A Aura Minerals (AURA33) anunciou nesta terça-feira, 11, os resultados de produção do terceiro trimestre de 2022 (3T22).
A produção total atingiu 58.175 onças de ouro equivalente (GEO) durante o terceiro trimestre de 2022.
Segundo a companhia, a produção total em GEO aumentou 5% quando calculada com base nos preços correntes e 8% a preços constantes relativos ao 2T22.
A produção de concentrado em Aranzazu aumentou 6% em relação ao 2T22, como resultado de volumes de produção consistentemente acima das 100.000 toneladas por mês e atingindo uma média mensal de 104.400 toneladas de minério processado na planta durante o terceiro trimestre – recorde de produção para um único trimestre.
A produção em GEO foi impactada pelos preços mais baixos de cobre no trimestre.
Em EPP, a operação da mina concentrou-se na fase II da cava de Ernesto, resultando em teores mais altos. A companhia espera que isso resulte em uma produção significativamente melhor no 4T22. Para o 3T22, a Companhia também focou na mistura de minério de teor médio/baixo para reduzir o estoque, otimizando o fluxo de caixa. A produção foi um pouco melhor do que a expectativa da administração, atingindo cerca de 18.000 onças de ouro no trimestre; considerando somente setembro de 2022 a produção aumentou, atingindo 8.378 onças. A Aura espera que EPP entregue produção mais forte no quarto trimestre de 2022.
A produção em San Andres ficou abaixo da expectativa da administração. Em julho de 2022, a Aura contratou um novo operador de mina, que deverá aumentar os níveis de produtividade e reduzir os custos caixa nos próximos trimestres.
“Durante o 3T22, as fortes chuvas acima da média histórica para o trimestre e a menor produtividade devido às negociações e período de transição para o novo contratista de mina, impactaram negativamente a produção”, explicou a Aura.
A companhia espera que os níveis de produção de San Andres aumentem no 4T22.
“Apesar de impactos adversos de clima, preços mais baixos do cobre e menor produtividade em Honduras, neste trimestre aumentamos nossa produção em 5% em relação ao 2T22. Esperamos fortalecer nossa produção em todas as três operações à medida que avançamos para o quarto trimestre, principalmente em EPP com teores mais altos e em San Andres, onde se espera que as eficiências operacionais entrem em vigor”, avaliou o CEO da companhia, Rodrigo Barbosa.
Fonte: Finance News
Veja as possibilidades de planos