Quem não conhece a Disney?
Não estou falando especificamente dos parques famosos de Orlando, mas da marca em si.
Provavelmente, você que está lendo esse texto, já consumiu algum produto ligado a marca. Como veremos a seguir, a Disney conta com um portfólio amplamente diversificado de produtos e serviços.
Mas você conhece todas as operações da Walt Disney Company (DIS)?
Esse é o objetivo desse terceiro texto da série “Apresentando ações estrangeiras”, que começa agora, para mostrar para vocês o universo da marca.
A Walt Disney Company é uma empresa global de entretenimento que possui operações em quatro segmentos de negócios:
- Media networks;
- Parks, Experiences and Products;
- Studio Entertainment;
- Direct-to-Consumer & International (DTCI);
Vamos então destrinchar cada um desses segmentos para entender como a companhia ganha dinheiro e conhecer todos os produtos e serviço que ela oferece.
Media Networks
Operações relevantes:
- Canais a cabo nos Estados Unidos, das marcas Disney (Disney Channel, Disney Junior e Disney XD), ESPN (com nove canais esportivos de televisão), Freeform, FX e National Geographic.
- Rede de televisão aberta da marca ABC;
- Produção e distribuição televisiva;
- Revistas da National Geographic;
- Investimento de 50% na A+E Television Networks;
Segue abaixo os canais a cabo relevantes da companhia nos Estados Unidos, com o número de assinantes em milhões, em pesquisa feita pela Nielsen em setembro de 2019:
Fonte: Walt Disney Company
Parks, Experiences and Products
Parques e experiências:
- Walt Disney World Resort na Flórida, que contempla parques temáticos (Magic Kingdom, Epcot, Disney’s Hollywood Studios e Disney’s Animal Kingdom), hotéis, um complexo de varejo, restaurantes e entretenimento (Disney Springs), um complexo de esportes, centros de conferência, acampamentos, campos de golfe, parques aquáticos e ainda outras instalações recreativas para atrair visitantes de estadia prolongada.
- Disneyland Resort na Califórnia, que contém dois parques temáticos (Disneyland e Disney California Adventure), três hotéis resort e um complexo de varejo, restaurantes e entretenimento (Downtown Disney).
- Disneyland Paris, que inclui dois parques temáticos (Disneyland Park e Walt Disney Studios Park), sete hotéis resort temáticos, dois centros de convenções, um complexo de lojas, restaurantes e entretenimento (Disney Village) e uma instalação de golfe.
- Hong Kong Disneyland Resort (participação de 47%), que inclui um parque temático e três hotéis resort temáticos.
- Shanghai Disney Resort (43% da participação acionária), que contempla o Parque temático de Shanghai Disneyland, dois hotéis resort temáticos, um complexo de varejo, restaurantes e entretenimento (Disneytown) e uma área de recreação ao ar livre.
- Além disso, a companhia licencia a operação do Tokyo Disney Resort, recebendo royalties sobre as receitas geradas pelo resort, que inclui dois parques temáticos (Tokyo Disneyland e Tokyo DisneySea), quatro hotéis da marca Disney, seis outros hotéis e um complexo de varejo, restaurantes e entretenimento.
- A companhia conta ainda com a Disney Cruise Line, uma linha de cruzeiros de férias de quatro navios, que opera na América do Norte e Europa. A empresa está ainda expandindo seus negócios de cruzeiros adicionando três novos navios, sendo o primeiro programado para o final de 2021 e os outros dois para 2022 e 2023.
Produtos:
Licenciamento de nomes comerciais, personagens, propriedades visuais e literárias para fabricantes, desenvolvedores, editores e varejistas de todo o mundo.
As operações de licenciamento de mercadorias contemplam diversas categorias de produtos, como brinquedos, roupas, decoração e móveis, acessórios, saúde e beleza, alimentos, artigos de papelaria, calçados e eletrônicos.
Algumas das principais propriedades licenciadas pela empresa são: Mickey e Minnie, Guerra nas Estrelas, Vingadores, Frozen, Toy Story, Homem-Aranha, personagens do Disney Channel e Carros.
A companhia ainda vende produtos das marcas Disney, Marvel, Pixar e Lucasfilm em lojas de varejo operadas com o nome Disney Store, na América do Norte, Europa Ocidental, Japão e China.
Studio Entertainment
Operações relevantes:
- Produção e distribuição de filmes sob a Walt Disney Pictures, Twentieth Century Fox, Marvel, Lucasfilm, Pixar, Fox Searchlight Pictures e Blue Sky Studios;
- Desenvolvimento, produção e licenciamento de peças de teatro na Broadway e em todo o mundo;
- Produção e distribuição musical;
- Serviços de pós-produção, que incluem efeitos visuais e de áudio através da Industrial Light & Magic e Skywalker Sound;
Direct-to-Consumer & International (DTCI)
Operações relevantes:
- Redes e canais de televisão internacionais que incluem Disney, ESPN, Fox, National Geographic e Star;
- Serviços de streaming através da Disney +, ESPN +, Hotstar e Hulu;
- Outras plataformas e serviços de distribuição de conteúdo digital;
- Investimentos que incluem participação de 50% na Endemol Shine Group, de 20% na Seven TV, de 30% na Tata Sky e 21% na Vice Group Holdings.
Com isso, conhecemos todas as principais fontes de receita da companhia.
Agora que já conhecemos como a Disney ganha dinheiro, podemos concluir que é uma das empresas mais diversificadas do mundo, tendo uma pluralidade incrível de fontes de receitas.
Apenas para ilustrar, com o coronavírus, os parques temáticos estão fechados, por outro lado, sua receita com a Disney + aumentou muito, com milhões de novos assinantes nesse período de isolamento e mais de 50 milhões no total. Por falar na Disney +, é esperada sua chegada ao Brasil, em outros países da América e no norte da Europa ainda em 2020, enquanto na Ásia, chegará em 2021.
Vale a pena destacar que a Disney + é um serviço de streaming, com as marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic. Esse serviço foi lançado nos EUA recentemente, em novembro de 2019.
Em relação ao coronavírus, os impactos também virão dos atrasos dos lançamentos de filmes, séries e programas, além do fechamento de cinemas e teatros, que devem demorar mais tempo para voltar a sua normalidade.
O fechamento dos parques, somado a possíveis crises econômicas de outros países, também poderá gerar resultados adversos para a companhia, já que causará diminuição no fluxo de turistas. Entretanto, a maior valorização do dólar frente a outras moedas, que ocorreu logo após o surto do coronavírus, está arrefecendo e, com isso, as outras moedas estão se valorizando mais nos últimos dias.
Essa situação pode ser favorável para a companhia, já que a valorização do dólar aumentaria os preços dos produtos para consumidores de fora dos Estados Unidos, o que, acompanhado de crise econômica, causaria redução no consumo.
Mas como vimos, devido a seu alto poder de diversificação, mesmo que um segmento tenha alguns problemas momentâneos na operação, outras são beneficiadas e aumentam as receitas. Essa é uma das grandes vantagens da empresa.
E você, já conhecia todas as operações da Disney?
Em breve teremos análises completa da Disney e de outras empresas estrangeiras aqui no Dica de Hoje Research.
Esse foi o terceiro texto da série “Apresentando ações estrangeiras”.
Nas próximas semanas, lançaremos também nossa carteira internacional, contemplando serviços ainda não vistos no Brasil.
Não perca!
Abraços e Bons investimentos,
Raphael Rocha.
Para ter acesso à nossa carteira completa de ações, aos preços máximos com margem de segurança e aos relatórios diários das empresas da Bolsa, Clique e assine o nosso Dica de Hoje Ações e pague em até 12x.
Abraços e Bons Investimentos,
Raphael Rocha.
Já participa do nosso grupo do Telegram?
Videos, informações e novidades vem aí.