Analise de AB Inbev (BUD)

0
42

Chegou o dia de uma das empresas que os brasileiros mais gostam.

Você gosta de beber uma cervejinha? Então fique até o final para entender como funciona a maior empresa do mundo no segmento.

A AB Inbev (BUD) é uma cervejaria global, que está presente em quase 50 países e com um portfólio de mais de 500 marcas, o que significa opções para todas as classes e ocasiões.

A companhia está na liderança na maioria dos mercados em que atua, através da força de suas marcas e dos ganhos de escala. Isso acontece também devido ao seu poder já conhecido de distribuição global, que pode tanto ser próprio ou através de parceiros consistentes, como atacadistas e distribuidores locais.

Dos cinco principais mercados de cervejas mais lucrativos do mundo, a companhia é líder em três. São eles: Estados Unidos, México e Brasil. Isso demonstra não só uma simples diversificação geográfica, como também uma diversidade em relação à situação econômica dos países em que atua.

Para ilustrar o que acabei de dizer, os mercados desenvolvidos em 2019 foram responsáveis por 41,4% das receitas, enquanto os países em desenvolvimento, pelos outros 58,6%.

A tabela abaixo mostra as vendas discriminadas por região nos anos de 2019, 2018 e 2017:

Fonte: AB Inbev

Além disso, 8 das 10 marcas de cervejas mais valiosas do mundo são da companhia: Budweiser, Bud Light, Stella Artois, Corona, Skol, Brahma, Aguila e Modelo. E ainda 19 marcas tiveram receita bruta de mais de US$1 bilhão em 2019.

Mas não é só de cerveja que vive a companhia.

A empresa possui também uma presença importante no mercado de bebidas sem álcool, com operações na América Latina e África e através da subsidiária Ambev, que opera na América do Sul e no Caribe.

O negócio de bebidas sem álcool inclui marcas próprias e acordos com a PepsiCo relacionados ao engarrafamento e distribuição de suas marcas. A Ambev possui um contrato de longo prazo com a PepsiCo, através do qual lhe foi concedido o direito exclusivo de engarrafar, vender e distribuir certas marcas da PepsiCo no Brasil, incluindo Pepsi-Cola, Gatorade, H2OH! e Lipton Ice Tea.

A Ambev também é engarrafadora da PepsiCo na Argentina, Uruguai e Bolívia, além de República Dominicana e Panamá. Além dos acordos de engarrafamento e distribuição, a Ambev também produz, vende e distribui seus próprios refrigerantes, sendo o Guaraná Antarctica sua principal marca.

A companhia conta também com uma parceria com a Red Bull para distribuir seu portfólio em alguns mercados. Nos Estados Unidos, é ainda vendido a Teavana em parceria com o Starbucks.

Como a companhia possui uma busca incessante por inovação, foram criados dois grupos responsáveis por essas áreas, a ZX Ventures e a Z-Tech.

A ZX Ventures é focada no crescimento e inovação, cujo objetivo é investir e desenvolver novos produtos e negócios que atendam às necessidades dos consumidores. O Zé Delivery, por exemplo, surgiu aqui.

Já a Z-Tech tem o objetivo de catalisar o crescimento de pequenas e médias empresas em todo o mundo por meio da tecnologia, criando um ambiente em que essas organizações possam prosperar a longo prazo. Ela foi criada em 2019 e atualmente está no Brasil, Colômbia e México, com planos de expansão para outros mercados em 2020.

Devido a essas constantes mudanças tanto no mundo quanto no hábito dos consumidores, a companhia lançou uma série de produtos recentemente que obtiveram um bom retorno e aceitação dos clientes. Podemos citar, por exemplo: Michelob Ultra Pure Gold Organic, Budweiser Copper Lager e Bud Light Orange nos Estados Unidos, Bud Light Radler no Canadá, Harbin Crystal Ice na China, Beck’s Ice na Índia, Skol Beats Fire no Brasil e Andes Origen IPA e Patagonia Porter na Argentina.

Essa é uma das grandes vantagens da companhia, sempre lançando novos produtos, se adequando e se antecipando quanto às mudanças de hábitos e preferências.

Por falar nas vantagens, outra já conhecida (ainda mais se você leu o livro Sonho Grande) é a forte capacidade e vontade de cortar custos e despesas, que já está dentro da cultura da empresa.

Essa eficiência em custos é alcançada através de diversos programas, entre os quais podemos citar: o Orçamento de Base Zero, que estimula o comprometimento com o controle de despesas e custos, não mantendo relação com o ano anterior; o Voyager Plant Optimization, que visa maior eficiência e padronização das operações de fabricação de cerveja; e os Centros de Serviços Compartilhados de Negócios, que ajudam a padronizar as formas de trabalho e a identificar e disseminar as melhores práticas.

Falando um pouco a respeito dos riscos, uma grande incerteza que paira sobre a companhia hoje é sobre sua alta dívida.

A dívida líquida/ebitda da companhia é de 5x, bem elevada, ainda mais em um cenário de crise. Vale ressaltar ainda, como dito anteriormente, que quase 60% da receita da companhia são originados em países em desenvolvimento, os quais devem ser os maiores atingidos com os desdobramentos do coronavírus.

Além das dívidas, a concorrência também é um fator relevante na análise da companhia, e podemos identificar isso até aqui propriamente no Brasil, com o crescimento da Heineken. Podemos citar ainda outras empresas que rivalizam em vários mercados, como a Carlsberg, CR Snow e Molson Coors Brewing Company.

Em 2018, as 10 maiores cervejarias do mundo em relação ao volume eram:

Fonte: AB Inbev

Antes de finalizar o texto, vou deixar aqui a lista das principais marcas comercializadas pela companhia em seus mercados, até o fim de 2019:

 

Fonte: AB Inbev

Com isso, vamos encerrando por aqui mais uma apresentação de empresa estrangeira.

Na próxima semana teremos mais duas empresas apresentadas e, no mês seguinte, será lançada nossa carteira cobrindo ações internacionais, com análises completas, não só da AB Inbev, como de diversas outras companhias.

A carteira daqui a pouco vai sair do forno. Aguarde que muitas surpresas estão por vir.

Abraços e Bons investimentos,

Raphael Rocha.

Pra ter acesso as nossas carteiras de ações, FIIs, análises das empresas e aos relatórios, escolha um plano. (clique aqui  pra ver mais).

Últimos dias de desconto 

O Curso virou mentoria, agora com grupo no telegram e Masterclasses todas as segundas à noite exclusivas para os alunos do curso que podem ser acessadas posteriormente de forma ilimitada. Cada live falaremos de uma empresa ou de um setor diferente. 4 destas 25 masterclasses são de precificação de ações por exemplo.

Clique no link para acessar todos os detalhes da Mentoria!