Analise Sony Corporation (SNE)

0
7

Agora é hora de mais um texto da série “Apresentando ações internacionais”. Vamos falar hoje da Sony Corporation!

Quando falamos de Sony (SNE), o que vem na sua cabeça? Playstation? Jogos? Filmes? Música?

O universo da marca é grande, com diversos segmentos e vamos conhecê-lo totalmente a seguir.

A Sony participa do desenvolvimento, design, produção, fabricação e venda de vários tipos de equipamentos e dispositivos eletrônicos para os mercados consumidor, profissional e industrial. Podemos citar como exemplos: serviços de rede, hardware e software de jogos, televisões, câmeras fotográficas e de vídeo e telefones celulares.

A companhia também está envolvida no desenvolvimento, produção e distribuição de músicas, assim como no seu gerenciamento e licenciamento. Além disso, participa da produção de títulos de animação, incluindo aplicativos de jogos e produz e distribui filmes e programas de televisão. Por fim, ela está envolvida em diversas operações de serviços financeiros, incluindo seguros de vida e não vida por meio de suas subsidiárias japonesas e operações bancárias através de outra subsidiária do mesmo país.

Antes de vermos sobre as operações da Sony, segue abaixo a lista de suas principais subsidiárias:

Fonte: Sony Corporation

Para conhecer mais as operações da companhia, vamos dividir os produtos e serviços ofertados nos seguintes segmentos:

  • Serviços de jogos e redes;
  • Música;
  • Imagens;
  • Produtos e soluções para eletrônicos;
  • Soluções de imagem;
  • Serviços financeiros;

Serviços de jogos e redes (G&NS)

A Sony Interactive Entertainment LLC desenvolve, produz e distribui consoles, jogos eletrônicos, conteúdos e serviços de rede da marca PlayStation para seus clientes.

Fonte: Sony Corporation

Música

Esse segmento pode ser dividido em gravadora de música, publicação de música e mídia visual e plataforma.

Gravadora de músicas inclui a distribuição de músicas e a receita derivada das performances ao vivo dos artistas.

A parte de publicação de música compreende o gerenciamento e o licenciamento das músicas, explorando e vendendo essas composições e recebendo royalties ou taxas pelo uso.

Na área de mídia visual e plataforma é compreendida a produção e distribuição de títulos de animação, aplicativos de jogos (como o Fate/Grand Order) e diversas ofertas de serviços para produtos visuais e musicais. (A parte dos jogos deveria, em minha opinião, estar no segmento anterior, mas é assim que a Sony reporta, então faremos dessa forma também).

Fonte: Sony Corporation

Imagens

Esse segmento também pode ser dividido em 3 áreas: filmes, produções televisivas e redes de mídia.

A área de Filmes inclui a produção, aquisição e distribuição mundial de filmes animados e de ação, como os recentes Homem-Aranha: Longe do lar e Jumanji: Próxima Fase. As organizações de produções cinematográficas incluem: Columbia Pictures, Screen Gems, TriStar Pictures, 3000 Pictures, Sony Pictures Animation, Stage 6 Films, AFFIRM Films e Sony Pictures Classics.

A área de produção televisiva contempla programação para redes digitais e de televisão, incluindo séries (The Crown, por exemplo), programas de jogos e outras programações.

Nas redes de mídia são feitas as operações de televisão e redes digitais em todo o mundo.

 

Fonte: Sony Corporation

Produtos e Soluções para Eletrônicos (EP&S)

Adivinha? Esse segmento também pode ser dividido em 3 áreas: TV e áudio & vídeo, câmeras fotográficas e de vídeo e comunicações móveis.

A TV e áudio & vídeo oferece aparelhos de televisão e produtos de som e vídeo.

Em relação às câmeras fotográficas e de vídeo, são ofertadas aos clientes câmeras com lentes intercambiáveis, câmeras digitais compactas e de vídeo profissionais.

Em relação à área de comunicações móveis, a Sony oferta telefones celulares, tablets, acessórios e aplicativos.

Fonte: Sony Corporation

Soluções de imagem e detecção (I&SS)

Esse segmento oferece aos clientes sensores de imagem complementares de semicondutores de óxido metálico, dispositivos acoplados à carga, sistemas de integração em larga escala e outros semicondutores.

Fonte: Sony Corporation

Serviços financeiros

Esse segmento faz a venda de seguros, de vida e não vida, empréstimos, poupança e outras operações financeiras.

Fonte: Sony Corporation

Outras operações

As outras operações consistem em várias atividades operacionais, que inclui negócios de baterias, gravação de mídia, mídia de armazenamento e negócios de PCs.

Segue abaixo as vendas consolidadas da Sony Corporation por segmento e receita operacional:

Fonte: Sony Corporation

A tabela a seguir mostra as vendas consolidadas da Sony aos seus clientes, em cada um dos principais mercados e nos períodos indicados:

Fonte: Sony Corporation

Em relação à concorrência, a Sony encontra intensa competição em todas as suas operações. Podemos citar alguns concorrentes, como a Microsoft, com o Xbox, e empresas que fabricam jogos que concorrem, por exemplo, com o The Last of Us, que é da Sony. Além disso, há competição também com empresas de streaming, que rivalizam na área de produção televisiva e de filmes.

Em relação aos serviços financeiros, a Sony enfrenta forte concorrência no Japão, já que recentemente as barreiras regulatórias do setor foram afrouxadas e, como consequência, houve um aumento das pressões competitivas.

Portanto, a concorrência nos setores em que a Sony está presente é intensa, e a tendência é que ela aumente cada vez mais, impulsionada pelos avanços tecnológicos. Esses avanços pressionam a companhia a fazer altos e recorrentes investimentos, para que ela não fique para trás e continue lançando produtos e serviços que alcancem as expectativas dos consumidores.

Por ser uma empresa global, a Sony está exposta a diversas regulamentações, leis e decisões políticas que podem reduzir sua capacidade de realizar vendas, diminuindo assim seus lucros no futuro.

Além disso, as receitas da companhia também são sensíveis às condições econômicas globais e regionais, ou seja, caso a economia global ou de alguma região específica, que seja uma área relevante para a atuação da Sony, passe por problemas e desaquecimento, a companhia tenderá a ter quedas maiores do que a média, devido às características de seus produtos e serviços.

Por outro lado, algumas notícias recentes contribuíram para boas perspectivas em relação ao futuro da empresa, como o crescimento das vendas de videogames nos meses de maio e abril, que aumentaram 52% e 73%, respectivamente, em relação ao ano anterior, explicadas pelo lockdown.

Embalada por esse efeito do isolamento, a Sony se prepara para aumentar as encomendas de produção do Playstation 5 (novo console a ser lançado). O plano anterior era produzir 6 milhões de unidades, mas a companhia está considerando aumentar para 9 milhões.

Para terminar, no início do mês de julho a Sony investiu US$ 250 milhões em uma participação minoritária na Epic Games, empresa que fabrica o jogo Fortnite.

E aí, o que você acha da Sony? Vale a pena investir na empresa?

Essa foi mais uma apresentação de empresa estrangeira. Em breve teremos na nossa carteira internacional a análise completa, tanto da Sony quanto de diversas outras empresas listadas no exterior.

Será lançada em agosto!

Não perca!

Abraços e bons investimentos,

Raphael Rocha.

Estratégia Xeque Mate

Últimas horas para aproveitar o valor promocional

A Estratégia Xeque Mate é uma refinada técnica geradora de renda constante e robusta por meio de operações estruturadas com ações e opções. Conheça em detalhes a metodologia Anti-crise, provada e comprovada do DIVIDENDO 3X, que multiplica os seus rendimentos em ações (Mesmo em um ano de fracos Dividendos).

BÔNUS EXCLUSIVOS:

  • Grupo do Telegram (transmissão exclusiva para os assinantes)
  • Curso Completo – Estratégia Xeque-Mate

LINK PARA COMPRAR A ESTRATÉGIA XEQUE-MATE!