Barril de petróleo nos EUA atinge a mínima em 18 anos e queda no número de sondas americanas em atividades!
(Por: Leo Bittencourt)
Ontem (17/abril/2020) os preços dos contratos futuros do petróleo dos EUA bateram uma mínima de mais de 18 anos. O contrato de maio do WTI (negociado em Nova York), despencou 1,69 dólar, ou 8,51%, para 18,18 dólares/barril. Durante a sessão de ontem, o preço chegou a tocar na mínima de 17,31 dólares, menor nível desde novembro de 2001, preço muito influenciado pela divulgação dos dados econômicos fracos da China e o do rápido aumento dos volumes em estoques nos EUA.
Este contrato de maio expira semana que vem (dia 21 de abril) e os operadores rapidamente passaram a focar no contrato junho. O contrato do WTI de junho terminou a sessão em queda de 0,50 dólar, ou 2%, a 25,03 dólares o barril.
É interessante observamos a diferença entre os preços dos contratos futuros WTI de maio e junho. O preço de maio (18 dólares) leva em conta a baixa demanda imediata de petróleo e não precifica o corte da OPEP+ (pois os cortes só começam em maio depois dos barris já terem sido entregues no fim do contrato(21/abril)). E o preço de 25 dólares de contrato de junho, já leva em conta também a precificação de uma redução de produção americana que vou explicar mais à frente!
Outro ponto interessante de observamos é a disparidade entre o preço de referência americana WTI e o preço de referência global, o Brent. Os futuros do petróleo Brent fecharam em alta de 0,52 dólar, ou 1,87%, a 28,34 dólares por barril.
Fonte: Investing.com (https://br.investing.com/commodities/crude-oil)
Outro ponto interessante de observamos é a disparidade entre o preço de referência americana WTI e o preço de referência global, o Brent. Os futuros do petróleo Brent fecharam em alta de 0,52 dólar, ou 1,87%, a 28,34 dólares por barril.
Se vocês quiserem saber qual a diferença entre o barril WTI e o Brent e como foi a criação destas referências de petróleo, clique aqui e adquira o nosso livro Ouro Negro. Nele você encontra a explicação desse assunto e muitos outros relacionado ao Petróleo!
– Queda no número de sondas americanas em atividades:
Ontem, às 16 horas, foi divulgado a contagem do número de sondas de perfuração em atividade nos EUA. A empresa de serviços de energia Baker Hughes tem realizado a contagem do número de unidades de perfuração desde 1944, e estes dados são publicados toda sexta-feira pelas principais mídia financeiras e publicações do ramo. Este indicador é considerado um importante indicador da atividade da indústria de petróleo e gás americana.
A contagem desta semana registrou um total de 438 sondas de perfuração em atividades, representando uma queda de 66 sondas, o que totalizou uma queda de 226 sondas praticamente no último mês. A contagem do dia 20/março totalizava 664 sondas.
Fonte: EUA – Contagem de Sondas Baker Hughes – Investing.com (https://br.investing.com/economic-calendar/baker-hughes-u.s.-rig-count-1652)
Olhem no gráfico anterior, como foi drástica a redução de sondas nas últimas semanas. (OBS: Olhem também o que aconteceu em 2016. Uma redução bem forte também! Eu explico também o que aconteceu neste ano no livro Ouro Negro).
Esses dados demonstram que a produção de petróleo e gás nos EUA está sofrendo uma redução, motivada pelo preço baixo do barril, pelo alto estoque e baixa demanda de combustível neste período. No entanto, esta queda pode significar mais alguns fatores, é bem possível que já esteja acontecendo falências de pequenas produtores americanos que não estão conseguindo trabalhar com este preço de petróleo tão baixo, e também podemos ter sinais que alguns produtores já estejam de acordo com a redução de produção proposta pelo presidente Trump, como forma de apoio aos cortes da OPEP+.
Não sabemos ao certo se estes fatores estão acontecendo, só mais pra frente que vamos descobrir, mais o que podemos já verificar é que o preço o preço de 25 dólares de contrato de junho do WTI já está precificando algo!!
Vamos ficar sempre de olho no desenrolar desta história!!
Até a próxima pessoal!
Abraços
Leo Bittencourt
Você conhece os nossos planos de assinaturas?
– Clique aqui e escolha um plano “Dica de Hoje” que que se adeque melhor a seu perfil!
Escolha um dos Planos “Dica de Hoje”:
– Plano “Ações – Dica de Hoje”: Plano mensal / Plano anual
– Plano “Combo Ações + FIIS – Dica de Hoje”: Plano mensal / Plano anual
Você já adquiriu o nosso livro OURO NEGRO??
Clique aqui e tenha em mãos a incrível história do Petróleo da sua origem até os dias de hoje (incluindo notícias até dezembro de 2019)! São 160 anos de história com muitas curiosidades, fotos, e foi escrito de forma bem simples e descontraída!