Dando sequência à série “Apresentando ações estrangeiras”, hoje vamos falar de mais uma empresa de tecnologia: a Microsoft (MSFT).
Fundada em 1975, a Microsoft é uma empresa de tecnologia cujo objetivo é permitir que todas as pessoas e empresas do mundo produzam mais. E para isso, a Companhia segue buscando liderar a nova era de intelligent cloud e intelligent edge.
A Microsoft oferece soluções baseadas em nuvem que fornecem software, serviços, plataformas e conteúdo aos clientes, e ainda fornece consultoria e suporte às soluções. Além disso, é oferecida publicidade online relevante para um público global.
Já em relação aos produtos, a companhia desenvolve e comercializa:
- Aplicativos de produtividade entre dispositivos;
- Aplicativos de servidor;
- Aplicativos de soluções de negócios;
- Ferramentas de gerenciamento de desktop e servidor;
- Ferramentas de desenvolvimento de software;
- PCs, tablets, consoles de jogos e entretenimento, outros dispositivos inteligentes e acessórios relacionados.
Os segmentos de operação da Microsoft são separados em: produtividade e processos de negócios, Intelligent Cloud e computação pessoal.
Produtividade e processos de negócios
O segmento de Produtividade e Processos de Negócios consiste em produtos e serviços de produtividade, comunicação e informação, incluindo uma variedade de dispositivos e plataformas. Esta área contempla principalmente:
- Office Commercial, que é composta pelas assinaturas do Office 365 e licenças do Office, compreendendo o Office, Exchange, SharePoint, Microsoft Teams, Segurança e Conformidade do Office 365, Skype for Business e Licenças de Acesso para Cliente (CALs);
- Office Consumer, que inclui as assinaturas do Office 365 e Office licenciado, e Office Consumer Services, que contempla o Skype, Outlook.com e OneDrive,
- LinkedIn, que compreende soluções de talentos, soluções de marketing e assinaturas premium;
- Soluções de negócios da Dynamics, incluindo o Dynamics 365, o Dynamics ERP e o Dynamics CRM.
Intelligent Cloud
Este segmento consiste nos produtos para servidores públicos, privados e híbridos e serviços em nuvem que podem impulsionar os negócios modernos.
O segmento contempla:
- Produtos para servidor e serviços em nuvem, que incluem SQL Server, Windows Server, Visual Studio, System Center e CALs relacionadas, GitHub e Azure;
- Serviços corporativos, compreendendo o Premier Support Services e Microsoft Consulting Services.
Computação pessoal
A computação pessoal consiste em produtos e serviços voltados para harmonizar os interesses dos usuários finais, desenvolvedores e profissionais de TI em todos os dispositivos. O segmento compreende principalmente:
- Windows, que contempla o licenciamento do Windows OEM e outros licenciamentos que não sejam de volume do sistema operacional Windows. Compreende também o Windows Commercial, que inclui o licenciamento por volume do sistema operacional, serviços em nuvem e outras ofertas comerciais, licenciamento de patentes, IoT (internet das coisas) do Windows e publicidade do MSN;
- Dispositivos, que incluem Surface, acessórios para PC e outros dispositivos inteligentes;
- Jogos, que contemplam toda receita gerada com o Xbox;
- Search, que compreende o Bing e Microsoft Advertising.
Agora que já conhecemos mais sobre o presente da companhia, vamos olhar para frente.
Então, para o futuro a Microsoft quer liderar o setor em várias áreas distintas da tecnologia e, por isso, está investindo grande quantidade de recursos para:
- Transformar o ambiente de trabalho, fornecendo novos aplicativos de negócios modernos e modulares para melhorar o modo como as pessoas se comunicam, colaboram, aprendem, trabalham, se divertem e interagem umas com as outras;
- Construir e executar serviços baseados em nuvem, liberando novas experiências e oportunidades para empresas e pessoas;
- Aplicação da inteligência artificial para gerar insights;
- Utilizar o Windows para alimentar os negócios em nuvem e a estratégia do Microsoft 365 e desenvolver novas categorias de dispositivos de intelligent edge;
- Inovar em relação às experiências de jogos em qualquer dispositivo, criando um novo modelo de entretenimento.
Segue abaixo a evolução da receita da Microsoft por segmento, em milhões de dólares, nos últimos 3 anos:
Fonte: Microsoft
Já a evolução da receita por localização dos clientes, pode ser vista abaixo:
Fonte: Microsoft
Vamos agora falar dos riscos presentes na Microsoft.
Como vimos na descrição dos produtos e serviços, a companhia está presente em diversas áreas de negócio, por isso possui vários concorrentes em cada uma delas.
Com isso, a Microsoft, assim como as outras empresas de cada segmento, necessita fazer altos investimentos para continuar aprimorando os produtos e serviços ofertados e ainda incrementar sua base com novos produtos.
Então, além de ter o risco da concorrência, é presente também o risco desses altos investimentos, já que podem não ter o retorno almejado, prejudicando assim a saúde financeira da Microsoft e que pode acabar influenciando outras áreas e postergar ou cancelar futuros investimentos.
Esses investimentos não incluem apenas a elaboração interna de novos produtos e serviços, como também a realização de aquisições, joint-ventures e acordos comerciais que podem não ter resultado adverso.
Por exemplo: a Microsoft pode adquirir uma companhia e, após alguns períodos, verificar que o retorno esperado e os ativos intangíveis são menores que anteriormente era previsto, sendo, portanto, obrigada a realizar uma redução ao valor recuperável desses ativos.
Além desses riscos, a companhia também está suscetível a possíveis ataques cibernéticos e a problemas com a segurança dos seus produtos, o que pode causar um aumento dos custos para impedir essas ameaças e danos à imagem e à força competitiva da empresa.
Como conseguimos observar durante todo o texto, a Microsoft é uma companhia que tem grande pluralidade nas suas receitas, não tendo dependência de nenhum segmento específico, e com isso, possui capacidade para diluir possíveis diminuições de receita de algum produto ou serviço.
Essa é mais uma grande companhia que ilustra a vantagem de podermos investir no exterior, pois é uma empresa que não possui comparações com nenhuma do nosso mercado.
Em agosto teremos nossa carteira internacional, que cobrirá diversas empresas estrangeiras, recheada de relatórios e análises.
Não perca!
Abraços e bons investimentos,
Raphael Rocha
Pra ter acesso as nossas carteiras de ações, FIIs, análises das empresas e aos relatórios, escolha um plano. (clique aqui pra ver mais).
Já participa do nosso grupo do Telegram?
Videos, informações e novidades vem aí.