Pesquisar

Analise Walmart (WMT)

Após uma sequência de apresentações de empresas de tecnologia, vamos falar hoje de uma varejista que usa bastante a tecnologia a seu favor e promete utilizar cada vez mais: o Walmart (WMT).

O Walmart é um dos grandes varejistas do mundo, possuindo aproximadamente 11,5 mil lojas em 27 países e atendendo cerca de 265 milhões de clientes a cada semana, com a missão de ajudar as pessoas em todo o mundo a economizar dinheiro e viver melhor.

Para cumprir sua missão, a companhia, desde a sua fundação, fornece uma ampla variedade de mercadorias e serviços de qualidade a preços baixos todos os dias. Além da filosofia de preços baixos, o Walmart também pratica o custo baixo diário, que consiste no compromisso de controlar as despesas para que consiga ter os menores preços para os clientes.

As lojas da companhia são tradicionalmente grandes (o que pode ser um dos motivos que levaram a sua saída do Brasil, falaremos disso mais adiante), e comercializam uma variedade enorme de produtos, como: produtos de mercearia, incluindo carne, produtos naturais e orgânicos, laticínios, alimentos congelados, bebidas com e sem álcool, suprimentos para animais de estimação e produtos de saúde.

Além disso, a companhia também comercializa eletrônicos, videogames, livros, artigos de papelaria, produtos para carros, tintas, artigos esportivos, vestuário para mulheres, homens e bebês, sapatos, joias, itens de decoração, pequenos eletrodomésticos, roupas de cama, decoração, brinquedos, tecidos, artesanato e ainda oferece serviços financeiros e de combustíveis.

Só aqui já conseguimos entender o porquê das lojas serem bem grandes, né?

A companhia divide suas operações em 3 segmentos. São eles: Walmart EUA, Walmart Internacional e Sam’s Club.

Walmart EUA

O Walmart Estados Unidos é o principal segmento da companhia, responsável por quase 70% de suas receitas e opera sob as marcas “Walmart”, “Walmart Neighbourhood Market”, além da walmart.com. A empresa está presente em todos os estados do país e em Porto Rico.

O segmento ainda oferece uma experiência omnichannel para os clientes, integrando o varejo ao comércio eletrônico, através de serviços como: “pegue no mesmo dia”, “entrega no mesmo dia”, “entrega ilimitada” (por meio de uma taxa anual) e “entrega no dia seguinte”.

Seguem abaixo as vendas do segmento por categoria de produto:

Fonte: Walmart

O segmento também comercializa marcas próprias, como: Allswell, Athletic Works, Bonobos, Equate, EV1, Everstart, George, Great Value, Holiday Time, Mainstays, Marketside, No Boundaries, Onn, Ozark Trail, Parent’s Choice, Scoop, SwissTech, Time and Tru e Wonder Nation. A companhia também comercializa linhas de mercadorias sob marcas licenciadas, que incluem: Better Homes & Gardens, Farberware e Russell.

Walmart Internacional

O Walmart Internacional é o segundo maior segmento, com pouco mais de 20% da receita total e opera em 26 países.

As operações ocorrem através de subsidiárias integrais na Argentina, Canadá, Chile, China, Índia, Japão e Reino Unido e subsidiárias majoritárias na África (que inclui África do Sul, Botsuana, Gana, Quênia, Lesoto, Malawi, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Suazilândia, Tanzânia, Uganda e Zâmbia), América Central (que compreende Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua) e México.

A empresa, inclusive, operava no Brasil, porém, em agosto de 2018, vendeu 80% da Walmart Brasil para a Advent International.

Assim como falamos no texto passado sobre a Amazon, investir no exterior não é um processo simples, como muitos imaginam, e o sucesso da companhia no seu país original não é garantia de bons resultados em outros mercados.

Mercados de bairro, com uma estrutura menor e, com isso, mais rapidez e agilidade dos clientes na hora de fazer suas compras, contribuíram para essa perda de espaço do Walmart no Brasil.

Mesmo assim, a companhia possui forças em outros países, e em 2019 adquiriu participação majoritária da Flipkart Private Limited, um e-commerce com marketplace baseado na Índia, com um ecossistema que inclui plataformas da Flipkart e Myntra, assim como a PhonePe, plataforma de transações digitais.

Além disso, foram vendidas as operações bancárias do Walmart Chile em dezembro de 2018 e do Walmart Canadá em abril de 2019.

Seguem abaixo as vendas nos principais mercados internacionais:

Fonte: Walmart

Sam’s Club

Já o Sam’s Club é um clube de compras do grupo Walmart em que os associados pagam uma taxa anualmente para participar e fazer suas compras, contribuindo para pouco mais de 10% da receita da Companhia. No mesmo formato de associação, as compras também podem ser feitas pelo site.

O segmento está presente em 44 estados americanos e em Porto Rico.

As vendas do segmento, separadas por categorias, foram as seguintes:

Fonte: Walmart

A companhia conta com uma cadeia global de suprimentos que inclui mais de 100 mil fornecedores localizados em todo o mundo. Além disso, em muitos casos a empresa compra mercadorias de produtores localizados perto das lojas em que essas mercadorias serão vendidas, principalmente produtos da categoria fresca.

O Walmart ainda emprega mais de 2,2 milhões de funcionários em todo o mundo, sendo 1,5 milhão nos EUA e 0,7 milhão internacionalmente.

Após conhecer mais sobre o Walmart, podemos concluir que a companhia possui boas vantagens competitivas, como a agilidade e rapidez na entrega, a possibilidade de comprar vários itens em um só local e sua cultura baseada no corte de custos.

Uma outra vantagem da companhia é em relação ao seu segmento, já que muitos dos produtos que ela comercializa são itens essenciais e que, numa crise sistêmica, como a da Covid-19, consegue manter seus padrões de receita.

Mas como nenhuma empresa é perfeita, o Walmart também tem alguns desafios e barreiras a ultrapassar. A grande dependência do mercado norte-americano pode se tornar um problema, caso a companhia passe por maiores dificuldades nesse mercado, já que é um ambiente muito competitivo e com diversas grandes empresas.

Por falar em competição, com muitos de seus clientes sendo membros do Amazon Prime, o Walmart vai lançar, com 15 anos de atraso em relação ao rival, o Walmart+, que deverá custar US$ 98 por ano.

Esse serviço incluirá vantagens como entrega de mantimentos e mercadorias no mesmo dia, descontos em combustível nos postos de gasolina do Walmart e acesso antecipado a ofertas de produtos.

Esse programa seria lançado em abril, mas devido ao coronavírus, foi adiado para julho desse ano.

Devido ao bom desempenho mesmo com o coronavírus e a todo seu histórico, o Walmart hoje é negociado a múltiplos altos, e até mesmo com todo esse cenário competitivo, vai ser bom vermos como desempenhará a companhia e se atingirá os resultados que o mercado espera.

(Na nossa carteira de ações internacionais, que será lançada em breve, faremos uma análise completa do Walmart, colocando nossa opinião sobre o que fazer com a ação da empresa).

Para encerrar, assim como aconteceu no Brasil, outro risco presente na companhia é em relação às suas estratégias, principalmente em mercados internacionais. Caso não consiga identificar as demandas, mudança de hábitos e cultura da população dos mercados em que se encontra, a companhia também poderá sofrer maus resultados nesses locais e, consequentemente, acabar saindo desses mercados.

E aí, você conhecia todo esse universo do Walmart?

Esse foi mais um texto da série “Apresentando ações estrangeiras”.

Em breve teremos diversas análises com recomendação em nossa carteira de ações internacionais.

Vai ficar pronta em agosto! Não perca!

Abraços e bons investimentos,

Raphael Rocha.

Pra ter acesso as nossas carteiras de ações, FIIs, análises das empresas e aos relatórios, escolha um plano. (clique aqui  pra ver mais).

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Videos, informações e novidades vem aí.

Link do grupo

 

 

 

 

Pesquisar

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL