B3 confirma funcionamento da bolsa durante feriado prolongado antecipado em SP

0
74

A B3 afirma em ofício que suas operações serão mantidas durante o feriado prolongado na cidade de São Paulo que se inicia nesta quarta-feira e vai até segunda-feira. A empresa responsável pela bolsa brasileira diz que todas as suas atividades de registro, negociações, custódia, compensação e liquidação de operações vão funcionar nos horários regulares nos dia 20, 21, 22 e 25 de maio.

Em relação à data original de Corpus Christi, em 11 de junho, a B3 informa que o mercado de bolsa, negociação e liquidação não funcionará, mantendo o calendário original anual, mesmo tendo havido antecipação de feriado em São Paulo.

Durante a manhã,  a B3 informou em nota que estava dialogando com as autoridades diretamente ou por meio de entidades do mercado de capitais a manutenção dos pregões durante o super feriado de 6 dias na cidade de São Paulo, após aprovação pela Câmara de Vereadores do município, na noite de segunda-feira, a antecipação de feriados de Corpus Christi e Consciência Negra para esta quarta e quinta-feira.

Na mesma nota, a B3 disse que dialogava com autoridades para “minimizar os eventuais impactos negativos da legislação nos mercados financeiro e de capitais”, ou seja, buscar a manutenção do funcionamento do pregão nestes dias. De acordo com a bolsa, é possível garantir a realização dos pregões com a manutenção do trabalho remoto adotado desde o início da pandemia – que atinge 95% dos funcionários – e das medidas de contingência operacional adotadas há 60 dias.

Pode funcionar desde que respeite leis trabalhistas, diz Covas

As instituições financeiras podem funcionar durante os feriados antecipados pelo município de São Paulo, afirmou o prefeito da cidade Bruno Covas em entrevista à CNN Brasil na manhã desta terça-feira. O prefeito disse que “qualquer atividade essencial pode trabalhar” e quem for funcionar deve respeitar a legislação trabalhista e conversar com seus funcionários. “É como se fosse um fim de semana”, afirmou Covas.

O prefeito reitera várias vezes que a antecipação do feriado não é lockdown e a adoção de isolamento social drástico na cidade é inviável.

BC esclarece que Corpus Christi não será antecipado para operações do mercado financeiro

O Banco Central informou nesta terça-feira que, para fins de operações praticadas no mercado financeiro, o dia 11 de junho –data do feriado de Corpus Christi no calendário nacional– será um dia não útil e, nesta quarta-feira, as operações ocorrerão normalmente.

O BC ainda não esclareceu sobre o funcionamento das agências bancárias. O BC não se pronunciou sobre o feriado da Consciência Negra, em 20 de novembro.

Em comunicado, o BC afirmou que “ocorrerá em 11 de junho de 2020 o dia dedicado a Corpus Christi, considerado como não útil em todo o território nacional para fins de operações praticadas no mercado financeiro, inclusive quanto às atividades e aos sistemas de responsabilidade desta autarquia”.

O BC destacou, em especial, o Sistema de Transferência de Reservas (STR), o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), o cálculo e divulgação da taxa Selic e a apuração e divulgação da taxa de câmbio.

Alegações para o super feriado

A Câmara de Vereadores de SP aprovou, na noite de segunda-feira, a antecipação de feriados de Corpus Christi e Consciência Negra para esta quarta e quinta-feira.

Na esfera estadual, o governador João Dória e a Assembleia Legislativa buscam antecipar o feriado de 9 de julho para próxima segunda-feira (25). O Legislativo tem aprovado sem obstáculos as propostas na pandemia.

Assim, a cidade de São Paulo teria um super feriado de 6 dias, em tese sem pregões nestes dias. A antecipação dos feriados é uma medida para aumentar o índice de isolamento social para combater o avanço da pandemia de Covid-19 na cidade,

A decisão foi tomada devido aos fatos de os índices de isolamento social costumam sem maiores em feriados e finais de semana, e seguem abaixo de 50% em dias úteis. No último sábado, a capital teve uma taxa de 52% e o estado, de 50%. No domingo, a capital atingiu 56% e o estado, 54%

O anúncio foi feito após o fracasso do megarrodízio na capital, uma vez que o índice de isolamento não subiu, ficando abaixo de 50% nos dias úteis. “Apesar de todo esse esforço, chegamos no dia de ontem a uma ocupação de 76% de enfermaria e 91% dos leitos de UTI”, disse o prefeito de São Paulo, Bruno Covas.

Fonte: Investing/ Reuters

Fonte: Finance News

Você conhece os nossos planos de assinaturas?

Veja todas as possibilidades de planos e escolha de acordo com seu perfil

Clique e conheça a página dos planos e possibilidades

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Videos, informações e novidades vem aí.

Link do grupo