Dando sequência à série “Apresentando ações estrangeiras”, hoje vamos falar de mais uma empresa de tecnologia: a Microsoft (MSFT).

Fundada em 1975, a Microsoft é uma empresa de tecnologia cujo objetivo é permitir que todas as pessoas e empresas do mundo produzam mais. E para isso, a Companhia segue buscando liderar a nova era de intelligent cloud e intelligent edge.

A Microsoft oferece soluções baseadas em nuvem que fornecem software, serviços, plataformas e conteúdo aos clientes, e ainda fornece consultoria e suporte às soluções. Além disso, é oferecida publicidade online relevante para um público global.

Já em relação aos produtos, a companhia desenvolve e comercializa:

  • Aplicativos de produtividade entre dispositivos;
  • Aplicativos de servidor;
  • Aplicativos de soluções de negócios;
  • Ferramentas de gerenciamento de desktop e servidor;
  • Ferramentas de desenvolvimento de software;
  • PCs, tablets, consoles de jogos e entretenimento, outros dispositivos inteligentes e acessórios relacionados.

Os segmentos de operação da Microsoft são separados em: produtividade e processos de negócios, Intelligent Cloud e computação pessoal.

Produtividade e processos de negócios

O segmento de Produtividade e Processos de Negócios consiste em produtos e serviços de produtividade, comunicação e informação, incluindo uma variedade de dispositivos e plataformas. Esta área contempla principalmente:

  1. Office Commercial, que é composta pelas assinaturas do Office 365 e licenças do Office, compreendendo o Office, Exchange, SharePoint, Microsoft Teams, Segurança e Conformidade do Office 365, Skype for Business e Licenças de Acesso para Cliente (CALs);
  2. Office Consumer, que inclui as assinaturas do Office 365 e Office licenciado, e Office Consumer Services, que contempla o Skype, Outlook.com e OneDrive,
  • LinkedIn, que compreende soluções de talentos, soluções de marketing e assinaturas premium;
  1. Soluções de negócios da Dynamics, incluindo o Dynamics 365, o Dynamics ERP e o Dynamics CRM.

Intelligent Cloud

Este segmento consiste nos produtos para servidores públicos, privados e híbridos e serviços em nuvem que podem impulsionar os negócios modernos.

O segmento contempla:

  1. Produtos para servidor e serviços em nuvem, que incluem SQL Server, Windows Server, Visual Studio, System Center e CALs relacionadas, GitHub e Azure;
  2. Serviços corporativos, compreendendo o Premier Support Services e Microsoft Consulting Services.

Computação pessoal

A computação pessoal consiste em produtos e serviços voltados para harmonizar os interesses dos usuários finais, desenvolvedores e profissionais de TI em todos os dispositivos. O segmento compreende principalmente:

  1. Windows, que contempla o licenciamento do Windows OEM e outros licenciamentos que não sejam de volume do sistema operacional Windows. Compreende também o Windows Commercial, que inclui o licenciamento por volume do sistema operacional, serviços em nuvem e outras ofertas comerciais, licenciamento de patentes, IoT (internet das coisas) do Windows e publicidade do MSN;
  2. Dispositivos, que incluem Surface, acessórios para PC e outros dispositivos inteligentes;
  • Jogos, que contemplam toda receita gerada com o Xbox;
  1. Search, que compreende o Bing e Microsoft Advertising.

Agora que já conhecemos mais sobre o presente da companhia, vamos olhar para frente.

Então, para o futuro a Microsoft quer liderar o setor em várias áreas distintas da tecnologia e, por isso, está investindo grande quantidade de recursos para:

  • Transformar o ambiente de trabalho, fornecendo novos aplicativos de negócios modernos e modulares para melhorar o modo como as pessoas se comunicam, colaboram, aprendem, trabalham, se divertem e interagem umas com as outras;
  • Construir e executar serviços baseados em nuvem, liberando novas experiências e oportunidades para empresas e pessoas;
  • Aplicação da inteligência artificial ​​para gerar insights;
  • Utilizar o Windows para alimentar os negócios em nuvem e a estratégia do Microsoft 365 e desenvolver novas categorias de dispositivos de intelligent edge;
  • Inovar em relação às experiências de jogos em qualquer dispositivo, criando um novo modelo de entretenimento.

Segue abaixo a evolução da receita da Microsoft por segmento, em milhões de dólares, nos últimos 3 anos:

Fonte: Microsoft

Já a evolução da receita por localização dos clientes, pode ser vista abaixo:

Fonte: Microsoft

Vamos agora falar dos riscos presentes na Microsoft.

Como vimos na descrição dos produtos e serviços, a companhia está presente em diversas áreas de negócio, por isso possui vários concorrentes em cada uma delas.

Com isso, a Microsoft, assim como as outras empresas de cada segmento, necessita fazer altos investimentos para continuar aprimorando os produtos e serviços ofertados e ainda incrementar sua base com novos produtos.

Então, além de ter o risco da concorrência, é presente também o risco desses altos investimentos, já que podem não ter o retorno almejado, prejudicando assim a saúde financeira da Microsoft e que pode acabar influenciando outras áreas e postergar ou cancelar futuros investimentos.

Esses investimentos não incluem apenas a elaboração interna de novos produtos e serviços, como também a realização de aquisições, joint-ventures e acordos comerciais que podem não ter resultado adverso.

Por exemplo: a Microsoft pode adquirir uma companhia e, após alguns períodos, verificar que o retorno esperado e os ativos intangíveis são menores que anteriormente era previsto, sendo, portanto, obrigada a realizar uma redução ao valor recuperável desses ativos.

Além desses riscos, a companhia também está suscetível a possíveis ataques cibernéticos e a problemas com a segurança dos seus produtos, o que pode causar um aumento dos custos para impedir essas ameaças e danos à imagem e à força competitiva da empresa.

Como conseguimos observar durante todo o texto, a Microsoft é uma companhia que tem grande pluralidade nas suas receitas, não tendo dependência de nenhum segmento específico, e com isso, possui capacidade para diluir possíveis diminuições de receita de algum produto ou serviço.

Essa é mais uma grande companhia que ilustra a vantagem de podermos investir no exterior, pois é uma empresa que não possui comparações com nenhuma do nosso mercado.

Em agosto teremos nossa carteira internacional, que cobrirá diversas empresas estrangeiras, recheada de relatórios e análises.

Não perca!

Abraços e bons investimentos,

Raphael Rocha

Pra ter acesso as nossas carteiras de ações, FIIs, análises das empresas e aos relatórios, escolha um plano. (clique aqui  pra ver mais).

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Videos, informações e novidades vem aí.

Link do grupo

 

 

 

 

 

 

 

Raphael Rocha

Meu nome é Raphael Rocha, tenho 24 anos e sou formado em Administração pelo Ibmec. Algumas de minhas paixões são viagens, leitura e o mercado financeiro. Invisto e ajudo as pessoas a investirem melhor desde os 20 e estou sempre em busca de conhecimento.