Compre bolsa, venda dólar! (contém ironia)

A queda do dólar e a alta da bolsa são os assuntos do momento. A cada dia que passa, a renda fixa fica mais esquecida e o pessoal do “CDI é melhor que bolsa” desapareceu.

De fato, o dólar caiu bastante ao longo dos últimos meses e, atualmente, encontra-se em um patamar que não víamos há algum tempo. Sabendo disso, a primeira questão que me vem à cabeça é: por que agora, após toda essa queda, quase não existe interesse em comprar dólar ou investir no exterior? Afinal, quando a moeda passava dos R$ 5,50, os holofotes estavam todos ao seu redor.

Esse é o primeiro ponto.

Tratando-se da bolsa de valores brasileira, como já dito anteriormente, após uma forte alta no decorrer dos últimos meses, os defensores da renda fixa, tesouro direto, CDI e afins, desapareceram. Antes, enquanto o Ibovespa acumulava meses de perda ou andando de lado, cada vez mais o discurso de que “CDI bate o Ibovespa” era propagado, hoje em dia, onde foram parar?

Em momentos como esse, é preciso muita cautela, pois as chances de ser influenciado pela mídia aumentam consideravelmente. É o famoso “FOMO” – Fear of Missing Out ou Medo de Ficar de Fora – que toma conta da mente dos investidores.

É claro que ver todos ganhando dinheiro com a bolsa em alta causa um sentimento de que só você está do lado de fora da festa. Entretanto, ninguém te fala duas coisas muito importantes:

  1. Ninguém sabe até quando vai essa alta;
  2. Ninguém sabe de quanto será essa alta.

Em outras palavras, não dá para saber se agora o Ibovespa vai subir até 150 mil pontos, se vai parar por aqui ou se vai, inclusive, corrigir para 115 ou 110 mil pontos. Todavia, certamente, vão tentar te convencer de que esse é só o início.

Não entre em furadas, seja cuidadoso com seus investimentos. Sabe como fazer isso? Divida seu portfólio em classes de ativos e estipule um percentual para cada uma delas.

X% ações Brasil, X% exterior, X% renda fixa e X% FIIs. Por exemplo.

Dessa forma, você mantém sua carteira equilibrada e aporta/não aporta nas classes que fugiram dos seus percentuais pré-estabelecidos.

Se o dólar caiu e a sua parcela do exterior se desvalorizou, é hora de aportar nela para repor o percentual. Se as ações Brasil se valorizaram, é hora de aguardar, pois o percentual está acima do desejado.

Parece até simples demais, mas essa estratégia te ajuda a tomar decisões mais racionais e a não ser induzido pela mídia.

Grande abraço, João Pedro Mello

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é unnamed-22.jpg

Veja as possibilidades de planos

Tenha acesso aos melhores relatórios escritos por nossos experientes analistas

Dica Ações

Combo

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL