostos por este gráfico, podemos inferir que o sistema logístico Rodoviário se destaca frente aos outros. Apenas a parte rodoviária representa 65% de toda a logística do nosso país. Sendo assim, você já deve imaginar a dependência que possuímos do preço do combustível, não é?

Todo produto comprado, seja do fornecedor ou do consumidor final, precisa contar com um custo quase que indispensável, o frete. Por conseguinte, o preço cobrado pelo frete, naturalmente, estará alinhado com a cotação do diesel, da gasolina, do querosene, dentre outros.

Diante disso, é factível considerar que as oscilações na cotação do barril de petróleo, o qual está diretamente ligado com o preço dos seus derivados (gasolina, diesel, querosene,…) impactam vertiginosamente em todos os bens e serviços da nossa economia. Afinal, se o custo do frete aumentar, as empresas irão repassá-lo no preço final dos seus produtos e serviços vendidos.

A partir disso, podemos raciocinar e entender o poder que a cotação do barril de petróleo possui na inflação, pois se o preço do combustível sobe, o custo do frete também subirá e, por fim, o preço dos bens e serviços. Logo, se o preço sobe por conta do frete, quando o IBGE for calcular quanto variaram os preços no último mês ou 15 dias e contabilizar que a maioria dos preços dos produtos e serviços subiram, o resultado do índice de inflação também será elevado.

E mais, através dos dados podemos, inclusive, confirmar essa hipótese. De acordo com os últimos dados divulgados, temos visto que a inflação brasileira e até em algumas partes do mundo tem arrefecido. Em paralelo, temos observado uma queda da cotação do barril de petróleo Brent (utilizado pela Petrobras).

Fonte: Investing

 

Fonte: Exame

 Então, sabendo agora de toda a pertinência da cotação do barril de petróleo e do preço do combustível nos produtos e serviços vendidos no Brasil, fica a dúvida: será que a alta dos juros está realmente fazendo efeito ou essa deflação ocorre apenas por conta da queda do preço dos combustíveis?

Vamos aguardar e observar!

Grande abraço e bons investimentos,

João Pedro Mello

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é unnamed-22.jpg

Veja as possibilidades de planos

Tenha acesso aos melhores relatórios escritos por nossos experientes analistas

Pagina de Planos

Pesquisar

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL