A taxação dos dividendos e o bombom Sonho de Valsa

Você percebeu que o Sonho de Valsa mudou? Pois é, depois de 85 anos como bombom, o Sonho de Valsa se tornou um wafer. A justificativa da marca dona do produto foi de que a embalagem selada preservaria a qualidade do produto.

 

Imagino que você deva estar se perguntando: mas o que isso tem a ver com a tributação dos dividendos? Calma, vamos chegar lá…

 

Voltando ao caso do Sonho de Valsa. Como dito anteriormente, a justificativa foi a preservação da qualidade do produto, no entanto, não acredito que essa seja a única.

 

Procurando saber um pouco mais sobre a história, descobri que produtos classificados como “bombom” no Brasil precisam pagar 5% de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), enquanto produtos classificados como “wafer” não precisam pagar nada de IPI.

 

Ou seja, uma mudança aparentemente simples, conseguiu fazer a Lacta economizar alguns milhões de reais que gastaria em impostos. A estratégia foi inteligente, afinal, usou o complexo sistema tributário brasileiro contra ele mesmo.

 

E você acha que o Sonho de Valsa foi o primeiro? Nada disso. Segundo informações retiradas do portal GZH tanto a marca Garoto já utilizou a mesma estratégia com o bombom Serenata de Amor e o McDonald’s também, com o sorvete que passou a ser chamado de “sobremesa” zerando sua alíquota de PIS/Cofins.

 

Enfim, onde quero chegar?

 

Quero te mostrar que empresas são organismos vivos que estão o tempo todo pensando e buscando formas de ganharem mais dinheiro. E, claro, uma dessas maneiras é encontrar maneiras de pagar menos impostos através de um bom planejamento tributário.

 

No caso da tributação dos dividendos (aleluia!), o mesmo vai acontecer. As companhias não vão ficar paradas aceitando pagar mais impostos e não fazer nada, elas vão se adaptar, assim como os investidores. Mas, como? Aqui tem 4 estratégias simples que provavelmente veremos:

 

  1. Distribuir reservas de lucro ainda isentas;
  2. Recompra de ações;
  3. Planejamento tributário (procurar como pagar menos impostos);
  4. Aumento do preço dos produtos (compensar perdas com impostos).

 

E mais, significa que a estratégia de dividendos está descartada? De jeito nenhum! Afinal, é melhor receber dividendos taxados do que não receber nenhum. Concorda?

Grande abraço,

João Pedro Mello

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é unnamed-22.jpg

Veja as possibilidades de planos

Tenha acesso aos melhores relatórios escritos por nossos experientes analistas

Pagina de Planos

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL