Nesta semana tivemos, mais uma vez, uma nova reunião do Copom, o qual decidiu manter a Selic no patamar de 13,75% a.a. A manutenção da taxa não foi surpresa, o mercado já esperava por isso. A grande questão que, hoje, deixa dúvida em muitos investidores é: o que esperar para as próximas reuniões e para 2023? É sobre isso que vamos falar hoje.
Para iniciarmos, gostaria de te fazer uma pergunta: você conhece, já leu ou pelo menos já ouviu falar no Boletim Focus? Normalmente, a maioria dos investidores já ouviu falar nele, mas essa mesma maioria não sabe direito o que ele é e o que ele representa. Dito isso, vamos averiguar do que se trata esse Boletim Focus e entender o que ele significa para o mercado de acordo com a própria descrição disponível no site do BC:
“O Relatório Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. Ele é divulgado toda segunda-feira. O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do BC.” – Fonte: Site do Banco Central.
Tendo em vista o exposto, agora já compreendemos que o Boletim Focus se trata de um compilado de projeções e expectativas do mercado acerca da economia brasileira. Desse modo, é factível imaginar que os dados colocados no Boletim Focus nos dirão como o mercado está precificando os ativos e quais as premissas que o mesmo está utilizando, concorda? Então, vamos observar as informações do último Relatório Focus. Observe:
Fonte: Boletim Focus
Segundo os dados deste último Boletim, o mercado projeta o seguinte cenário:
- Inflação 2022: 5,6%
- Selic 2022: 13,75%
- Inflação 2023: 4,94%
- Selic 2023: 11,25%
- Inflação 2024: 3,5%
- Selic 2024: 8%
Assim, entendemos que o mercado já precifica, por exemplo, uma queda da inflação para 5,6% neste ano, para 4,94% no ano que vem e para 3,5% para 2024. Adicionalmente, também já precifica a permanência da Selic em 13,75% neste ano, a queda para 11,25% no próximo ano e outra queda em 2024 para 8%.
Por fim, vale lembrar que as projeções do Boletim Focus podem mudar semanalmente e, portanto, o mercado reagirá de acordo com as mesmas.
E aí, curtiu esse conteúdo? Envie para um(a) amigo(a) investidor(a)!
Grande abraço, João Pedro Mello
Veja as possibilidades de planos