Entender os ciclos de mercado costuma ser crucial para fazer bons negócios. Na bolsa, talvez você já saiba que quando os juros caem, as ações sobem e quando os juros sobem, as ações caem.
Tratando-se de imóveis, a correlação é a mesma. Quando os juros sobem, o preço dos imóveis cai e quando os juros caem, o preço dos imóveis sobe.
Selic histórica (fonte: Banco Central)
Sendo assim, no melhor dos cenários, quando você tem dinheiro para comprar um imóvel à vista, costuma valer muito mais a pena comprar quando os juros estão altos do que quando os juros estão baixos.
Agora, trazendo para a realidade da maioria dos brasileiros que, normalmente, recorrem a um financiamento, como fazer o melhor negócio possível?
Como já comentamos, a relação preço dos imóveis x taxas de financiamento imobiliário é a seguinte:
- Juros altos
Preço dos imóveis cai, taxa de financiamento sobe.
- Juros baixos
Preço dos imóveis sobe, taxa de financiamento cai.
Sendo assim, vamos entender a lógica:
Se o juro do financiamento fica menor, o preço do imóvel fica maior. Ou seja, não necessariamente você está pagando mais barato pelo imóvel que está comprando, inclusive, pode ser até que faça um mau negócio, pois muitas vezes o que compensa fazer o financiamento é, justamente, a valorização do imóvel.
Se o juro do financiamento está maior, o preço dos imóveis está menor e, portanto, você paga mais barato pelo imóvel. No entanto, a taxa de financiamento está maior e os juros são mais pesados.
Taxas de juros financiamento imobiliário jan/2024 (fonte: BC)
Logo, a estratégia mais assertiva é:
Fazer o financiamento quando o juro está alto para comprar barato pelo imóvel e, quando o juro cair, fazer a portabilidade do financiamento para conseguir uma taxa de juros menor.
Assim, você ganha com a valorização do imóvel quando o juro cai e ainda diminui a parcela reduzindo os juros.
Captou a ideia?
E, é claro, se depois da portabilidade você ainda conseguir amortizar mensalmente seu financiamento, você faz um negócio melhor ainda.
Por fim, vale relembrar que o preço de compra do imóvel é sempre muito importante, afinal, é como comprar R$ 500 mil ou R$ 1 milhão de apenas uma ação de uma vez só, se pagar caro, talvez você não recupere nunca mais. Então, fique ligado.
Grande abraço,
João Pedro Mello
Veja as possibilidades de planos
Você pode ter acesso a todas as carteiras de ações e todas as análises, vídeos e etc, Tudo isso nos Planos Combo ou Ações