Analise de Walgreens Boots Alliance (WBA)

0
76

Hoje vamos falar de uma das maiores empresas do setor de saúde do mundo.

Dando continuidade à série “Apresentando ações estrangeiras”, hoje vamos falar da Walgreens.

A Walgreens Boots Alliance (WBA) opera cerca de 19 mil lojas em 50 estados e 25 países. Atualmente, a empresa é líder no segmento de varejo farmacêutico nos Estados Unidos, com cerca de 20% de market share, o que oferece vantagens e escala significativa de custo.

Anualmente a empresa gera aproximadamente US$ 140 bilhões em receita composta por varejo de farmácia dos EUA (cerca de 75%), varejo de farmácia internacional (cerca de 8%) e atacado farmacêutico (cerca de 17%).

A Walgreens possui ainda algumas parcerias estratégicas para oferecer serviços incrementais e, com isso, detém participações acionárias na AmerisourceBergen (26%) e na Sinopharm Holding Guoda Drugstores (40%).

O portfólio das marcas comerciais e de varejo contempla Walgreens, Duane Reade, Rite Aid, Boots e Alliance Healthcare, além das marcas de produtos de saúde e beleza, como No7, Soap & Glory, Liz Earle, Botanics, Sleek MakeUP e YourGoodSkin.

Vamos ver agora como funciona cada segmento da companhia.

Como dito anteriormente, as operações da companhia são organizadas em três segmentos. São eles:

  • Varejo de farmácia nos Estados Unidos;
  • Varejo de farmácia internacional;
  • Atacado farmacêutico;

Varejo de farmácia nos Estados Unidos

O segmento varejo de farmácia nos Estados Unidos, contempla produtos de saúde e beleza em mais de 9 mil lojas em 50 estados, no Distrito de Columbia, em Porto Rico e nas Ilhas Virgens Americanas.

A companhia é líder de mercado nos Estados Unidos e, em agosto de 2019, aproximadamente 78% da população dos Estados Unidos morava a 8 km de uma Walgreens, Duane Reade ou de uma Rite Aid.

A empresa também oferece clínicas nas lojas e outros serviços de assistência médica, a maioria dos quais são operados por parceiros estratégicos. A Walgreens possui mais de 88 mil prestadores de serviços de saúde, incluindo farmacêuticos, técnicos de farmácia, enfermeiros e outros profissionais de saúde.

A divisão fornece aos clientes a estrutura omnichannel, integrando as lojas com o site e o aplicativo.

Os componentes das vendas da divisão são operações de Farmácia (venda de medicamentos com receita médica e prestação de serviços relacionados à farmácia) e Varejo (medicamentos sem receita, beleza, artigos de higiene pessoal e mercadorias em geral).

Fonte: Walgreens

A empresa também participa de muitos programas estaduais de assistência pública do Medicaid. As vendas de todos os planos do Medicaid representaram aproximadamente 4% das receitas da divisão em 2019 e as vendas dos planos Medicare Part D representaram aproximadamente 20% das vendas da divisão também em 2019.

Foi criado ainda o programa de fidelidade da empresa nos EUA, o Balance® Rewards, projetado para recompensar os clientes e incentivar compras nas lojas e online.

Os membros do Balance® Rewards recebem preços especiais em produtos selecionados e ganham pontos de recompensa todos os dias pela compra das mercadorias que podem ser resgatadas instantaneamente nas lojas ou através do site. O número de membros ativos no programa já ultrapassa 90 milhões.

Varejo de farmácia Internacional

As principais marcas de farmácia da companhia são: Boots, no Reino Unido, Tailândia, Noruega, Irlanda e Holanda; Benavides, no México; e Ahumada, no Chile. Na divisão, são mais de 4,6 mil lojas, sendo, na Europa, líder de mercado no segmento.

O programa de fidelidade Boots Advantage Card, no qual os clientes ganham pontos em compras para resgate, é também um elemento-chave na operação da Boots. São aproximadamente 15 milhões de membros ativos no programa.

Os componentes das vendas da divisão são Farmácia (venda de medicamentos controlados e o fornecimento de serviços relacionados à farmácia, sujeitos a variações em jurisdições específicas, dependendo de regulamentações e outros fatores) e Varejo (principalmente a venda de produtos de saúde e beleza, incluindo produtos de higiene pessoal, medicamentos sem receita médica e, no Reino Unido, a prestação de serviços ópticos).

Os componentes das vendas do ano de 2019 da divisão foram os seguintes:

Fonte: Walgreens

Podemos observar que há diferença considerável na origem da principal receita no mercado internacional, em relação aos Estados Unidos.

Atacado farmacêutico

A divisão de Atacado Farmacêutico é feita através da Alliance Healthcare e AmerisourceBergen. O segmento fornece medicamentos, outros produtos de saúde e serviços relacionados a mais de 115 mil farmácias, médicos, centros de saúde e hospitais todos os anos, através de 300 centros de distribuição em 11 países, principalmente na Europa.

Essa divisão atua como um elo vital entre fabricantes de medicamentos e farmácias e serviços de saúde. A distribuição de medicamentos controlados aos farmacêuticos compreende a maioria das vendas da divisão.

Além do atacado de medicamentos e outros produtos de saúde, os negócios da divisão fornecem serviços aos fabricantes de produtos farmacêuticos, que buscam cada vez mais controle sobre suas distribuições de produtos e, ao mesmo tempo, terceirizar atividades não essenciais. Esses serviços incluem entregas diretas a farmácias e serviços de saúde especializados, abrangendo atendimento domiciliar clínico, suporte e preparação de medicamentos e suporte a ensaios clínicos.

A Walgreens Boots Alliance é uma das maiores atacadistas e distribuidoras farmacêuticas da Europa e está entre as três principais em market share em muitos países que opera, aliando sua escala e força da marca.

Os modelos de programas de fidelidade da companhia são boas vantagens em relação aos concorrentes, visto que o setor tem pouca diferenciação entre os players, possuindo assim uma já conhecida margem baixa. A Raia Drogasil, por exemplo, está tentando implementar aqui no Brasil um programa parecido junto com a rede Pão de açúcar.

Um dos riscos presentes na companhia é em relação aos programas do governo de assistência social, que contribuem com um bom percentual das receitas da empresa, e qualquer revogação desses benefícios impactaria negativamente os resultados da Walgreens.

Outro risco presente na companhia é em relação à concorrência, já que há um certo temor que a Amazon ganhe participação nesse mercado, diminuindo assim as vendas da empresa.

Mesmo assim, uma das grandes vantagens da empresa é que o setor é essencial para a sociedade e, mesmo em um período como o atual, de crise, suas receitas conseguem continuar em bons níveis.

Esse foi mais um texto de apresentação de empresas estrangeiras.

Você já conhecia a Walgreens? Gosta da empresa?

Em breve teremos nossa carteira de ações internacionais, de uma forma ainda não vista no Brasil.

Não perca!

Abraços e Bons investimentos,

Raphael Rocha.

Para ter acesso à nossa carteira completa de ações, aos preços máximos com margem de segurança e aos relatórios diários das empresas da Bolsa, Clique e assine o nosso Dica de Hoje Ações e pague em até 12x.

Abraços e Bons Investimentos,

Raphael Rocha.

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Videos, informações e novidades vem aí.

Link do grupo