Comprei e caiu, não comprei e subiu!

 Fala a verdade, você já passou por isso, né?

 

Viu aquela ação caindo 20%, 30%, até 50% e pensou “agora não cai mais, vou encher o carrinho e pegar o fundo!” e ela continuou caindo…

Ou, viu aquela ação subindo 20%, 50% e até 100% e pensou “agora não vale mais a pena, vou esperar cair pra comprar de novo.” e ela continuou subindo…

Essa situação pode ser ilustrada com apenas uma imagem:

 

A dúvida que fica é: como não cair nesse tipo de “armadilha”?

Bom, você pode achar que vou trazer uma resposta super complexa com várias equações, métodos de Valuation e etc… Mas, não, não vou complicar ainda mais a sua vida.

Na minha opinião, para não tomar decisões erradas nessas situações, você deve ter dois pontos de atenção:

  1. Você é um ser humano e será alvo do viés comportamental;
  2. Esqueça o preço da ação, concentre-se no negócio.

Sobre o viés, nós precisamos ter em mente que não somos máquinas ou seres puramente racionais. Nossas emoções estão o tempo todo nos induzindo a tomar decisões e, tratando-se de bolsa de valores, decisões erradas.

Parece bobo, mas até as cores dos gráficos influenciam na sua tomada de decisão, já existem estudos que comprovam que o gráfico verde ou vermelho te estimula a ficar mais otimista ou pessimista com uma ação. Loucura, né?

Sendo assim, na maioria das vezes, se você prestar atenção exclusivamente aos gráficos que as plataformas de investimento te mostram ou às manchetes apavorantes que te aparecem, a chance de você tomar uma decisão irracional é muito grande. E, claro, isso provavelmente vai te fazer perder dinheiro.

Como complemento, reforço que concentrar-se no negócio e não na ação, gráficos ou manchetes pode ser a melhor estratégia para mitigar os efeitos dos vieses e tomar a decisão mais racional possível.

Para isso, indico que avalie a evolução do negócio e se faça a seguinte pergunta: o negócio da empresa está melhor ou pior?

Se a ação subiu 20%, mas o negócio melhorou 50%, mesmo que o preço esteja mais alto, pode ser que a ação ainda esteja barata.

O mesmo vale para a outra situação…

Se a ação caiu 20%, mas o negócio piorou 50%, mesmo que o preço esteja mais baixo, pode ser que a ação ainda esteja cara.

Fez sentido?

Grande abraço,

João Pedro Mello

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é unnamed-22.jpg

Veja as possibilidades de planos

Você pode ter acesso a todas as carteiras de ações e todas as análises, vídeos e etc, Tudo isso  nos Planos Combo ou Ações

 

Combo Ações + FIIS – Dica de Hoje

Dica Ações

Dentro do Combo Renda Total, você tem acesso aos produtos:

  • Carteira DicaPrev
  • Área de Fundos imobiliários (com 2 carteiras)
  • Carteira Dividendos em Dólar

Renda Total

 

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL